Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 21 de Maio de 2008 | Horário: 09:15
Compartilhe:

Abrigo para crianças e adolescente é inaugurado na Zona Norte

Com capacidade para 20 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, o local oferece atividades sócio-educativas, lúdicas e esportivas, além de atendimento psicológico e sócio-assistencial. Atualmente, a rede de proteção sócio-assistencial da Smads para atender crianças, adolescentes e jovens conta com 67 abrigos.
O Abrigo Luz do Mirante - cujo nome foi escolhido pelas próprias crianças, já que, de lá, se avista o Mirante de Santana - será inaugurado nesta quarta-feira (21/05), às 10h, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

O serviço, na região do Jardim São Paulo, Zona Norte, é gerenciado pela Associação de Moradores Jardim Santa Lúcia I e Adjacências, em parceria com a Smads.

"O abrigo faz parte da rede de proteção social da Secretaria, cuja missão é a de proteger essas crianças e garantir seus direitos. Nos abrigos, as crianças recebem muito mais do que apoio psicológico e atividades sócio-educativas. Essas crianças recebem carinho e proteção", ressalta o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Com capacidade para 20 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, o local oferece atividades sócio-educativas, lúdicas e esportivas, além de atendimento psicológico e sócio-assistencial.

"Um dos focos aqui é desenvolver, de fato, um trabalho efetivo com as famílias dessas crianças. Por exemplo: nas consultas médicas ou nas reuniões escolares, são as mães que vão acompanhadas de seus filhos. Isso faz parte do compartilhamento de responsabilidades para que, efetivamente, a mãe participe da vida de seu filho", explica o gerente do abrigo, Paulo Roberto Souza Júnior. No abrigo Luz do Mirante, 10 das 20 crianças têm esse vínculo familiar.

As crianças são encaminhadas para o abrigo pelo Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas), por solicitação dos Conselheiros Tutelares e da Vara da Infância e Juventude. Em geral, elas são vítimas de conflitos familiares, negligência e abandono.

Com cinco banheiros, quatro dormitórios, refeitório, cozinha, lavanderia, sala de TV, sala para atividades sócio-educativas e pedagógicas, sala de dança, quintal e varanda, a casa tem dois espaços: Espaço Kids (para crianças de até 12 anos de idade) e Espaço Teens (para maiores de 12 anos). Sob coordenação do Governo do Estado até o início do ano, o abrigo funcionava em outro endereço, atendendo 60 crianças.

"Com a municipalização, desmembramos este serviço em três outros serviços menores para realizar atendimento em pequenos grupos e personalizados", explica a coordenadora de abrigos da Smads.

Atualmente, a rede de proteção sócio-assistencial da Smads para atender crianças, adolescentes e jovens conta com 67 abrigos, 5 Centros de Acolhida para Crianças de 0 a 6 anos, 400 Centros para Crianças e Adolescentes, 53 Núcleos Sócio-Educativos (NSE) Agente Jovem, 2 Repúblicas Jovens, 17 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas), 1 Casa de Acolhida, 2 restaurantes-escola, 7 Estações Juventude (do ProJovem), 40 Núcleos de Proteção Psicossocial Especial, 5 Núcleos de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual e 27 Núcleos de Atendimento a Pessoas com Deficiência e suas Famílias.


collections
Galeria de imagens