Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 19 de Maio de 2008 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Cooperativa transforma lixo reciclável em artesanato

A Cooperativa Cooperação, que trabalha em uma das 15 Centrais de Triagem da Prefeitura, reaproveita tudo que é descartado pelo população. Todos os dias, após receber os resíduos recicláveis, os cooperados fazem a separação dos materiais, prensam e comercializam os produtos.
Uma simples vasilha de margarina se transforma em um porta-maquiagem, retalhos em sacolas e espumas de travesseiro em novos estofados.

O que pode ser dispensável para alguns é usado por outros para elaboração de artesanato.

É o caso da Cooperativa Cooperação, que trabalha em uma das 15 Centrais de Triagem da Prefeitura. Tudo o que eles recolhem é reaproveitado.

Todos os dias, após receber os resíduos recicláveis recolhidos pelos caminhões das concessionárias e pela própria cooperativa, que sai às ruas fazendo a coleta de porta em porta, os cooperados fazem a triagem dos materiais, prensam e comercializam os produtos. O programa de coleta seletiva atende atualmente 71 distritos.

A cooperativa também aceita objetos que as pessoas não usam mais, como, por exemplo, retalhos, almofadas, papelão, entre outros.

Os cooperados empregam a criatividade e inventam peças, como bolsas, porta-jóias e caixas de presente.

A cooperativa aceita a doação de livros e, futuramente, pretende reservar um espaço na Central de Triagem para a instalação de uma biblioteca para os cooperados. Não faltam planos para ampliar o número de atividades da cooperativa. Uma das idéias é expor o artesanato em feiras.

A Prefeitura cedeu um espaço maior para que os 60 cooperados possam fazer uma oficina de corte e costura, crochê e receber aulas sobre cooperativismo. Em média, cada trabalhador ganha R$ 650 por mês.

Segundo a presidente da cooperativa, Jacy Cardoso, as criações dos cooperados têm agradado a muita gente. Apenas no mês de fevereiro cerca de 30 bolsas foram vendidas. "As pessoas que visitam a cooperativa nem acreditam que o que criamos é com material reciclável, elas admiram e compram o nosso produto", conta Jacy.

Mais informações sobre o Programa de Coleta Seletiva podem ser obtidas acessando o site da Limpurb ou pelos telefones do Alô Limpeza 3328-2851 e 3328-2836.
collections
Galeria de imagens