Secretaria Especial de Comunicação
População vai monitorar sistema de ônibus urbano pela internet
Com o programa Olho Vivo, a população pode monitorar pela internet a frota de ônibus urbanos que circulam nos 19 terminais inteligentes, 10 corredores exclusivos e em 135 quilômetros de vias públicas da cidade. Nas paradas dos corredores e nos terminais, os passageiros serão informados sobre horários de chegada e saída dos ônibus.
O prefeito de São Paulo apresentou na última sexta-feira(08/05), o programa Olho Vivo para monitorar pela internet a frota de ônibus urbanos que circulam nos 19 terminais inteligentes, 10 corredores exclusivos e em 135 quilômetros de vias públicas da Cidade.
A partir desta segunda-feira (12/05), os usuários do sistema de transporte público poderão acompanhar on-line a circulação dos ônibus nos locais monitorados e conferir mapas de velocidade e os itinerários percorridos pelos coletivos. Nas paradas dos corredores e nos terminais, os passageiros serão informados sobre horários de chegada e saída dos ônibus.
Os principais veículos de comunicação terão acesso integral ao sistema, que possibilitará acompanhar com detalhes a operação dos coletivos. Atualmente, 85% da frota de 15 mil veículos já está rastreada. Até o fim do ano, 100% dos ônibus serão monitorados on-line. O pacote de tecnologia pressupõe a instalação de mais de 500 câmeras nos principais corredores e terminais urbanos.
"A transparência vai fazer com que todos possam acompanhar o funcionamento da frota de ônibus municipais. Com isso, será possível fiscalizar melhor e aperfeiçoar a operação do sistema de transporte coletivo. Era um sonho que virou realidade", disse o prefeito de São Paulo.
O sistema Olho Vivo estará no site da SPTrans , pelo qual será possível acompanhar a situação da frota e a fluidez dos ônibus em 247 quilômetros de corredores exclusivos e vias públicas. Serão informadas as velocidades médias dos ônibus e os tempos de percurso, atualizadas de hora em hora. Estarão disponíveis dados como velocidade média nos corredores e em vias monitoradas, tempo de viagem entre trechos determinados, extensão e previsão de duração dos percursos.
O Olho Vivo faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), uma ferramenta de planejamento e gestão do transporte público que, por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System), possibilita a localização automática dos ônibus. A partir de 12 de maio, a SPTrans enviará técnicos às redações de veículos de comunicação para instalar o sistema e treinar operadores. O acompanhamento também será feito por órgãos municipais do setor de transportes.
Além do mapa de fluidez, os jornalistas terão acesso às condições de transporte em 19 dos 27 terminais municipais, três terminais intermunicipais (Jabaquara, Vila Iara e São Mateus), 10 corredores exclusivos (112 quilômetros) e principais vias de circulação de ônibus (135 quilômetros). A imprensa poderá acompanhar trajetos, rotas de ônibus e microônibus, tempos de percurso, velocidades e números de veículos disponíveis nas linhas em operação.
Para a Secretaria Municipal de Transportes, concessionárias e permissionárias, o sistema possibilita maior planejamento, redução de custos, melhor adequação entre demanda e oferta do serviço, ajuste em tempo real dos horários de partida, notificação e intervenção imediata em casos de ocorrências, além de mais segurança e previsibilidade nos horários.
Como produto administrativo, gera relatórios de tempo de viagem e de cumprimento de partidas (previsto versus realizado). Serve ainda para enviar e receber mensagens de texto entre o operador do sistema e o motorista do veículo e para registrar o envio de informações do ônibus para o sistema.
"Isso vai dar transparência ao sistema coletivo de transporte público. A imprensa, além de informar, vai poder fiscalizar a qualidade e a confiabilidade do serviço", explicou o secretário municipal de Transportes.
Como funciona
A cada intervalo de tempo programado, os computadores existentes nos ônibus, chamados de AVL, aos quais está acoplado um equipamento GPS, transmitem dados como prefixo da linha, sentido e posição do veículo para um centro de processamento de dados.
A informação é enviada ao Centro de Operação de Terminais (COT) instalado nos terminais de transferência de passageiros, Centros de Operação das Concessionárias (COC), Centro de Controle Operacional (CCO) e Centro de Controle Integrado (CCI).
Dessa forma, será possível ao sistema identificar a posição de cada veículo e providenciar soluções para eventuais ocorrências detectadas. A partir da identificação local e temporal, se tem o histórico das partidas de cada veículo, tempo de percurso e velocidade. Em caso de acidentes, assaltos ou avarias mecânicas, o motorista gera, por meio do computador de bordo, um sinal de alerta ao COC. O CCI também poderá intervir na ocorrência.
A transmissão das informações do sistema de monitoramento é realizada por meio de um software exclusivo, desenvolvido em conjunto pela SPTrans e pela Microsoft.
A partir desta segunda-feira (12/05), os usuários do sistema de transporte público poderão acompanhar on-line a circulação dos ônibus nos locais monitorados e conferir mapas de velocidade e os itinerários percorridos pelos coletivos. Nas paradas dos corredores e nos terminais, os passageiros serão informados sobre horários de chegada e saída dos ônibus.
Os principais veículos de comunicação terão acesso integral ao sistema, que possibilitará acompanhar com detalhes a operação dos coletivos. Atualmente, 85% da frota de 15 mil veículos já está rastreada. Até o fim do ano, 100% dos ônibus serão monitorados on-line. O pacote de tecnologia pressupõe a instalação de mais de 500 câmeras nos principais corredores e terminais urbanos.
"A transparência vai fazer com que todos possam acompanhar o funcionamento da frota de ônibus municipais. Com isso, será possível fiscalizar melhor e aperfeiçoar a operação do sistema de transporte coletivo. Era um sonho que virou realidade", disse o prefeito de São Paulo.
O sistema Olho Vivo estará no site da SPTrans , pelo qual será possível acompanhar a situação da frota e a fluidez dos ônibus em 247 quilômetros de corredores exclusivos e vias públicas. Serão informadas as velocidades médias dos ônibus e os tempos de percurso, atualizadas de hora em hora. Estarão disponíveis dados como velocidade média nos corredores e em vias monitoradas, tempo de viagem entre trechos determinados, extensão e previsão de duração dos percursos.
O Olho Vivo faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), uma ferramenta de planejamento e gestão do transporte público que, por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System), possibilita a localização automática dos ônibus. A partir de 12 de maio, a SPTrans enviará técnicos às redações de veículos de comunicação para instalar o sistema e treinar operadores. O acompanhamento também será feito por órgãos municipais do setor de transportes.
Além do mapa de fluidez, os jornalistas terão acesso às condições de transporte em 19 dos 27 terminais municipais, três terminais intermunicipais (Jabaquara, Vila Iara e São Mateus), 10 corredores exclusivos (112 quilômetros) e principais vias de circulação de ônibus (135 quilômetros). A imprensa poderá acompanhar trajetos, rotas de ônibus e microônibus, tempos de percurso, velocidades e números de veículos disponíveis nas linhas em operação.
Para a Secretaria Municipal de Transportes, concessionárias e permissionárias, o sistema possibilita maior planejamento, redução de custos, melhor adequação entre demanda e oferta do serviço, ajuste em tempo real dos horários de partida, notificação e intervenção imediata em casos de ocorrências, além de mais segurança e previsibilidade nos horários.
Como produto administrativo, gera relatórios de tempo de viagem e de cumprimento de partidas (previsto versus realizado). Serve ainda para enviar e receber mensagens de texto entre o operador do sistema e o motorista do veículo e para registrar o envio de informações do ônibus para o sistema.
"Isso vai dar transparência ao sistema coletivo de transporte público. A imprensa, além de informar, vai poder fiscalizar a qualidade e a confiabilidade do serviço", explicou o secretário municipal de Transportes.
Como funciona
A cada intervalo de tempo programado, os computadores existentes nos ônibus, chamados de AVL, aos quais está acoplado um equipamento GPS, transmitem dados como prefixo da linha, sentido e posição do veículo para um centro de processamento de dados.
A informação é enviada ao Centro de Operação de Terminais (COT) instalado nos terminais de transferência de passageiros, Centros de Operação das Concessionárias (COC), Centro de Controle Operacional (CCO) e Centro de Controle Integrado (CCI).
Dessa forma, será possível ao sistema identificar a posição de cada veículo e providenciar soluções para eventuais ocorrências detectadas. A partir da identificação local e temporal, se tem o histórico das partidas de cada veículo, tempo de percurso e velocidade. Em caso de acidentes, assaltos ou avarias mecânicas, o motorista gera, por meio do computador de bordo, um sinal de alerta ao COC. O CCI também poderá intervir na ocorrência.
A transmissão das informações do sistema de monitoramento é realizada por meio de um software exclusivo, desenvolvido em conjunto pela SPTrans e pela Microsoft.
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