Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008 | Horário: 11:31
Compartilhe:

César Camargo Mariano mostra sua versatilidade no Piano na Praça

Consagrado como arranjador, produtor e pianista brasileiro, o vencedor do Grammy Latino de Melhor Artista em 2007 leva sucessos de sua carreira neste sábado (1º/11), além de obras de seus compositores preferidos.
César Camargo Mariano, que se apresenta no Piano na Praça neste sábado (1°/11), às 16h, traz a sua face de instrumentista solista que já o consagrou como arranjador, produtor e pianista brasileiro.

O repertório passeia por sucessos de sua carreira, como Curumim e Samambaia, faixas do aclamado Samambaia (1981), parceria com o guitarrista Hélio Delmiro, considerado um dos dez melhores discos de música instrumental pela imprensa internacional.

No show, o artista vencedor do Grammy Latino de Melhor Artista em 2007 também interpreta canções do Solo Brasil (1994), celebrando sua nova fase. Da Cor do Pecado (Bororó), Minha Mágoa (Nelson Cavaquinho) e Tem Dó (Baden Powell e Vinícius de Moraes) são algumas delas. “Fico livre para interpretar obras dos meus compositores preferidos e rever composições minhas, sem o rigor dos arranjos originais, podendo, a cada show, tocá-las de forma diferente conforme o ambiente e as situações emocionais em que me encontre”, explica César.

A fase de solista começou em 1982, quando o instrumentista decidiu fazer seu primeiro concerto solo, para desenvolver mais sua técnica como pianista. A opção pela carreira solo veio logo após ter lançado dois discos históricos, Samambaia e Voz e Suor (1984), este último uma parceria com a cantora Nana Caymmi. Na mesma década, dedicou-se às trilhas sonoras realizadas para a minissérie Avenida Paulista, exibida em 1982, e para a novela Mandala (1987-88), ambas da rede Globo.

Garoto prodígio, que aos 14 anos já se apresentava ao lado de bandas de jazz, César Camargo foi amigo de Johnny Alf, que interpreta algumas de suas composições, como Escuta e Céu e Mar, faixas integrantes do álbum Nós (1984), uma parceria com Leny Andrade. O diretor, produtor e arranjador musical de Elis Regina durante a década de 70 também compôs a trilha sonora de filmes como Eu Te Amo (1980), de Arnaldo Jabor e Além da Paixão (1985), de Bruno Barreto.

A abertura, às 15h, fica por conta do maestro e pianista Mário Margarido, um dos fundadores do grupo de música instrumental brasileira Banda Armazém. O músico apresenta um repertório inspirado em Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, no qual explora ritmos brasileiros com harmonias elaboradas.


Serviço:

Piano na Praça
Endereço: praça Dom José Gaspas, s/nº (atrás da Biblioteca Mário de Andrade). Centro.
Data: 1º de novembro de 2008
Grátis.


collections
Galeria de imagens