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Terça-feira, 6 de Maio de 2008 | Horário: 11:00
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Após ponte estaiada, prolongamento da avenida, parque e casas

Om prefeito de São Paulo anunciou na última sexta-feira (02/05) a continuação da Operação Urbana Água Espraiada. o projeto prevê a continuação da avenida Jornalista Roberto Marinho até a rodovia dos Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista, além de outras intervenções.
O prefeito de São Paulo anunciou na última sexta-feira (02/05), a continuidade da Operação Urbana Água Espraiada, um conjunto de intervenções para a reurbanização - com mudanças viárias, habitacionais e no transporte coletivo - de parte da Zona Sul, uma das regiões que mais crescem na Cidade.

Anunciado pelo prefeito no dia da vistoria final da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, no Brooklin, Zona Sul de São Paulo, o projeto prevê a continuação da avenida Jornalista Roberto Marinho até a rodovia dos Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista.

As obras para a ligação até a avenida Pedro Bueno serão iniciadas até o fim deste ano e, no fim, a ligação com a rodovia será feita através de um túnel. A cerimônia de inauguração da ponte estaiada, prevista para o próximo sábado, marca a finalização da fase inicial da Operação Urbana, com o prolongamento da avenida Jornalista Roberto Marinho até a Marginal Pinheiros.

"Anunciamos um trabalho, mais uma vez integrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, para o desenvolvimento da região nos próximos seis anos, com investimentos importantes para o prolongamento da avenida Jornalista Roberto Marinho até a rodovia dos Imigrantes", disse o prefeito.

Uma linha de Metrô será implantada na região com um sistema novo para a Cidade, chamado Metrô Leve, que utiliza o veículo leve sobre trilhos (VLT). A primeira etapa ligará a estação São Judas do Metrô, da Linha 1 - Azul, ao aeroporto de Congonhas, com conclusão em 2010. "Em um segundo momento, vamos prolongar, desde a Estação Jabaquara e também do aeroporto, até a Estação Morumbi", acrescentou João Paulo de Jesus Lopes, secretário-adjunto estadual de Transportes Metropolitanos.

Também serão construídos conjuntos habitacionais na região para as famílias que vivem em moradias precárias. Já estão previstos três deles: no Jardim Edith, com 528 unidades habitacionais; na avenida Washington Luís, com 240; e na rua Corruíras, com 248. Serão utilizadas duas áreas desapropriadas e uma do Governo do Estado. Outra melhoria será a implantação do Parque Clube Chuvisco, com 40 mil m² de área verde.

"O prolongamento da avenida precisa da retirada de favelas para a continuidade da sua obra. Existem estes três empreendimentos que já estão acertados. Nós pretendemos entregar junto com a obra as unidades habitacionais, inclusive com parcerias com a Secretaria de Habitação do Estado e CDHU", explicou o secretário municipal de Habitação.

Ponte estaiada

O prefeito conferiu na sexta-feira que as obras de construção da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que liga a avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros, sobre o rio Pinheiros, estão em fase final. Falta apenas o acabamento, com aplicação de verniz antipichação, instalação de sinalização e paisagismo. Todo o restante da obra está concluído.

"A ponte terá papel fundamental na ligação da Zona Oeste com a Zona Sul, melhorando a qualidade na circulação de veículos", frisou. "Do ponto de vista arquitetônico, é a mais bela ponte de São Paulo, o mais novo cartão-postal da Cidade em uma das avenidas que já é das mais bonitas da Capital, a Marginal Pinheiros, que consolida sua beleza com essa ponte", acrescentou o prefeito.

Batizada com o nome do jornalista Octavio Frias de Oliveira, falecido no ano passado, a ponte será a primeira estaiada da América Latina. "Pela estimativa da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), esperamos a diminuição em até 45 minutos no tempo de viagem das pessoas que utilizarem os dois sentidos", disse o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras. Com um mastro central de 138 metros - equivalente a um edifício de 46 andares - formando um "X", será um dos dez pontos mais altos da Cidade.

As duas pistas de 900 metros de extensão e 16 metros de largura são suspensas por 144 estais - cabos de sustentação - de tamanhos variados, sendo o maior com 175 metros e o menor com 79 metros. Tem capacidade para a circulação de 4 mil veículos por hora em cada lado.

Sua estrutura comporta ventos de até 200 km/h. Na fase de maior movimento da construção, 430 operários trabalharam nela. Desde 2003, início da obra, foram gastos R$ 233 milhões.

Um dos destaques da ponte é seu sistema de iluminação, testado no último dia 24, que permite a utilização de várias cores na torre em intervalos de tempos ajustáveis. São 142 projetores colorblast, equipados com diodo emissor de luz (LEDs, em inglês) nas cores vermelho, verde e azul.

O LED é um chip que emite luz quando a corrente elétrica passa por ele. Na parte externa, a luz branca refletirá sobre os 144 estais. O efeito é resultado da utilização de 20 projetores do tipo arena vision. As pistas de rolagem e alças de acesso serão iluminadas com 206 luminárias.

A tecnologia usada gera economia de 53% em energia elétrica, quando comparada com os sistemas convencionais.


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