Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 13 de Maio de 2008 | Horário: 16:19
Compartilhe:

Prefeito regulamenta trânsito de caminhões em área de restrição

Foi estabelecida a Zona de Máxima Restrição de Circulação, área em que fica proibido o trânsito de caminhões de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, exceto em feriados a partir de 20 de junho próximo.
O Diário Oficial da Cidade publica nesta terça-feira (13/05) o Decreto n° 49.487 do prefeito de São Paulo que regulamenta as novas restrições para a circulação de caminhões na Cidade, estabelecendo a Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC).

Dentro da área estipulada (veja imagem), fica proibido o trânsito de caminhões de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h, exceto em feriados. A medida entra em vigor no próximo 30 de junho.

"São medidas duras, mas necessárias. Os veículos de passeio já fazem a sua parte, participando do rodízio. Por isso, tivemos que adotar essas medidas para os caminhões, o que vai ajudar a aliviar o trânsito em São Paulo", afirmou o secretário municipal de Transportes.

As vias públicas que delimitam a ZMRC não serão atingidas pelas novas restrições, bem como as Vias Estruturais Restritas (VER), com horários de restrição específicos, que possuem características especiais.

São as seguintes vias definidas como VER: avenida Rebouças, avenida Eusébio Matoso, avenida Nove de Julho, avenida São Gabriel, avenida Prestes Maia, avenida Rio Branco, avenida São Luiz, rua Maria Paula, cada um desses em toda sua extensão; passagem Tom Jobim, viaduto 9 de julho, viaduto Jacareí; avenida Cidade Jardim, entre avenida Brig. Haroldo Veloso e avenida Brig. Faria Lima; avenida Santo Amaro entre avenida São Gabriel e avenida dos Bandeirantes; avenida Paulista, entre rua da Consolação e praça Oswaldo Cruz; avenida Sen. Queirós, entre a rua da Cantareira e praça Alfredo Issa; avenida Ipiranga, entre a praça Alfredo Issa e avenida São Luiz.

Há ainda exceções para determinados veículos e setores de atuação dentro da ZMRC. Em período integral, podem trafegar pela área caminhões que prestam serviços de urgência, socorro mecânico de emergência, cobertura jornalística, obras e serviços de emergência e acesso a estacionamento próprio.

Consideram-se como em serviço de urgência os caminhões destinados a socorro de incêndio e salvamento, de polícia, fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

No período das 5h às 16h podem circular caminhões de obras e serviços de infra-estrutura urbana, concretagem e concretagem-bomba, feiras livres e mudanças. Já das 5h às 12h fica autorizado o transporte de produtos alimentícios perecíveis e de produtos perigosos de consumo local. Entre 10h e 16h poderão ser feitos o transporte de valores, remoção de terra ou entulho e transporte de caçambas e a prestação de serviços públicos essenciais.

O trânsito de caminhões para transporte de gasolina, óleo diesel e álcool combustível fica autorizado, provisoriamente, na ZMRC, por 45 dias, a partir de 30 de junho, quando o decreto entra em vigor, no período das 5h às 6h e das 20h às 21h. A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) poderá autorizar o trânsito de caminhões na ZMRC em casos excepcionais, mediante o fornecimento de autorização especial.

As medidas decorrem de estudos realizados pela SMT e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As novas restrições de circulação para caminhões fazem parte de uma série de ações adotadas pela Prefeitura para melhorar o trânsito e o fluxo de veículos na cidade. Também foram realizadas 19 pequenas obras e regulamentados 17 pontos com restrição de estacionamento, em busca de mais fluidez no trânsito.

Além disso, entrou em funcionamento na última segunda-feira (12/05) o sistema Olho Vivo, pelo qual é possível acompanhar a situação da frota e as condições de circulação dos ônibus em 247 quilômetros de corredores exclusivos e vias públicas.

O sistema informa as velocidades médias dos ônibus e os tempos de percurso, atualizadas de hora em hora, e fornece dados como velocidade média nos corredores e em vias monitoradas, tempo de viagem entre trechos determinados, extensão e previsão de duração de percursos. O Olho Vivo pode ser acessado pelo site da SPTrans.


collections
Galeria de imagens