Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 28 de Março de 2008 | Horário: 10:00
Compartilhe:

AMA Wamberto Dias da Costa vai atender a população do Tremembé

A nova unidade tem capacidade para atender até 10 mil pessoas por mês, além de realizar pequenos procedimentos, como curativos, inalação e medição. A AMA Wamberto Dias da Costa, localizada na rua Paulo César nº 60, funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, inclusive feriados.
O prefeito de São Paulo entregou na última quinta-feira (28/03) a Assistência Medica Ambulatorial (AMA) Wamberto Dias da Costa, no Tremembé, Zona Norte. É a 79ª unidade entregue pela administração, que prevê chegar a 110 AMAs ainda neste semestre em toda a Cidade.

O novo serviço beneficiará população de aproximadamente 38 mil pessoas que vivem na região. Tem capacidade para 10 mil atendimentos por mês, além de pequenos procedimentos, como curativos, inalação e medicação.

"A AMA nos dá a oportunidade de realizar com mais facilidade o atendimento primário às pessoas, fazendo com que os hospitais e prontos-socorros sejam liberados para fazer o atendimento de casos mais graves. Eu tenho certeza de que junto com a UBS a comunidade da região vai sentir a melhoria na qualidade do serviço de saúde", comentou o prefeito.

A AMA Wamberto Dias da Costa funciona acoplada à UBS de mesmo nome, na rua Paulo César nº 60, e será gerenciada em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O prédio foi reformado para abrigar os cinco consultórios e as salas para curativos, coleta de exames, realização de procedimentos como suturas, inalação e medicação da nova unidade, que também possui farmácia própria.

A AMA contará com cinco médicos, sendo dois pediatras e três clínicos-gerais, assistente social, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, além de técnicos e agentes administrativos.

"Esta unidade é muito importante para a região, que é bastante carente de serviços de saúde. A UBS já tem um papel significativo para a população e a AMA vem se somar aos nossos esforços para melhorar o atendimento. A região vai ganhar ainda outras três AMAs, o que ampliará a cobertura dos serviços de saúde para quase 50 mil pessoas", destacou o secretário municipal da Saúde.

As AMAs são unidades de saúde destinadas aos casos de baixa complexidade, que exigem procedimentos simples como medicação, inalação e curativos, sem necessidade de agendamento.

Os casos de maior gravidade constatados na triagem feita na AMA são encaminhados rapidamente para os serviços adequados de pronto-atendimento. Essas unidades funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, inclusive feriados. Das 79 AMAs em funcionamento na Cidade, oito atendem ininterruptamente: Ermelino Matarazzo, Waldomiro de Paula, Tatuapé, Alexandre Zaio (Zona Leste); Parelheiros, Saboya, Campo Limpo e Sacomã (Zona Sul).


collections
Galeria de imagens