Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 | Horário: 10:35
Compartilhe:

Oficinas unem arte e capacitação profissional no Parque São Lucas

O projeto Fazendo Arte oferece inclusão social e cultural, com oficinas de artes e capacitação profissional, e promove a revitalização de fachadas no Parque São Lucas. Para participar, deve-se inscrever na sede da ONG Amigos em Cristo.
A Secretaria Municipal de Participação e Parceria acaba de lançar o projeto Fazendo Arte, que, além de oferecer inclusão social e cultural, visa promover a revitalização de fachadas no Parque São Lucas.

O projeto é iniciativa da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), em parceria com a ONG Amigos em Cristo e com o apoio da empresa Suvinil/Basf.

O objetivo é realizar oficinas de inclusão social, usando como ferramentas a arte e a capacitação profissional. O projeto prevê oficinas de Artes Plásticas, Construção de Instrumento de Percussão e capacitação em Pintura de Parede.

No término das oficinas, a comunidade será contemplada com a pintura de fachadas da casa do aluno que fizer a melhor frase empregando as palavras 'Natal', 'renovação' e 'pintura'; e de um local e das casas de uma quadra escolhidos por voto da comunidade.

O piloto do projeto será realizado na Zona Leste, atendendo a comunidade do Parque São Lucas, mas a perspectiva é que ele seja estendido para outras regiões da Cidade.

As oficinas foram planejadas para 100 pessoas. Serão 20 vagas para oficinas de Artes Plásticas, 40 para Construção de Instrumentos de Percussão e 40 vagas para o curso de Pintura de Parede.


Como participar

Para participar das oficinas, os interessados devem inscrever-se na sede da ONG Amigos em Cristo, na rua Padre Bueno Ricco, 272, Parque São Lucas, onde as oficinas serão realizadas.

A idade mínima é de 15 anos para a oficina de Artes Plásticas. Para o curso de Construção de Instrumentos Musicais, o público-alvo são adolescentes com idades entre 13 e 18 anos. Já para o Curso de Pintura em Parede, a idade mínima é de 18 anos. Não há exigência de escolaridade. O curso é gratuito, incluindo os materiais usados nas aulas. O único requisito, além da idade mínima, é que os participantes sejam moradores do bairro. As aulas terão início em 3 de novembro.

"Com este trabalho, saem ganhando os participantes, pelo enriquecimento cultural e possibilidade de geração de renda, e a comunidade, que terá as fachadas de casas pintadas, revitalizando o bairro e elevando a auto-estima dos moradores", diz o secretário de Participação e Parceria.


collections
Galeria de imagens