Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 5 de Novembro de 2008 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Prefeito e ministro Nelson Jobim discutem ampliação de Congonhas

Nesta quarta-feira (05/11), a reunião, também com o governador José Serra, discutiu as obras do aeroporto, que vão prolongar a pista para reforçar a segurança. Mesmo assim, o prefeito garante que os números de vôos não irão aumentar.
O prefeito encontrou-se, nesta quarta-feira (05/11), com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para discutir as obras de ampliação do aeroporto de Congonhas, na zona Sul. O governador José Serra também participou da reunião, que ocorreu em Brasília.

Segundo o prefeito, a discussão reflete o esforço dos três entes federativos - Município, Estado e União - para aumentar a segurança em Congonhas, levantada após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em julho de 2007. Para ele, após a conclusão de uma primeira etapa, com a diminuição do número de vôos, é preciso agora prolongar a pista, reforçando a segurança do aeroporto.

"A Prefeitura veio se colocar à disposição, num trabalho em parceria com o governo do Estado, para que a gente possa desapropriar uma área ao lado do aeroporto e prolongar a pista, dando mais segurança aos vôos de Congonhas", disse. A pista deve ser ampliada em mil metros. Os investimentos seguirão o plano diretor apresentado pelo ministro Jobim ao governador Serra após o acidente da TAM.

O aumento da pista e da segurança do aeroporto não acarretará aumento do número de vôos, assegura o prefeito. "Haverá a realização de entendimentos com o Ministério Público para que em hipótese alguma aumente o número de vôos em Congonhas".

O tamanho da área a ser desapropriada e o número de famílias removidas da área ainda não são conhecidos, pois dependem do encaminhamento de projeto específico para a obra pelo Ministério da Defesa. Os custos da expansão provavelmente caberão à iniciativa privada, que assumiria a obra pelo sistema de concessão, podendo, após a obra, explorar benefícios como lojas e estacionamentos no aeroporto.


Campo de Marte

Além de Congonhas, o prefeito conversou com o ministro Jobim a respeito da cessão de parte da área hoje usada pelo Campo de Marte, pertencente ao Ministério, à Prefeitura. Projeto apresentado pelo poder municipal planeja a transferência de alguns serviços não-essenciais do Campo para outras áreas, possibilitando a transferência do terreno sem afetar a operação dos vôos. Com a obtenção de parte do terreno, a Prefeitura pretende ampliar o Parque Anhembi, maior centro de eventos da América Latina, construindo uma arena multiuso no local. A idéia é criar também um parque municipal.


collections
Galeria de imagens