Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 26 de Junho de 2008 | Horário: 11:00
Compartilhe:

CDs e DVDs piratas são destruidos em subprefeitura da Lapa

Cerca de 30 mil CDs e DVDs pirateados foram destruídos. O material foi apreendido nas ruas dos seis distritos da subprefeitura nos últimos 30 dias. Pela primeira vez foi usado um equipamento que inutiliza os dados gravados na mídia, mas a mantém fisicamente intacta, possibilitanto a reciclagem dos discos.

Cerca de 30 mil CDs e DVDs pirateados foram destruídos no pátio da Subprefeitura Lapa, entre os dias 16 e 20 de junho. O material foi apreendido com apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana nas ruas dos seis distritos da Subprefeitura nos últimos 30 dias.

Pela primeira vez foi usado um equipamento que inutiliza os dados gravados na mídia, mas a mantém fisicamente intacta. Anteriormente, os discos eram cortados ou fragmentados manualmente.

Os filmes destruídos estavam à venda por um preço muito mais baixo que a diária cobrada por eles em locadoras da região. Com R$ 10 era possível comprar três títulos, sendo que alguns discos continham até três filmes. Foram encontrados alguns filmes exibidos apenas nos cinemas, mas já comercializados nas ruas, além de coletâneas de séries de TV.

A inutilização magnética possibilitará a reciclagem dos discos para elaboração de produtos de artesanato e decoração. Além disso, evita acidentes no manuseio dos 'tesourões', que eram usados para inutilizar as mídias. As apreensões de produtos pirateados são feitas diariamente pelas equipes de fiscalização da Subprefeitura.

Todo o material resultante das operações de apreensão será reciclado: os discos, os plásticos da embalagem e o papel de encarte. Cooperativas e entidades sem fins lucrativos podem solicitá-lo por meio de ofício protocolado na Subprefeitura.


collections
Galeria de imagens