Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 30 de Junho de 2008 | Horário: 10:20
Compartilhe:

Sapopemba ganha 12º CEU da cidade

Distribuído em 10,5 mil m² de área construída, o CEU Sapopemba já tem aulas em seu Bloco Didático desde o início do ano. Com capacidade para atender até 2.626 alunos, a unidade eliminou o terceiro turno diurno, das 11h às 15h, em duas escolas da região.

O prefeito de São Paulo entregou na manhã do último sábado (28/06) mais um Centro Educacional Unificado (CEU) para a cidade São Paulo.

O CEU Sapopemba, situado à rua Manoel Quirino de Matos, s/nº, no Jardim Sapopemba é o quinto escolão inaugurado na Zona Leste da Cidade. Os outros quatro são os CEUs Água Azul, em Cidade Tiradentes; Azul da Cor do Mar, em Itaquera; o Quinta do Sol, em Vila Císper e Lajeado, em Guaianases.

"Esse é o 12.º complexo escolar entregue oficialmente pela atual administração e o quinto escolão da região leste", destacou o prefeito, ao lembrar que a meta é chegar à marca de 25 CEUs até o fim do ano.

Distribuído em 10,5 mil m² de área construída, o CEU Sapopemba já tem aulas em seu Bloco Didático desde o início do ano. Sua capacidade de atendimento é para 2.626 alunos. "Nossa prioridade é a educação. Por isso colocamos as escolas para funcionar antes mesmo da inauguração, para garantir um bom atendimento aos jovens e às crianças da comunidade", disse o secretário municipal de Educação.

Segundo o secretário, com o CEU Sapopemba as crianças ganharam mais uma hora de aula e foi possível eliminar o terceiro turno diurno, das 11h às 15h, em duas escolas da região: a EMEI Vicente de Carvalho e EMEF Olival Costa.

No Bloco Didático estão localizados o Centro de Educação Infantil (CEI), com oito salas de aula, onde 160 crianças são atendidas em período integral; a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), com oito salas, nas quais 403 alunos estudam em dois turnos; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), com 755 jovens e adultos que ocupam 18 salas, em dois turnos diurnos, mais o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno. Há também laboratório de ciências, informática e uma sala de leitura. Os professores contam ainda com um espaço extra para as atividades com os alunos nos solários construídos no piso térreo.

"Esse CEU chegou para melhorar a nossa vida. Há 41 anos moro aqui e nunca vi uma coisa tão ótima assim", disse a dona de casa, Lindinalva Oliveira, de 60 anos, que estava acompanhada de sua neta, Beatriz, de 2 anos e de sua sobrinha Giovana Oliveira, de 7. "Depois do início da construção do CEU Sapopemba, até a segurança aqui na região melhorou", acrescentou a moradora Ednalva Alves da Silva, ao cumprimentar o prefeito e elogiar a benfeitoria.

Além dos estudantes do CEU, toda a comunidade local poderá desfrutar da estrutura do Bloco Esportivo e Cultural (BEC) aos fins de semana, que compreende duas piscinas (uma semi-olímpica e outra recreativa), uma quadra poliesportiva coberta e externa, vestiários, áreas para recreação e teatro com palco em formato de semi-arena, com capacidade para 200 pessoas. Toda a estrutura permite a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seguindo as normas do programa de acessibilidade, com rampas, corrimãos, elevadores, banheiros específicos e sinalização de piso tátil.

O CEU Sapopemba conta também com mais um bloco administrativo e o quinto bloco onde estão instalados o refeitório, a biblioteca e o telecentro. Durante a inauguração, o prefeito homenageou os operários que trabalharam na construção do CEU e lembrou que várias ações foram feitas para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Entre elas a como a entrega de AMAs, prolongamento de avenidas importantes como a Jacú Pêssego. "A entrega desse CEU é o simbolismo da preocupação que temos em resgatar os bons momentos do ensino público na cidade de São Paulo. Nós vamos voltar a ter em São Paulo o melhor ensino do País", concluiu o prefeito de São Paulo.

Inclusão digital

O supervisor de área do Telecentro, também inaugurado neste sábado no CEU Sapopemba, Robson Leonel Anacleto, disse que em duas semanas começarão as inscrições para os cursos de informática básica, editor de texto, HTML e digitação aos interessados. Os cursos são grátis e para se inscrever basta levar o RG e fazer o cadastro. "A inauguração desse Telecentro vai trazer a inclusão digital à nossa região, que atende, além de Sapopemba, São Mateus, também a Fazenda da Juta. Antes o local mais próximo era o Sesc Itaquera".

"Esse é o 247º Telecentro entregue à Cidade. Até dezembro serão 300", destacou o secretário de Participação e Parceria. O equipamento tem capacidade para atender a 220 pessoas diariamente entre as 9h e 20h, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 16h, aos sábados e domingos.


collections
Galeria de imagens