Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 7 de Abril de 2008 | Horário: 17:43
Compartilhe:

No Dia Mundial da Saúde, prefeito amplia rede de atendimento com quatro novas unidades

As unidades foram entregues nesta segunda-feira (07/04) no Campo Limpo, na Zona Sul. Foram inauguradas a AMA Parque Fernanda, a UBS Jardim Magdanlea, a UBS Jardim Maracá e a AMA Capão Redondo.
O prefeito de São Paulo marcou as comemorações do Dia Mundial da Saúde (07/04) em São Paulo com a entrega de quatro novas unidades de saúde no Campo Limpo (Zona Sul). A primeira delas foi a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Parque Fernanda, que funcionará acoplada à Unidade Básica de Saúde local, sob gerenciamento do (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam).

Ele inaugurou ainda as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Magdalena e a UBS Jardim Maracá que funcionarão nos moldes do Programa Saúde da Família; e a AMA Capão Redondo, cuja inauguração estava programada para a manhã de sexta-feira (04/04), mas foi adiada devido a um assalto ocorrido em suas dependências na madrugada de quarta-feira (02/04). Todos os equipamentos roubados foram posteriormente recuperados pela Polícia e devolvidos à Prefeitura.

"Nós marcamos esse Dia Mundial da Saúde continuando nossas ações para fortalecer a saúde pública. Aqui na Zona Sul nós dobramos nesta gestão o número de equipamentos na área da Saúde. Isso mostra nossa preocupação de atender cada vez melhor a população que depende da saúde pública. Com bons parceiros, servidores motivados e bem preparados. Porque nosso objetivo é investir na Saúde e na Educação para melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse o prefeito.

AMA Parque Fernanda

A AMA Parque Fernanda tem capacidade para 10 mil consultas por mês. Está localizada na rua Ernesto Soares Filho, nº 301, Parque Fernanda. Funcionará de segunda a sábado, das 7h às 19h, inclusive nos feriados. O gerenciamento será feito pelo Cejam, parceiro também em outras unidades de saúde na região.

O corpo clínico é formado por cinco médicos (três clínicos e dois pediatras), assistente social, cinco enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, 10 técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos. A unidade tem três consultórios para clínica geral e dois para pediatria, posto de enfermagem, sala de emergência e salas de medicação de adulto e infantil. Conta, também, com farmácia.

"É uma data de grande importância para a área da Saúde e nada melhor do que inaugurar unidades que vão oferecer um serviço de qualidade para a população. Aqui, nós queremos oferecer o melhor possível. Essa é nossa obrigação. O Cejam, com essa parceria com a Prefeitura e com a comunidade, luta para dar uma atenção à saúde pública com qualidade equivalente ao serviço privado", destacou o diretor do Cejam.

UBS Jardim Magdalena

A UBS Jardim Magdalena vai atender exclusivamente ao Programa Saúde da Família, se valendo da parceria administrativa com a Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). À instituição caberá gerenciar e custear os recursos humanos e zelar pela manutenção do prédio e dos equipamentos, com repasse de verbas da Secretaria Municipal de Saúde, nos moldes do convênio firmado.

A Pasta faz a supervisão das atividades, monitoramento do plano de trabalho e disponibilização dos insumos e medicamentos. Funciona na rua Vitoriano Palhares, nº 221, Jardim Magdalena, Campo Limpo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A unidade passou por reformas que melhor qualificaram os espaços. São cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, consultório de enfermagem, salas de coleta, curativo, expurgo, esterilização, medicação, observação e inalação. Há também espaços administrativos, almoxarifado, gerência, cozinha, despensa e farmácia. A unidade é equipada com banheiros acessíveis a deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.

A equipe de atendimento é composta por cinco médicos generalistas, cinco enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem, 30 agentes comunitários, oito auxiliares administrativos, fisioterapeuta, cirurgião-dentista e auxiliar odontológico. As cinco equipes do PSF são responsáveis pelo cadastramento de 6.000 famílias, atingindo cobertura de atendimento de 17.500 pessoas.

UBS Jardim Maracá

Em seguida, o prefeito inaugurou a UBS Jardim Maracá, localizada na rua Feres Bechara, nº 506, que funcionará segundo o modelo de atendimento da estratégia de Saúde da Família, em parceria com a Universidade Adventista de São Paulo (Unasp). O novo espaço recebeu investimentos de R$ 240 mil para atender uma população estimada em 26 mil pessoas. Foram contratados oito médicos generalistas, oito enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem e 48 agentes comunitários de saúde.

As equipes, formadas por um médico, um enfermeiro e dois auxiliares, e outros cinco agentes comunitários, realizam consultas, exames, curativos, medicações, inalações e visitas domiciliares. Também trabalham nas atividades de grupos de planejamento familiar, gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos, adolescentes e deficientes.

AMA Capão Redondo

A comemoração pelo Dia Mundial da Saúde continuou durante a inauguração da Assistência Médica Ambulatorial Capão Redondo, a 86ª em funcionamento na cidade, que opera junto à UBS na avenida Comendador Sant'Anna, nº 774.

O prédio recebeu investimentos de R$ 600 mil na reforma de adequação do espaço. A unidade será gerenciada em parceria com o Cejam e terá capacidade para realizar 10 mil consultas médicas a cada mês, atendendo de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, inclusive feriados.

No local também serão feitos exames laboratoriais de sangue, urina e fezes, raios X e atendimentos de enfermagem, como medicações, inalações e pequenos curativos. A equipe é formada por cinco médicos, cinco enfermeiros, 16 auxiliares e técnicos em enfermagem.

Será referência para o Hospital do Campo Limpo e para as UBSs da região: Jardim São Bento, Jardim Maracá, Jardim Comercial, Jardim Lídia e Jardim Marcelo.

São três consultórios clínicos, dois pediátricos, um para eletrocardiograma, uma sala para pequenas cirurgias e suturas, uma para atendimento de emergência, um posto de enfermagem, salas de medicação para adultos e crianças.

Como parte do reforço dos equipamentos de saúde na Zona Sul, o prefeito inaugura nesta terça-feira (08/04) o Hospital M'Boi Mirim, que terá capacidade para 240 leitos e será referência no atendimento para mais de meio milhão de pessoas que moram na região.


collections
Galeria de imagens