Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Prefeito e Serra assinam protocolo que cria plano Futuridade

O plano, do Governo do Estado de São Paulo, procura assegurar uma melhor qualidade de vida aos idosos, num cenário em que 11% dos paulistanos tem mais de 60 anos. A Prefeitura poderá avaliar a situação desta população na cidade.
O prefeito de Sâo Paulo assinou, na última terça-feira (11/11), com o governador José Serra, o protocolo de intenções para a criação do "Plano Estadual para Pessoa Idosa - Futuridade" na cidade.

O Futuridade é um plano do Governo do Estado de São Paulo para a pessoa idosa. Uma vez integrada ao sistema, a Prefeitura receberá apoio técnico especializado para elaborar um diagnóstico da situação dessa população em São Paulo. O Futuridade já existe em mais de 400 cidades do Estado.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), o plano procura assegurar melhor qualidade de vida aos idosos num cenário em que as pessoas vivem cada vez mais. Segundo o IBGE, 11% dos paulistas têm mais de 60 anos.

O programa visa a alertar as especificidades e necessidades dos idosos; sensibilizar governos, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância de uma rede de atenção voltada para esse grupo; estimular a discussão do assunto "envelhecimento" nas escolas; e propiciar a formação de profissionais que atuam na população idosa.

A rede de proteção ao idoso da Prefeitura já atende cerca de 19 mil pessoas por mês. São 94 Núcleos de Convivência do Idoso, 39 centros de acolhida e três abrigos, além de grupos informais.


collections
Galeria de imagens