Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 9 de Maio de 2008 | Horário: 18:02
Compartilhe:

Prefeito entrega obras de reforma do Estádio Municipal do Pacaembu

Com iluminação mais eficiente, novo gramado, pintura e remodelação da infra-estrutura, o Pacaembu teve, na última quinta-feira (08/05) a maior reforma de sua história entregue pelo prefeito.
O "velho" Pacaembu, aos 68 anos, está de cara nova, com iluminação mais eficiente, novo gramado, pintura e remodelação da infra-estrutura. O prefeito de São Paulo entregou na última quinta-feira (08/05) à noite a maior reforma da história no Estádio Municipal do Pacaembu, o mais tradicional da cidade. "O Pacaembu é uma referência, não apenas para São Paulo, mas para o País e também para eventos internacionais", afirmou o prefeito ao inaugurar as obras no estádio.

"Neste gramado, nós tivemos grandes momentos do futebol brasileiro. Decidimos recuperar um dos maiores símbolos da cidade", acrescentou. Ele vistoriou o novo gramado, bateu bola com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação e conferiu as novas cadeiras instaladas na arquibancada.

A Prefeitura aplicou R$ 6 milhões nos serviços. Foram seis meses de trabalho para reformar o Pacaembu (Zona Oeste). O campo agora tem grama do tipo bermuda. Está nivelado na mesma altura da pista de atletismo, 50 centímetros mais baixo. As obras incluíram melhorias no sistema de irrigação e nova drenagem.

"O Pacaembu é de fácil acesso, com estação do Metrô nas proximidades e avenidas que facilitam a chegada ao estádio. Em pouco tempo, contará também com o Museu do Futebol, que dará um toque especial em toda essa região", disse o secretário de esportes.

Na nova iluminação, as seis torres que iluminam o campo passam a contar com 126 projetores e lâmpadas de vapor metálico de 1.500 watts, a fim de assegurar iluminação com nível médio de 600 lux (padrão técnico exigido pela Federação Paulista de Futebol). Apesar de iluminar mais, o novo sistema gera economia de energia de 441,2MWh ao ano, o que representará um corte de gastos com eletricidade de R$ 132 mil.

Além do campo de futebol, o ginásio poliesportivo, com a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, e a piscina, com a instalação de sistema de aquecimento solar nos vestiários, também trarão economia energética significativa.

Para completar a grande reforma, o Pacaembu recebeu pintura completa na marquise e na área de imprensa; melhorias nos vestiários; reformas e trocas de cadeiras; placar eletrônico e banheiros remodelados. O jogo de estréia será neste sábado (10/05). Corinthians e CRB enfrentam-se pela série B do Campeonato Brasileiro, às 16h.

Museu do Futebol

Para ser a sede do Museu do Futebol em São Paulo, o Pacaembu também passa por intervenções. Algumas obras estão em andamento, como a recuperação da fachada, impermeabilização das arquibancadas, reforço estrutural e reformas de emergência nos taludes. A previsão é de que o Museu seja entregue no final de junho, durante as comemorações dos 50 anos da conquista brasileira da Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia.

História

Desde 1920 os esportistas paulistanos sonhavam com um estádio em São Paulo. Em 1926 a Cia. City doou um terreno ao Estado, depois repassado à Prefeitura. Este terreno ficava no bairro do Pacaembu que, em Tupi Guarani, significa Terras Alagadas. Dia 27 de abril de 1940, com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia, foi inaugurado o Estádio Municipal.

Era o maior e mais moderno da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas. Um dia após a inauguração, realizou-se o primeiro jogo, entre o Palestra Itália, atual Palmeiras, e o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2, mas o placar foi inaugurado aos dois minutos do 1º tempo por Zequinha, do Coritiba. Completando a rodada dupla, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2.

Em 1950, o Pacaembu foi um dos estádios onde foi jogada a Copa do Mundo. Foi a sede no empate em 2 a 2 entre Brasil e Suíça dia 28 de junho. Ainda na década de 50, o Pacaembu viu nascer o rei Pelé, que durante 20 anos desfilou sua magia no gramado.

Em 1961, o Pacaembu ganhou o nome de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao homem que comandou, em 1958, a delegação brasileira na Copa da Suécia, onde o Brasil conquistou o primeiro de seus cinco títulos mundiais de futebol. Em 1970, a capacidade de público do Pacaembu foi ampliada em 15 mil novos lugares, com a construção do Tobogã.

Hoje, 67 anos depois da inauguração, o Pacaembu é tombado como patrimônio da cidade de São Paulo.


collections
Galeria de imagens