Secretaria Especial de Comunicação
Jaraguá recebe melhorias de infra-estrutura
A contrução do novo viaduto Jaraguá atenderá mais de 160 mil moradores da região e acabrá com a travessia que atualmente é feita sobre os trilhos do trem. Além do viaduto no local foram concluidas a canalização de 153 metros em galeria aberta do córrego existente e 11 bocas-de-lobo.
A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb), está executando a construção do novo viaduto Jaraguá, que atenderá mais de 160 mil moradores da região.
Há mais de 40 anos os moradores do Jaraguá reivindicam a construção de um viaduto, entre a estrada do Pinel e a estrada de Taipas, próximo da estação de trens do Jaraguá.
Hoje, a travessia é feita sobre os trilhos do trem, ou seja, a cada trem que passa, os pedestres e motoristas precisam aguardar para prosseguir. No horário de pico, cerca de quatro quilômetros de congestionamento já foram registrados. Nesse horário, transita uma média de 2.500 veículos por hora e aproximadamente 3.700 pedestres utilizam o local. De acordo com as informações da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá a situação piorou a partir da década de 1990, quando diversos conjuntos habitacionais foram construídos na região.
A construção do viaduto Jaraguá foi iniciada em abril de 2007, com previsão de conclusão para setembro deste ano, sendo que o sistema viário no entorno será entregue até dezembro. O valor atualizado da obra é R$ 14,6 milhões.
A travessia será feita por dois viadutos, com 153,5 metros de extensão cada um, com duas faixas de rolamento por sentido, calçadas e readequação do sistema viário.
O trabalho está sendo feito por 80 funcionários, que estão terminando a concretagem das pistas do viaduto. A Siurb solicitou o remanejamento dos cabos de alta tensão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para execução do vão central dos tabuleiros, ou seja, falta transpor o viaduto sobre a estação de trens do Jaraguá.
Além do viaduto, a Siurb executou a canalização de 153 metros em galeria aberta do córrego existente, e está em andamento a construção da galeria fechada, sendo que, de um total de 113 metros, 84 estão concluídos. Também foram concluídas 11 bocas-de-lobo.
Dos 40 imóveis a serem desapropriados para a construção do viaduto, a Prefeitura tem autorização para ocupar 28. Os demais estão em trâmites legais.
O viaduto Jaraguá, Zona Norte da Cidade, integrará o sentido leste-oeste composto por duas estradas municipais: estrada do Jaraguá e estrada de Taipas, as quais se interligam com a estrada do Corredor e a rua Frederico Von Voith, fazendo conexão com a avenida Doutor Felipe Pinel, antiga estrada de Capuava.
Subprefeitura reforma passagem da Estação de trem do Jaraguá
Além do viaduto, a região do Jaraguá foi beneficiada com obras de melhoria na passagem de nível da Estação Jaraguá, na linha A (Luz-Jundiaí), resultado de parceria entre a Subprefeitura da região e a CPTM.
O local ganhou calçamento dos dois lados da via pública e pavimentação viária apropriada. A obra teve o objetivo de dar mais segurança e conforto aos pedestres. A reforma amenizou ainda as filas de carros, que obrigava os motoristas a reduzir a velocidade por causa dos desníveis no cruzamento entre a estrada de Taipas e as vias férreas.
As intervenções exigiram da CPTM a demolição de parte das duas plataformas da estação; o deslocamento das duas cancelas existentes; o reposicionamento de dutos, cabos e caixas de passagens de sinalização ferroviária; e a troca de dormentes, pedras e trilhos. A Subprefeitura foi responsável pela construção das duas calçadas; colocação de guias e asfalto; e sinalização viária.
Não houve necessidade de intervenções para a realização das obras, tanto da via pública quanto da ferroviária, o que evitou transtornos para a população. A obra começou em março de 2006 foi concluída no fim de abril de 2006.
Há mais de 40 anos os moradores do Jaraguá reivindicam a construção de um viaduto, entre a estrada do Pinel e a estrada de Taipas, próximo da estação de trens do Jaraguá.
Hoje, a travessia é feita sobre os trilhos do trem, ou seja, a cada trem que passa, os pedestres e motoristas precisam aguardar para prosseguir. No horário de pico, cerca de quatro quilômetros de congestionamento já foram registrados. Nesse horário, transita uma média de 2.500 veículos por hora e aproximadamente 3.700 pedestres utilizam o local. De acordo com as informações da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá a situação piorou a partir da década de 1990, quando diversos conjuntos habitacionais foram construídos na região.
A construção do viaduto Jaraguá foi iniciada em abril de 2007, com previsão de conclusão para setembro deste ano, sendo que o sistema viário no entorno será entregue até dezembro. O valor atualizado da obra é R$ 14,6 milhões.
A travessia será feita por dois viadutos, com 153,5 metros de extensão cada um, com duas faixas de rolamento por sentido, calçadas e readequação do sistema viário.
O trabalho está sendo feito por 80 funcionários, que estão terminando a concretagem das pistas do viaduto. A Siurb solicitou o remanejamento dos cabos de alta tensão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para execução do vão central dos tabuleiros, ou seja, falta transpor o viaduto sobre a estação de trens do Jaraguá.
Além do viaduto, a Siurb executou a canalização de 153 metros em galeria aberta do córrego existente, e está em andamento a construção da galeria fechada, sendo que, de um total de 113 metros, 84 estão concluídos. Também foram concluídas 11 bocas-de-lobo.
Dos 40 imóveis a serem desapropriados para a construção do viaduto, a Prefeitura tem autorização para ocupar 28. Os demais estão em trâmites legais.
O viaduto Jaraguá, Zona Norte da Cidade, integrará o sentido leste-oeste composto por duas estradas municipais: estrada do Jaraguá e estrada de Taipas, as quais se interligam com a estrada do Corredor e a rua Frederico Von Voith, fazendo conexão com a avenida Doutor Felipe Pinel, antiga estrada de Capuava.
Subprefeitura reforma passagem da Estação de trem do Jaraguá
Além do viaduto, a região do Jaraguá foi beneficiada com obras de melhoria na passagem de nível da Estação Jaraguá, na linha A (Luz-Jundiaí), resultado de parceria entre a Subprefeitura da região e a CPTM.
O local ganhou calçamento dos dois lados da via pública e pavimentação viária apropriada. A obra teve o objetivo de dar mais segurança e conforto aos pedestres. A reforma amenizou ainda as filas de carros, que obrigava os motoristas a reduzir a velocidade por causa dos desníveis no cruzamento entre a estrada de Taipas e as vias férreas.
As intervenções exigiram da CPTM a demolição de parte das duas plataformas da estação; o deslocamento das duas cancelas existentes; o reposicionamento de dutos, cabos e caixas de passagens de sinalização ferroviária; e a troca de dormentes, pedras e trilhos. A Subprefeitura foi responsável pela construção das duas calçadas; colocação de guias e asfalto; e sinalização viária.
Não houve necessidade de intervenções para a realização das obras, tanto da via pública quanto da ferroviária, o que evitou transtornos para a população. A obra começou em março de 2006 foi concluída no fim de abril de 2006.
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