Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito entrega complexo viário Jurubatuba, na região de Interlagos
As obras do complexo vão contribuir para desafogar o trânsito na região de Interlagos e evitar congestionamentos na avenida das Nações Unidas. O prefeito entregou o complexo nesta quinta-feira (08/05).
O prefeito de São Paulo entregou oficialmente nesta quinta-feira (08/05) as obras do complexo viário Jurubatuba (Zona Sul). Vão contribuir para desafogar o trânsito na região de Interlagos e evitar congestionamentos nas avenidas Nações Unidas, Nossa Senhora do Sabará e Interlagos. 600 mil pessoas vivem naquela parte de São Paulo. O governador José Serra participou da solenidade de inauguração.
O complexo é formado por duas pontes sobre o rio Jurubatuba, duplicação da avenida Miguel Yunes, recuperação e construção de pontilhões, construção da avenida Jair Ribeiro da Silva e canalização de trechos dos córregos Olaria e IV Centenário. "Essa obra organiza melhor a circulação viária na região, e era um sonho de 20 anos", afirmou o prefeito.
A ponte sobre o rio Jurubatuba aberta ao trânsito nesta quinta-feira tem 230 metros, vão central de 100 metros, largura de 14 metros e calçadas de 2,5 metros, protegidas por defensas de concreto (new jersey). Possui 12 luminárias. Vai receber veículos que vêm de Cidade Dutra no sentido de Santo Amaro (Centro). A previsão é que circulem mais de 2 mil veículos nos horários de pico. Para construir a ponte foram utilizadas 9.550 toneladas de concreto.
Além da nova ponte, foram concluídos 250 metros de duplicação da avenida Matias Beck, interligando os bairros de Interlagos, IV Centenário e Cidade Dutra ao complexo, pela avenida Jair Ribeiro da Silva (antiga IV Centenário). Esta avenida mede 1.200 metros, tem duas pistas com duas faixas de rolamento em cada sentido. Para a execução da obra foram canalizados 800 metros do córrego IV Centenário.
Em 28 de julho de 2007, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) liberou ao trânsito o segundo trecho da avenida Miguel Yunes, que integra o complexo viário Jurubatuba. Tem 2,4 quilômetros, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, três faixas no sentido centro/bairro e quatro faixas em sentido oposto.
Recebeu 96 luminárias, canteiro central, sinalização de pista, semáforos e trevos. 4 mil veículos circulam por hora nos horários de pico.
Beneficia os bairros de Cidade Dutra, Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Cidade Ademar, Santo Amaro e Eldorado, melhorando o acesso às avenidas Nações Unidas, Robert Kennedy, Nossa Senhora do Sabará e marginal Pinheiros. Também foram entregues 360 metros de canalização do córrego Olaria, que fica entre o bairro da Pedreira e o rio Jurubatuba.
No complexo viário Jurubatuba foram plantadas mais de mil mudas de espécies de árvores, como compensação ambiental e para controle do saneamento dos córregos do entorno.
Histórico
As obras do complexo viário Jurubatuba, iniciadas em 2004, foram suspensas em seguida. Retomadas em agosto de 2005, custaram R$ 146,4 milhões (R$ 105,1 milhões aplicados pela atual administração). Geraram 250 empregos diretos e 1 mil empregos indiretos. Ao retomar a obra, a Prefeitura projetou a ligação da Cidade Dutra à nova Estação Autódromo da CPTM, recentemente inaugurada.
A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma em cada sentido) e era utilizada por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. Estava sem asfalto, iluminação e sinalização. As pontes existentes não atendiam ao tráfego intenso e se formavam congestionamentos intensos na região.
Em 21 de setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, minimizando o trânsito na avenida Interlagos. Na ocasião, a Prefeitura liberou uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. Agora, as obras estão concluídas.
O complexo é formado por duas pontes sobre o rio Jurubatuba, duplicação da avenida Miguel Yunes, recuperação e construção de pontilhões, construção da avenida Jair Ribeiro da Silva e canalização de trechos dos córregos Olaria e IV Centenário. "Essa obra organiza melhor a circulação viária na região, e era um sonho de 20 anos", afirmou o prefeito.
A ponte sobre o rio Jurubatuba aberta ao trânsito nesta quinta-feira tem 230 metros, vão central de 100 metros, largura de 14 metros e calçadas de 2,5 metros, protegidas por defensas de concreto (new jersey). Possui 12 luminárias. Vai receber veículos que vêm de Cidade Dutra no sentido de Santo Amaro (Centro). A previsão é que circulem mais de 2 mil veículos nos horários de pico. Para construir a ponte foram utilizadas 9.550 toneladas de concreto.
Além da nova ponte, foram concluídos 250 metros de duplicação da avenida Matias Beck, interligando os bairros de Interlagos, IV Centenário e Cidade Dutra ao complexo, pela avenida Jair Ribeiro da Silva (antiga IV Centenário). Esta avenida mede 1.200 metros, tem duas pistas com duas faixas de rolamento em cada sentido. Para a execução da obra foram canalizados 800 metros do córrego IV Centenário.
Em 28 de julho de 2007, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) liberou ao trânsito o segundo trecho da avenida Miguel Yunes, que integra o complexo viário Jurubatuba. Tem 2,4 quilômetros, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, três faixas no sentido centro/bairro e quatro faixas em sentido oposto.
Recebeu 96 luminárias, canteiro central, sinalização de pista, semáforos e trevos. 4 mil veículos circulam por hora nos horários de pico.
Beneficia os bairros de Cidade Dutra, Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Cidade Ademar, Santo Amaro e Eldorado, melhorando o acesso às avenidas Nações Unidas, Robert Kennedy, Nossa Senhora do Sabará e marginal Pinheiros. Também foram entregues 360 metros de canalização do córrego Olaria, que fica entre o bairro da Pedreira e o rio Jurubatuba.
No complexo viário Jurubatuba foram plantadas mais de mil mudas de espécies de árvores, como compensação ambiental e para controle do saneamento dos córregos do entorno.
Histórico
As obras do complexo viário Jurubatuba, iniciadas em 2004, foram suspensas em seguida. Retomadas em agosto de 2005, custaram R$ 146,4 milhões (R$ 105,1 milhões aplicados pela atual administração). Geraram 250 empregos diretos e 1 mil empregos indiretos. Ao retomar a obra, a Prefeitura projetou a ligação da Cidade Dutra à nova Estação Autódromo da CPTM, recentemente inaugurada.
A avenida Miguel Yunes tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma em cada sentido) e era utilizada por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. Estava sem asfalto, iluminação e sinalização. As pontes existentes não atendiam ao tráfego intenso e se formavam congestionamentos intensos na região.
Em 21 de setembro de 2006 foi inaugurada a primeira etapa das obras, minimizando o trânsito na avenida Interlagos. Na ocasião, a Prefeitura liberou uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova ponte Vitorino Goulart, bem como os ramos de acesso ao bairro. Agora, as obras estão concluídas.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk