Secretaria Especial de Comunicação
Novo trecho do Complexo Jacu-Pêssego é uma opção à Radial Leste
As obras não só facilitam a interligação do trânsito entre a Marginal Tietê e as rodovias Dutra e Ayrton Senna, como também possibilitarão o acesso ao aeroporto de Cumbica. Quando estiver concluído, o complexo será ligado ao trecho sul do Rodoanel Mario Covas.
O trecho norte do Complexo Viário Jacu-Pêssego, sistema que ligará a capital paulista ao Grande ABC e Guarulhos e às rodovias Dutra e Ayrton Senna, foi entregue nesta sexta-feira (27/06) pelo prefeito de São Paulo e pelo governador do Estado. A obra aliviará o trânsito da Zona Leste da Cidade, porque agora os motoristas que deixam a avenida Jacu-Pêssego podem acessar a Ayrton Senna, tanto no sentido Rio de Janeiro quanto rumo ao centro de São Paulo.
O prefeito ressaltou o impacto que o trecho terá no trânsito. "Essa obra é uma importante via de ligação. Hoje estão sendo entregues as alças de acesso da via à Ayrton Senna e iremos continuar a obra para que possamos, com o viaduto sobre a avenida Ragueb Chohfi, chegar ao ABC", o que deve ocorrer até o fim de 2009, de acordo com o prefeito. "Nós teremos na Radial Leste um alívio muito grande do tráfego, porque todas as pessoas a usam hoje para chegar ao Centro terão uma alternativa nas Marginais, através da Jacu-Pêssego", continuou.
A previsão inicial é que as obras beneficiem mais de um milhão de motoristas. O secretário municipal de Transportes afirma que outro benefício será o deslocamento dos caminhões que hoje entram pela Ayrton Senna rumo à Radial, que poderão fazê-lo sem entrar no centro expandido. "Isso vai refletir muito bem no trânsito, principalmente nesse momento em que tomamos novas medidas para garantir maior fluidez ao tráfego", afirmou o secretário.
O trecho entregue corresponde a um viaduto sobre a CPTM com 455 metros; uma ponte com alças sentido Rio de Janeiro e sentido Centro, com 255 metros; e a ligação viária entre eles, com 760 metros. Foram investidos R$ 368 milhões - R$ 185 milhões do Estado, R$ 119 milhões da Prefeitura e R$ 64 milhões da União - nas obras.
O governador comentou que o Governo do Estado entrou recentemente na obra, que se arrastava há 20 anos. "A obra era tocada pela Prefeitura da capital e o Governo do Estado não participava, apesar dessa obra ter características intermunicipais. Nós introduzimos o Governo do Estado na obra", disse.
O Complexo Jacu-Pêssego traz um importante impulso para o desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo ao fazer a conexão com pólos industriais dos municípios da região. As obras não só facilitam a interligação do trânsito entre a Marginal Tietê e as rodovias Dutra e Ayrton Senna, como também possibilitarão o acesso ao aeroporto de Cumbica. Quando estiver concluído, o complexo será ligado ao trecho sul do Rodoanel Mario Covas.
Outro ganho da população com o complexo está ligado ao meio ambiente. As áreas remanescentes do viário da região serão transformadas em um espaço verde, o Parque do Jacuí.
No dia 20 de dezembro do ano passado o governador entregou o primeiro trecho do complexo, que liga a rodovia Ayrton Senna à avenida Jacu-Pêssego a partir de uma alça de acesso no sentido centro/bairro. O projeto completo contará com 31,4 quilômetros de extensão.
O prefeito ressaltou o impacto que o trecho terá no trânsito. "Essa obra é uma importante via de ligação. Hoje estão sendo entregues as alças de acesso da via à Ayrton Senna e iremos continuar a obra para que possamos, com o viaduto sobre a avenida Ragueb Chohfi, chegar ao ABC", o que deve ocorrer até o fim de 2009, de acordo com o prefeito. "Nós teremos na Radial Leste um alívio muito grande do tráfego, porque todas as pessoas a usam hoje para chegar ao Centro terão uma alternativa nas Marginais, através da Jacu-Pêssego", continuou.
A previsão inicial é que as obras beneficiem mais de um milhão de motoristas. O secretário municipal de Transportes afirma que outro benefício será o deslocamento dos caminhões que hoje entram pela Ayrton Senna rumo à Radial, que poderão fazê-lo sem entrar no centro expandido. "Isso vai refletir muito bem no trânsito, principalmente nesse momento em que tomamos novas medidas para garantir maior fluidez ao tráfego", afirmou o secretário.
O trecho entregue corresponde a um viaduto sobre a CPTM com 455 metros; uma ponte com alças sentido Rio de Janeiro e sentido Centro, com 255 metros; e a ligação viária entre eles, com 760 metros. Foram investidos R$ 368 milhões - R$ 185 milhões do Estado, R$ 119 milhões da Prefeitura e R$ 64 milhões da União - nas obras.
O governador comentou que o Governo do Estado entrou recentemente na obra, que se arrastava há 20 anos. "A obra era tocada pela Prefeitura da capital e o Governo do Estado não participava, apesar dessa obra ter características intermunicipais. Nós introduzimos o Governo do Estado na obra", disse.
O Complexo Jacu-Pêssego traz um importante impulso para o desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo ao fazer a conexão com pólos industriais dos municípios da região. As obras não só facilitam a interligação do trânsito entre a Marginal Tietê e as rodovias Dutra e Ayrton Senna, como também possibilitarão o acesso ao aeroporto de Cumbica. Quando estiver concluído, o complexo será ligado ao trecho sul do Rodoanel Mario Covas.
Outro ganho da população com o complexo está ligado ao meio ambiente. As áreas remanescentes do viário da região serão transformadas em um espaço verde, o Parque do Jacuí.
No dia 20 de dezembro do ano passado o governador entregou o primeiro trecho do complexo, que liga a rodovia Ayrton Senna à avenida Jacu-Pêssego a partir de uma alça de acesso no sentido centro/bairro. O projeto completo contará com 31,4 quilômetros de extensão.
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