Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 11 de Junho de 2008 | Horário: 11:40
Compartilhe:

Centro Cultural da Juventude discute a diversidade sexual

No mês de junho o Centro Cultural da Juventude (CCJ)oferece uma programação especial sobre o mês da diversidade sexual e do dia dos namorados. O Centro aproveita as datas para inserir debates e palestras sobre sexualidade e promove um concurso para eleger a drag queen mais glamurosa.
O mês de junho é considerado o mês da diversidade sexual e também é neste período que o Brasil comemora o dia dos namorados. O Centro Cultural da Juventude (CCJ) aproveita as datas para inserir debates e palestras sobre sexualidade e promove um concurso para eleger a drag queen mais glamurosa.

O dia dos namorados é lembrado de maneira divertida na mostra de cinema de junho. A programação segue com as oficinas, shows e teatro, tudo gratuito.

No mês dos namorados, o CCJ promove a mostra “Eu Odeio o Mês dos Namorados”, todas as quartas e quintas-feiras, às 20h, para aqueles que não encontraram sua cara metade ou que acreditam que nem tudo são flores quando o assunto é amor.

Traição, obsessão, jogos, chantagem e ciúmes também fazem parte deste sentimento tão valorizado por todos.

O Projeto Diálogos promove encontros mensais com personalidades dispostas a compartilhar suas experiências com público jovem. Em junho, mês da diversidade sexual, a convidada é a artista, escritora, colunista e militante do movimento GLBTT Cláudia Wonder, um dos grandes ícones transexuais paulistanos. Dia 21, às 18h.

Já no Projeto Café Cultural o convidado do mês, no dia 22, às 16h, é o pesquisador Luiz Ramires Neto, graduado em Filosofia e mestre em Educação pela USP, que irá abordar o tema Ser ou Não Ser: jovens frente aos dilemas da diversidade sexual.

Música

Dona de um visual chamativo, performance escandalosa e seu vozeirão característico, a cantora mineira Maria Alcina é uma das divas do pós-tropicalismo e ícone gay.

Em 2003 lançou o CD Agora, com a banda eletrônica Bojo. Em 2004, apresentou-se para 1,5 milhão de pessoas na Praça da República, encerrando a Parada GLBT. Ela se apresenta no CCJ no dia 28, às 18h30.

Dia 15, às 15h, o Encanta Realejo, espetáculo cênico-musical, inicia seu projeto com o apoio do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) com uma apresentação mensal no CCJ.

O grupo pretende registrar, por meio de documentários, a historia de bandas e artistas que atuam na cena paulistana. Em junho os convidados são Léo de Abreu e Mestre Brasília. Brasília é capoeirista, compositor de diversas músicas entre capoeira, samba, puxada de rede e outros ritmos brasileiros. Léo de Abreu é cantor, compositor e letrista. Tem um repertório que varia entre o regional, a mpb intimista e o rock brasileiro.

Anderson Quevedo Quarteto se apresenta dia 6, às 19h30, no projeto Sextas Sonoras. Formado por Anderson Quevedo no saxofone, Mauricio Fernandes no piano, Daniel Amorim no baixo elétrico e acústico e Mauricio Caetano na bateria, o grupo apresenta músicas de repertório instrumental inédito com influências do jazz e da música instrumental brasileira.

Também no Sextas Sonoras, dia 20, às 19h30, é a vez do grupo Cordas Todas. Formado por João Nepomuceno na guitarra/violão, Marcílio Zarpelão Jr. na guitarra/violão, Edu Malta no baixo e Rodrigo Mardegan na bateria, o grupo apresenta arranjos e composições próprias de música instrumental.

Literatura

Este mês, no projeto 9 e ½ Semanas de Literatura, que promove encontros literários sobre os autores obras selecionadas para os vestibulares da FUVEST e da UNICAMP, no dia 7, às 15h, o professor Murilo Marcondes Moura fala sobre a vida e a obra de Manuel Bandeira.

No dia 14, às 15h, a obra A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, é analisada pelo professor Dr. Roberto Zular. Sagarana, de João Guimarães Rosa, é a obra destrinchada no dia 21, às 15h, pela professora Dra. Ana Paula Sá e Souza Pacheco.

No dia 28, às 15h, o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, será objeto da análise do mestre Luiz Maria Veiga.

Sarau Junino

Sarau ao ar livre, com direito a fogueira e show do grupo Comadre Fulozinha, que mescla diferentes ritmos brasileiros: coco, ciranda, maracatu e samba de roda.

O grupo cria um estilo próprio, marcado pela força dos tambores e das vozes femininas, demonstrando grande riqueza rítmica e versatilidade.

A apresentação fica por conta do coletivo "Poesia Maloqueirista" (Caco Pontes, Berimba de Jesus e Pedro Tostes) que ainda aproveita a oportunidade para lançar o número 17 da Revista Não Funciona. Dia 28, às 18h30.

CCJ Drag Contest 2008

Estão abertas, até o dia 14, as inscrições para o concurso que irá eleger, no dia 29, as duas mais glamourosas jovens Drags de São Paulo. Silvetty Montilla será a mestre de cerimônia. Três tops drags serão as juradas e também farão suas apresentações.

Podem se inscrever maiores de 18 anos ou maiores de 16 com autorização dos pais. Solicite o formulário de inscrição pelo e-mail (ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br).

Mostra: Eu Odeio O Mês dos Namorados

Dia 4 - Segundas Intenções
(Estados Unidos, 1999) Dir: Roger Kumble. Com Reese Witherspoon, Sarah Michelle Gellar e Ryan Phillippe. Kathryn desafia o meio-irmão Sebastian a deflorar a filha do diretor.

Dia 5 - Sid e Nancy: O Amor Mata
(Inglaterra, 1986) Dir: Alex Cox. Com Gary Oldman e Chloe Webb. O filme mostra os últimos meses de vida de Sid Vicious, baixista da banda punk inglesa Sex Pistols e o romance alucinado com Nancy Spungen, regado a drogas pesadas e álcool.

Dia 11 - Atração Fatal
(Estados Unidos, 1987) Dir: Adrian Lyne. Com Michael Douglas, Glenn Close e Anne Archer. Um advogado casado é seduzido por uma executiva, com quem tem um tórrido romance. Porém, quando ele a rejeita, ela passa a persegui-lo.

Dia 12 - Dia Dos Namorados Macabro
(Canadá, 1980) Dir: George Mihalka. Com Paul Kelman, Lori Hallier e outros. Cartões de amor macabros e caixas de bombons com corações humanos são enviados durante a preparação de uma festa de dia dos namorados.

Dia 18 - Notas Sobre Um Escândalo
(Inglaterra, 2006) Dir: Richard Eyre. Com Judi Dench, Cate Blanchett e Bill Nighy. Quando uma professora novata se envolve com um de seus alunos, a veterana ameaça revelar seu segredo para todos.

Dia 19 - Encaixotando Helena
(Estados Unidos, 1993). Dir: Jennifer Chambers Lynch. Com Bill Paxton e Sherilyn Fenn. Obcecado por uma linda prostituta, cirurgião plástico decide amputar seus membros para impedir que ela fuja.

Dia 25 - Christine, o Carro Assassino
(Estados Unidos, 1983, 109 minutos, DVD). Dir.: John Carpenter. Com: Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul e Robert Prosky. Christine é um carro com uma força maligna destrutiva, que seduz seu dono e não poupa crueldade para eliminar quem se coloca entre eles.

Dia 26 - Closer: Perto Demais
(Estados Unidos, 2004) Dir: Mike Nichols. Com Julia Roberts, Jude Law e Natalie Portman. Uma fotógrafa se casa com um homem, mas mantém um caso secreto com outro, que usa uma stripper como musa inspiradora.

Toda Terça Tem Teatro – Sempre às 20h.

Dia 10 - O Pagador de Promessas

Grupo Cervantes. Texto: Dias Gomes. Dir: Antônio Tadeo.

Dia 17 - O Exercício do Poder
Cia. A-TRI-ON. Texto: William Shakespeare.

Dia 24 - Dom Casmurro
Grupo Artemanha. Texto: Machado de Assis. Dir: Valdirene Rocha.


collections
Galeria de imagens