Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 10 de Abril de 2008 | Horário: 19:09
Compartilhe:

Smads lança segunda fase do Programa Cine Maior Idade

A Cinemateca Brasileira recebe nesta sexta-feira (11/04), a partir das 16h, o lançamento da segunda fase do Programa Cine Maior Idade, parceria entre a Smads, a Fundação Mapfre e a Nossa Caixa Mapfre Vida e Previdência.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Fundação Mapfre e Nossa Caixa Mapfre Vida e Previdência lançam na nesta sexta (11/04), às 18h, a 2ª fase do Programa Cine Maior Idade. O evento será na Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Mariana). O Programa é fruto de uma parceria firmada em abril de 2007 entre Smads e as duas instituições.

O evento terá início às 16h, na sala Petrobrás, com o debate “Contribuição do cinema para a qualidade de vida da terceira idade”. Profissionais de cinema e executivos ligados à promoção de saúde aos idosos discutirão a promoção da saúde por meio do cinema.

Participarão do debate a coordenadora da Proteção Básica do Idoso da Smads, o coordenador estadual de Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), a coordenadora do Idoso da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, a pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento da PUC/SP, Regina Pilar Arantes, o diretor do filme Depois Daquele Baile (que será exibido no lançamento), Roberto Bomtempo, a diretora-adjunta da Cinemateca Brasileira, Olga Futema e a produtora e sócia da Gullane Filmes, Débora Ivanov.

Após o debate, no lançamento da 2ª fase do Programa, serão exibidos o curta-metragem dos anos 30 São Paulo em 24 horas (com acompanhamento musical ao vivo) e o longa Depois Daquele Baile.

O Cine Maior Idade tem como objetivo beneficiar.710 idosos que fazem parte dos 38 núcleos de convivência de idosos em 19 sessões do filme.

Após cada sessão e de volta aos equipamentos, os idosos debaterão os temas apresentados nos filmes e elaborarão uma apresentação. “Essas atividades pós-filme, como debate, roda de conversa e dinâmicas em grupo são importantíssimas para a auto-estima e valorização do idoso”, explica a coordenadora da Smads. Para a realização das dinâmicas pós-filme, a Fundação Mapfre capacitou 114 profissionais da Smads, que estão aptos a abordar temas como relações humanas, conflitos, tempo livre, sexualidade, saúde e cidadania, entre outros.

Cine Maior Idade

O Cine Maior Idade é o resultado de parcerias de entidades como as Secretarias Estadual e Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Secretaria Municipal de Participação e Parceria de São Paulo, o Instituto de Previdência do Município de São Paulo, Grande Conselho Municipal do Idoso, Coordenadoria do Idoso, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento - PUC/SP e Ministério da Cultura, Nossa Caixa Mapfre, Fundação Mapfre, Via Gutenberg e Cinemateca Brasileira.

O Programa foi concebido com o objetivo de contribuir para a promoção do bem-estar dos idosos, utilizando como instrumento a linguagem cinematográfica. Tem como foco a inserção sociocultural de pessoas idossas e o fortalecimento da rede de atendimento do idoso. Mais que uma sessão de cinema, o Cine Maior Idade visa ao desenvolvimento de trabalhos socioculturais pelos idosos, tendo como pano de fundo os temas abordados nos filmes selecionados.


collections
Galeria de imagens