Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 10 de Junho de 2008 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Prefeitura entrega CEU Feitiço da Vila no Capão Redondo

O Bloco Didático, com capacidade para mais de 2,1 mil alunos, conta com 41 salas. Oito destinadas ao Centro de Educação Infantil, que oferece 146 vagas. Outras oito na Emei, que disponibiliza 559 vagas e mais 20 na Emef, que oferece 1.435 vagas.

O prefeito de São Paulo entregou no último sábado (07/06), o Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila, em Capão Redondo, Zona Sul da Cidade.

Localizado na rua Feitiço da Vila, 399, na Chácara Santa Maria, este é o nono escolão entregue pela administração municipal desde 2005.

Neste período também entraram em funcionamento na Zona Sul o CEU Vila Rubi, em Cidade Dutra, em setembro de 2007, e os CEUs Guarapiranga e Vila do Sol, no M' Boi Mirim, entregues no mês passado.

Até o fim deste mês está prevista entrega de mais um complexo escolar na Zona Sul: o Cantos do Amanhecer, no Jardim Mitsutani, onde já funciona o Bloco Pedagógico, enquanto se aguarda a conclusão do Bloco Esportivo e Cultural (BEC).

Os moradores da região poderão usar toda a estrutura cultural e educacional do mais novo Centro Educacional distribuído em 32,1 mil m².

Ao todo, são cinco blocos construídos em 11,5 mil m², sendo dois didáticos, um esportivo e cultural, um administrativo e o quinto, onde estão instalados o refeitório, a biblioteca e o Telecentro.

O Bloco Didático, com capacidade para mais de 2,1 mil alunos, conta com 41 salas, das quais oito são destinadas ao Centro de Educação Infantil (CEI), que oferece 146 vagas.

Outras oito salas são para a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), que disponibiliza 559 vagas, e mais 20 salas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que oferece 1.435 vagas.

As demais salas são destinadas a laboratório de ciências, informática, de leitura e de multiuso. As três escolas funcionam em dois turnos diurnos.

Fim do terceiro turno

Com a entrada em funcionamento do CEU Feitiço da Vila foi possível eliminar o terceiro turno (das 11h às 15h) em três EMEFs da região: Hebert de Souza - Betinho; Jorge Americano; e Terezinha Mota Figueiredo. Além dos estudantes, toda a comunidade da região foi beneficiada com o novo equipamento.

Os moradores poderão desfrutar dos equipamentos do BEC nos fins de semana. No local, foram construídas três piscinas (uma semi-olímpica, uma recreativa e outra infantil); duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta; vestiários; áreas para recreação e teatro com palco semi-arena, com capacidade para 188 pessoas.

Toda a estrutura do CEU seguiu as normas do programa de acessibilidade para melhor atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os prédios têm rampas, corrimãos, elevadores, banheiros específicos e sinalização de piso tátil.

CEU terá dois parques

De acordo com o engenheiro responsável pelas obras, Carlos Alberto Ferreira, está prevista para dezembro deste ano a construção de dois parques na área do CEU Feitiço da Vila, devido a um termo de compromisso firmado com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O Parque Feitiço da Vila será criado em uma área de 10,5 mil m² e terá um Viveiro-Escola, com aulas teóricas e práticas. No local, está projetado um canteiro, em forma de mandala, para o cultivo de plantas medicinais.

Além disso, será criado o Parque Linear Moinho da Velha, para atender às exigências feitas pela SVMA em função da canalização do Córrego Moinho da Velha, que passava no terreno do CEU. Segundo Ferreira, será reconstituída toda a mata ciliar junto ao córrego.

Também serão plantadas mais de 2 mil árvores ao longo do Parque, que terá piso intertravado, iluminação pública, playground com piso especial, mesas com desenhos de tabuleiros para jogos, área específica para a terceira idade, além de equipamentos para exercícios físicos.

Telecentro

Dentro do CEU, o prefeito inaugurou ainda o 242º Telecentro da Capital. Lá, os moradores poderão participar de cursos e atividades desenvolvidas por mais esse espaço destinado à inclusão digital.

O Telecentro CEU Feitiço da Vila disponibilizará aos usuários cadastrados 20 computadores e uma impressora e uma equipe de instrutores. Com capacidade para atender 220 pessoas diariamente, das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 16h, aos sábados e domingos.


collections
Galeria de imagens