Secretaria Especial de Comunicação
Autódromo de Interlagos está pronto para Grande Prêmio de F1
O autódromo está em obras desde julho para garantir conforto, qualidade e segurança neste domingo (02/11). Serão mais lugares na arquibancada, ampliação da área do terraço do Paddock, novo hospital e nivelamento de trecho da pista.
O Autódromo de Interlagos está pronto para ser o palco de decisão da Fórmula 1. Em obras desde julho, o circuito José Carlos Pace passou por diversas reformas para garantir conforto, qualidade e segurança para o público, imprensa, equipes e pilotos na corrida final da temporada, neste domingo, 2 de novembro.
Este ano, com investimentos de R$ 30 milhões (R$ 19,5 milhões na adequação do autódromo para a prova e o restante em obras definitivas), os trabalhos incluíram a construção de arquibancadas fixas para 2,5 mil lugares, ampliação e cobertura definitiva do terraço do Paddock, construção de novo hospital, estrutura fixa para a área do hospitality center e nivelamento de trecho da pista.
O prefeito de São Paulo disse, ao fazer a última vistoria ao local, em 9 de outubro, que "Interlagos se prepara cada vez mais para ser o grande evento do ano da Fórmula 1". O prefeito valorizou "a grande oportunidade" de Interlagos ser, pela terceira vez seguida, palco da definição do campeonato.
O brasileiro Felipe Massa briga para superar uma diferença de sete pontos em relação ao inglês Lewis Hamilton e se tornar o primeiro brasileiro campeão da categoria desde Ayrton Senna, em 1991.
O módulo de arquibancada, com 2,5 mil lugares fixos, junta-se aos 5 mil instalados em 2007. A construção dessas arquibancadas possibilitou uma economia de recursos, já que o maior investimento do Grande Prêmio é a instalação de arquibancadas desmontáveis. A nova área possui ainda espaço para cabines de rádio e TV, salas de apoio, área de alimentação e sanitários.
A área do terraço do Paddock foi ampliada. As telhas de amianto foram trocadas por laje de estrutura metálica e concreto, e o terraço ganhou cobertura definitiva de lona tensionada e metal. No centro do circuito, foi construído hospital para atendimento de emergência. O prédio atende antiga reivindicação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e substituirá o antigo, que ficava ao lado dos boxes. Estima-se que o tempo de socorro seja reduzido 40%.
Foi construída também, uma estrutura definitiva para o hospitality center, que são camarotes reservados à FIA, similares aos existentes no sambódromo. Feito de concreto pré-moldado, o hospitality center terá múltiplo uso fora da Fórmula 1, podendo servir como arena para shows ou área VIP.
Por fim, foi executado o nivelamento da pista de serviço, localizada no entorno do circuito oficial, na altura da Curva 3. Tratava-se do único ponto onde a via estava em nível superior, o que reduzia a segurança.
Além dessas intervenções, foram feitas diversas pequenas adequações para a corrida, como a atualização de todos os itens de segurança do autódromo, reforma das partes elétrica e hidrossanitária, atualização do sistema de drenagem da pista, sinalização e obras nos boxes e nos módulos de apoio.
Asfalto novo
O recapeamento integral de Interlagos pela Prefeitura em 2007, foi novamente aprovado em teste técnico na semana passada. O exame foi coordenado pelo gerente de manutenção de Congonhas, engenheiro Mario Tinen, com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O teste principal foi executado com o auxílio do "Mu meter", um equipamento que mede o índice de aderência do asfalto. No GP, o coeficiente medido foi de 0,63, comparado com um índice de 0,53 em 2006 - quanto mais próximo de 1, melhor a aderência. Como comparação, um aeroporto precisa ter coeficiente de 0,5 ou mais.
Em 2007, a pista foi completamente recapeada e recebe elogios. "A pista não tem mais ondulações e fizeram um grande trabalho nas obras do último ano. É um lugar bom para dirigir", declarou recentemente o piloto Felipe Massa.
O recapeamento da pista fez parte da modernização do Autódromo iniciada em 2005. O resultado é um autódromo mais moderno e seguro, o que levou à renovação do contrato entre a FIA e a Cidade para a manutenção da prova em Interlagos pelo menos até 2014.
O GP Brasil é também um gerador de empregos e de crescimento na arrecadação de ISS. São cerca de 140 mil freqüentadores - 85 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros - durante os três dias do evento. O evento cria pelo menos 15 mil empregos diretos e indiretos em São Paulo, além de uma renda estimada para 2008 de R$ 230 milhões - número 15% superior a 2007.
Serviço
Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
Datas: 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2008
Total de voltas: 71
Extensão do circuito: 4,309 km
Percurso total da prova: 305,909 km
Capacidade de público: 70 mil lugares
Este ano, com investimentos de R$ 30 milhões (R$ 19,5 milhões na adequação do autódromo para a prova e o restante em obras definitivas), os trabalhos incluíram a construção de arquibancadas fixas para 2,5 mil lugares, ampliação e cobertura definitiva do terraço do Paddock, construção de novo hospital, estrutura fixa para a área do hospitality center e nivelamento de trecho da pista.
O prefeito de São Paulo disse, ao fazer a última vistoria ao local, em 9 de outubro, que "Interlagos se prepara cada vez mais para ser o grande evento do ano da Fórmula 1". O prefeito valorizou "a grande oportunidade" de Interlagos ser, pela terceira vez seguida, palco da definição do campeonato.
O brasileiro Felipe Massa briga para superar uma diferença de sete pontos em relação ao inglês Lewis Hamilton e se tornar o primeiro brasileiro campeão da categoria desde Ayrton Senna, em 1991.
O módulo de arquibancada, com 2,5 mil lugares fixos, junta-se aos 5 mil instalados em 2007. A construção dessas arquibancadas possibilitou uma economia de recursos, já que o maior investimento do Grande Prêmio é a instalação de arquibancadas desmontáveis. A nova área possui ainda espaço para cabines de rádio e TV, salas de apoio, área de alimentação e sanitários.
A área do terraço do Paddock foi ampliada. As telhas de amianto foram trocadas por laje de estrutura metálica e concreto, e o terraço ganhou cobertura definitiva de lona tensionada e metal. No centro do circuito, foi construído hospital para atendimento de emergência. O prédio atende antiga reivindicação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e substituirá o antigo, que ficava ao lado dos boxes. Estima-se que o tempo de socorro seja reduzido 40%.
Foi construída também, uma estrutura definitiva para o hospitality center, que são camarotes reservados à FIA, similares aos existentes no sambódromo. Feito de concreto pré-moldado, o hospitality center terá múltiplo uso fora da Fórmula 1, podendo servir como arena para shows ou área VIP.
Por fim, foi executado o nivelamento da pista de serviço, localizada no entorno do circuito oficial, na altura da Curva 3. Tratava-se do único ponto onde a via estava em nível superior, o que reduzia a segurança.
Além dessas intervenções, foram feitas diversas pequenas adequações para a corrida, como a atualização de todos os itens de segurança do autódromo, reforma das partes elétrica e hidrossanitária, atualização do sistema de drenagem da pista, sinalização e obras nos boxes e nos módulos de apoio.
Asfalto novo
O recapeamento integral de Interlagos pela Prefeitura em 2007, foi novamente aprovado em teste técnico na semana passada. O exame foi coordenado pelo gerente de manutenção de Congonhas, engenheiro Mario Tinen, com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O teste principal foi executado com o auxílio do "Mu meter", um equipamento que mede o índice de aderência do asfalto. No GP, o coeficiente medido foi de 0,63, comparado com um índice de 0,53 em 2006 - quanto mais próximo de 1, melhor a aderência. Como comparação, um aeroporto precisa ter coeficiente de 0,5 ou mais.
Em 2007, a pista foi completamente recapeada e recebe elogios. "A pista não tem mais ondulações e fizeram um grande trabalho nas obras do último ano. É um lugar bom para dirigir", declarou recentemente o piloto Felipe Massa.
O recapeamento da pista fez parte da modernização do Autódromo iniciada em 2005. O resultado é um autódromo mais moderno e seguro, o que levou à renovação do contrato entre a FIA e a Cidade para a manutenção da prova em Interlagos pelo menos até 2014.
O GP Brasil é também um gerador de empregos e de crescimento na arrecadação de ISS. São cerca de 140 mil freqüentadores - 85 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros - durante os três dias do evento. O evento cria pelo menos 15 mil empregos diretos e indiretos em São Paulo, além de uma renda estimada para 2008 de R$ 230 milhões - número 15% superior a 2007.
Serviço
Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1
Datas: 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2008
Total de voltas: 71
Extensão do circuito: 4,309 km
Percurso total da prova: 305,909 km
Capacidade de público: 70 mil lugares
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