Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 27 de Maio de 2008 | Horário: 10:40
Compartilhe:

CEU Guarapiranga tem 36 mil m2, e já atende 2.120 alunos

Localizado na estrada da Baronesa, o CEU Guarapiranga conta com cinco blocos construídos, sendo dois didáticos, um esportivo e cultural, um administrativo e um outro onde estão sendo instalados o refeitório, a biblioteca e o Telecentro. O novo CEU eliminou o terceiro turno em duas EMEFs da região.
O prefeito de São Paulo inaugurou no último sábado (24/05) o Centro Educacional Unificado (CEU) Guarapiranga. Este foi o sétimo escolão inaugurado desde 2005 e o segundo na Zona Sul.

Localizada na estrada da Baronesa, 1.120, Jardim Kagohara, na região do M'Boi Mirim, a estrutura cultural e educacional do CEU está distribuída em 36 mil m². Ao todo são cinco blocos construídos - dois didáticos, um esportivo e cultural, um administrativo e o quinto onde estão instalados o refeitório, a biblioteca e o Telecentro - em 10,5 mil m². O complexo atenderá 2.120 alunos.

"Todas as instalações estão sendo entregues para dotar os alunos que aqui estudam de condições de terem atividades esportivas e de lazer. O CEU também está sempre aberto à comunidade", disse o prefeito. "Com a inauguração deste equipamento continuamos avançando na nossa política pública de acabar com o terceiro turno na rede municipal, assim como acabamos com as salas e escolas de lata", ressaltou.

Toda a estrutura do CEU Guarapiranga foi construída de acordo com as normas do programa de acessibilidade, para melhor atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os prédios têm rampas, corrimãos, elevadores, banheiros específicos e sinalização de piso tátil. As áreas externas do CEU foram pavimentadas com blocos de concreto intertravado permeáveis, que favorecem a absorção da água da chuva.

O diferencial do CEU Guarapiranga, de acordo com o engenheiro Albino Yoshimassa Ota, responsável pela obra, fica por conta de uma praça, que serve como arena a céu aberto, entre os prédios da administração, o refeitório e o Bloco Educacional. Além da extensa área, existem numerosas árvores frutíferas.

O Bloco Didático, com capacidade para mais de 2 mil alunos, conta com 43 salas. Oito são destinadas às crianças do Centro de Educação Infantil (CEI), onde também funciona um berçário.

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) tem oito salas de aula e atualmente atende 560 crianças; e a Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) oferece 1.260 vagas e conta com 18 salas de aula, laboratório de ciências, informática, de leitura e salas de multiuso.

Os professores têm ainda um espaço extra para as atividades com os alunos, nos solários construídos no piso térreo. O CEI funciona desde abril; a EMEI e a EMEF já estão funcionando desde fevereiro, em dois turnos: manhã e tarde.

Já no Bloco Esportivo e Cultural (BEC) foram construídas três piscinas (uma semi-olímpica, uma recreativa e outra infantil) e duas quadras poliesportivas, das quais uma descoberta e outra coberta, com piso flexível flutuante, revestido de isopor entre barrotes de madeira, o que causa efeito amortecedor.

Vestiários, áreas para recreação e teatro com palco semi-arena, com capacidade para 200 pessoas, fazem parte do complexo educacional.

O secretário municipal de Educação destacou a importância dos investimentos na área do ensino para dar qualificação aos jovens. "Só se consegue seguir adiante quando se tem boa educação. É por isso que o prefeito está investindo nesta área", disse o secretário, destacando a construção de 25 CEUs e 217 escolas pela administração municipal, além da ampliação de 40% das vagas em creches.

Com a entrada em funcionamento do CEU Guarapiranga foi possível eliminar o terceiro turno (das 11h às 15h) em duas EMEFs da região: Carolina Rennó e Dezoito do Forte. Até junho, está prevista a entrega de mais três CEUs em São Paulo: o Vila do Sol, no M'Boi Mirim; o Feitiço da Vila, no Capão Redondo; e o Cantos do Amanhecer, no Jardim Mitsutani. Todos já estão tendo aulas em seus Blocos Didáticos, até a conclusão de seus Blocos Esportivos e Culturais (BEC).

Telecentro

Dentro do CEU, o prefeito inaugurou também o 238º Telecentro da Capital, onde os moradores poderão participar de cursos e atividades gratuitas de inclusão digital. O Telecentro Guarapiranga disponibiliza aos usuários cadastrados 20 computadores e uma impressora, além de uma equipe treinada para atender e instruir aqueles que solicitarem ajuda.

Com capacidade para atender 220 pessoas diariamente, das 9h e 20h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h, aos sábados e domingos. Para se inscrever no curso de informática, basta levar o RG. O cadastro dá direito ao uso de qualquer unidade dos Telecentros da Capital.


collections
Galeria de imagens