Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 3 de Abril de 2008 | Horário: 09:50
Compartilhe:

Receitas italianas abrem a temporada do Sabores de São Paulo

As primeiras aulas do ano, contará com dois restaurantes especializados em pratos italianos. Na sexta-feira (04/04), o chef Lima, da Trattoria Peixoto Gomide, ensina a preparar perna de cabrito assada. No sábado (05/04), o chef Puglia, mostra o preparo do Orecchiette com Ricotta Asckuande.
Depois das férias, o Programa Sabores de São Paulo volta com tudo em 2008, trazendo o melhor da gastronomia paulistana. Para as duas primeiras aulas do ano, a Cozinha Mercado Gourmet, do Mercado Municipal, terá dois restaurantes especializados em pratos Italianos, que mostrarão que a pasta não é o único prato típico da Itália.

Na sexta-feira (04/04) o chef Lima, da Trattoria Peixoto Gomide, localizada no Jardins, ensina a preparar a perna de cabrito assado, que leva tomates, cebola e cenoura e tem o acompanhamento de batatas coradas e brócolis. A aula começa às 11h30.

No mesmo horário do sábado (05/04) é a vez do chef Pasquali Nigro, da Osteria Pasquali, localizada em Pinheiros. O público poderá aprender a fazer o Orecchiette com Ricotta Asckuande, uma receita típica da Puglia, região do sul da Itália: macarrão em forma de conchinhas, com um tipo de ricota forte. O prato também leva couve-flor, pimenta calabresa, queijo Pecorino Romano e a pancetta, um tipo de toucinho italiano.

Os interessados podem se inscrever para a aula pelo e-mail do programa saboresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br. Quem preferir, pode fazer a inscrição pelos telefones (11) 3313-1326 e 3313-4851 ou pessoalmente no Mercado Gourmet - Rua da Cantareira, 306, mezanino da Torre B.

Sobre o Sabores de São Paulo

O programa pretende promover a diversidade culinária de São Paulo, reconhecida como uma das capitais mundiais da gastronomia, e que abriga verdadeiras preciosidades ainda desconhecidas dos gourmets. O objetivo é dar espaço para as receitas de pratos que fazem sucesso nos bairros, mas não têm visibilidade em toda a cidade.

A aula inicial aconteceu em maio de 2007, quando o chef Roberto Ravióli, que também é líder da comissão selecionadora dos estabelecimentos participantes, ensinou ao grande público que compareceu à cozinha Mercado Gourmet como se prepara uma Dobradinha à Toscana - Trippa allá Toscaza.

As aulas têm capacidade para 40 pessoas e acontecem na cozinha Mercado Gourmet, às sextas e sábados, com a presença de um estabelecimento a cada dia.

Todas as aulas têm quatro vagas reservadas para alunos de gastronomia de qualquer escola. Os interessados devem se inscrever, por e-mail, e podem assistir ao lado do chef e até participar da dinâmica.

Escolha dos participantes

A comissão liderada pelo chef Roberto Ravióli identifica os locais dentro do perfil do programa. Qualquer estabelecimento pode se inscrever e passará por avaliação da equipe selecionadora. Mensalmente, essa comissão irá estabelecer a programação das apresentações, que será divulgada em cartazes e banners colocados no Mercadão.

Parceiros do projeto

Entre as empresas parceiras do Sabores de São Paulo, a GE Eletrodomésticos está custeando integralmente o projeto, além de manter o Mercado Gourmet.

Já a Universidade Anhembi-Morumbi forneceu os estagiários do programa. Seus alunos também participarão das aulas no espaço Mercado Gourmet, dando suporte ao estabelecimento e verificando a utilização correta dos utensílios, louças e materiais.

collections
Galeria de imagens