Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 3 de Junho de 2008 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Brasileiros levam ouro na Maratona Internacional de SP

Os maratonistas Claudir Rodrigues e a Maria Zefirina Baldaia receberam as medalhas de ouro da competição. Cerca de 12 mil esportistas, entre atletas de elite do Brasil e do exterior, além de amadores, participaram da corrida, a principal do gênero no País.
O prefeito de São Paulo entregou no último domingo (01/06), as medalhas para os vencedores a 14ª Maratona Internacional de São Paulo. Tanto no masculino, como no feminino, a vitória foi de brasileiros.

Os maratonistas Claudir Rodrigues e a Maria Zefirina Baldaia receberam as medalhas de ouro da competição. Maria Zefirina concluiu a prova com tempo de 2h42m20s. Claudir Rodrigues completou o percurso em 2h17m07s.

"Os brasileiros que vivem em São Paulo cada vez mais estão focados no esporte. A cidade de São Paulo, através do poder público e da iniciativa privada, procura criar ambiente e oportunidades para aqueles que querem ter no esporte uma de suas atividades prioritárias", afirmou o prefeito, ao lado do secretário de Esportes e do secretário de Coordenação das Subprefeituras.

O prefeito havia dado a largada do evento, ao lado do novo cartão postal da Cidade, a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira, sobre a marginal do rio Pinheiros. Cerca de 12 mil esportistas, entre atletas de elite do Brasil e do exterior, além de amadores, participaram da corrida, a principal do gênero no País. A chegada foi no Obelisco do Ibirapuera.

A Maratona Internacional de São Paulo é uma realização da Rede Globo e tem supervisão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Paulista de Atletismo.

"A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, deu todo o apoio à organização do evento. Isso significa liberar as ruas e dar apoio logístico, com toda a infra-estrutura necessária para que tenhamos um evento com segurança", explicou o prefeito.

Participaram da organização do evento as secretarias municipais de Saúde, Esportes, Verde e Meio Ambiente, de Coordenação das Subprefeituras e Transportes, incluindo Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Prefeitura fez ainda o gerenciamento de órgãos estaduais e federais, como a Polícia Militar e o Exército.

Para garantir a estrutura necessária ao evento, a organização disponibilizou aos atletas 18 toneladas de gelo e 380 mil copos de água.

Todo o percurso contou com 17 postos de apoio aos atletas, com assistência médica, água e banheiro, e cinco postos de controle de percurso.

O percurso também contou com três postos especiais, que distribuíram isotônicos e um com carboidrato em gel.

Foram instalados 200 banheiros químicos e 2 mil unidades de grades ao longo do percurso, para garantir o cercamento de 4 mil metros do percurso da maratona.

Cerca de 800 pessoas atuaram junto à organização da maratona, sendo 300 monitores de percurso. Outros 800 policiais, da Polícia Militar, Polícia do trânsito e Guarda Civil Metropolitana, fizeram a segurança do evento.

Para as intervenções de trânsito, a CET disponibilizou 220 técnicos, 1.500 cones, 2.000 cavaletes, 24 km de fita e 190 faixas de trânsito.

Os organizadores do evento introduziram uma série de novidades neste ano, para dar oportunidade a atletas com diferentes graus de condicionamento físico, incluindo cadeirantes. Além do tradicional percurso de 42,195 quilômetros, houve mais duas provas, com distâncias de 10 e 5 quilômetros, e uma caminhada de 5 quilômetros.

Dos 12 mil inscritos, 3.800 participaram da maratona; 5.400 participaram da corrida de 10 km; 1.900 participaram da corrida de 4,5 km; e outros 900 inscritos, da caminhada de 4,5 km.


collections
Galeria de imagens