Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008 | Horário: 09:36
Compartilhe:

Secretaria da Saúde amplia o programa Acompanhante de Idosos

Inicialmente na região da Sé e da Mooca, agora 11 outros bairros já foram alcançados pelo programa, que passou de 300 idosos beneficiados para 1500. O grupo atendido tem dependência funcional e ausência ou insuficiência de apoio da família.
Uma experiência bem-sucedida da rede municipal de saúde foi ampliada para atender mais paulistanos com mais de 60 anos de idade. O programa Acompanhante de Idosos foi adotado de forma pioneira no início de 2005 na região da Sé e, no ano seguinte, na Mooca. Agora, 11 outros bairros estão sendo alcançados pelo programa: Bertioga, Pari, Vila Formosa, Ipiranga, Vila Romana, Itaim Bibi, Santa Cecília, Barra Funda, Vila Jacuí, Jaçanã e Cidade Ademar. O número de beneficiados passou de 300 para 1.500 idosos.

O principal objetivo do programa é desenvolver ações de cuidado domiciliar e apoio para as atividades diárias da população com dependência funcional, originária de problemas de saúde física e mental. A preocupação é reforçar a autonomia e a independência dos participantes como parte do processo de melhoria da qualidade de vida e saúde.

O suporte aos idosos é oferecido por agentes especialmente selecionados e treinados para o trabalho. O projeto resulta de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Saúde da Família (ASF) e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

O grupo atendido apresenta dependência funcional e ausência ou insuficiência de apoio da família. De segunda-feira a sábado, de acordo com a necessidade de cada um dos inscritos, os agentes oferecem companhia, escuta, acompanhamento em atividades externas (compras em supermercados e farmácias, ida a bancos) e de lazer. Além disso, oferecem ajuda para realizar os cuidados pessoais (como banho, higiene oral e alimentação) e nas visitas aos serviços de saúde.

"As pessoas atendidas deixam a situação de isolamento e exclusão social, o que evita o aprofundamento dos quadros de depressão, e voltam a ter acesso à saúde", destaca o coordenador da Área da Saúde da Pessoa Idosa, médico geriatra Sérgio Paschoal. Ele informa que 72% dos beneficiados são mulheres - e pelo menos 50% já estão na oitava década de vida. Do total de atendidos pelo programa, 32,2% convivem com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer; outros 18,6% convivem com agravos psíquicos como depressão, demência, ansiedade e síndrome do pânico.

Cada equipe de atendimento conta com médico, enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem para prestar assistência médica ao idoso e providenciar outros cuidados como curativos, quando necessário, administração de medicação, medição da pressão arterial e realização de teste de glicemia (dosagem do açúcar no sangue). Também participam da equipe a assistente social e os acompanhantes de idosos.


collections
Galeria de imagens