Secretaria Especial de Comunicação
São Paulo está repleta de atrações para o feriado da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será feriado em 225 de um total de 5.561 municípios do País. A data lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Feriado na capital paulista, a cidade está cheia de opções que, além de diversão, trazem reflexão sobre o tema do racismo.
O Museu do Futebol é boa opção para começar o passeio desta quinta-feira, dia 20 de novembro. No dia da Consciência Negra, o Museu do Futebol oferece ao público visitas monitoradas com foco na história da aceitação de negros, mulatos e mestiços no futebol. Ele é o único do mundo voltado exclusivamente para o esporte, e possui um acervo multimídia, futurista e interativo, que garante a diversão dos visitantes.
Uma das salas de maior destaque no museu é a das Origens. Nela é contada a história do futebol no País desde a chegada de Charles Miller, no fim do século XIX, até a profissionalização do esporte e a aceitação de negros nos times de futebol, em 1920. O espaço homenageia o ídolo Friedenreich, filho de mãe negra e pai branco.
Mais detalhes sobre a história dos negros no Brasil podem ser encontrados no Museu Afro Brasil. O acervo de três mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas e autores brasileiros e estrangeiros, deixa o visitante imerso na cultura africana. E neste 20 de novembro, o museu contará com atrações especiais.
Terão início duas novas exposições de fotos: Walter Firmo em Preto e Branco e Brasil, Terra de Contrastes. Ocorrerá também o lançamento dos livros Walter Firmo - Brasil, Imagens da Terra e do Povo e Utopia Brasil, este último de Darcy Ribeiro. O vídeo Série Educadores Brasileiros, apresentando Darcy Ribeiro, também será lançado na ocasião. Além disso, haverá performance do poeta e crítico musical cubano Félix Contreras sobre o músico Benny More. Para finalizar a festa, exibição da cantora de música popular brasileira Áurea Martins, acompanhada de piano e violão.
Outra boa opção musical é a apresentação Dança dos Ritos com Carlinhos Antunes Quinteto e o grupo peruano Chocolate Riveros y Los Cajones, no Museu da Casa Brasileira. O local, que tem seu acervo mobiliário antigo e promove debates sobre o que há de mais moderno em design, entra na onda das comemorações do Dia da Consciência Negra.
Além da apresentação musical, exibe o documentário Sete Dias em Burkina, sobre um importante festival de dança neste país africano que garante a inserção cultural de cerca de 800 crianças.
Para quem gosta de filmes, há a exibição de Fhiladelphia - Orixá: Yomonja, um longa-metragem sobre o tema preconceito, no Geledés, Instituto da Mulher Negra. Já o Centro Cultural São Paulo traz a Mostra de Cinema Negro, que exibirá adaptações de obras de Machado de Assis durante todo o dia.
Outra interessante opção para quem aprecia a boa obra literária é a primeira edição da Bienal do Livro Afro, no vão livre do Masp, localizado na Avenida Paulista.
Ainda no Masp será feita a concentração para a 5° Marcha da Consciência Negra, que neste ano tem como tema 120 anos da Abolição Inacabada. Quatro trios elétricos animarão o evento, que termina na praça Ramos de Azevedo, região central da cidade.
No centro, vale passar pela Praça da Sé, Marco Zero de São Paulo, onde será montado um palco para a apresentação de Meninas do Brasil, com participação de Fabiana Cozza, Banda Black Rio, a dupla Seu Jorge & Paula Lima e vários DJs nacionais e internacionais.
Os amantes da boa música poderão curtir ainda as consagradas Daúde, no Sesc Vila Mariana. O Espaço das Américas traz a apresentações gratuitas da Banda Black Rio e Mano Brown, Quinteto em Branco e Preto e do grupo canadense de hip-hop Nomadic Massive.
A dança também marca presença nas comemorações do Dia da Consciência Negra. No Sesc Ipiranga, grupos do Amapá de "marabaixo", batuque e outros ritmos de herança africana trarão muito gingado ao público. Haverá ainda a participação dos músicos Chico César, Ceumar, Zé Renato, Celso Viáfora, Leci Brandão, Jean Garfunkel, Vicente Barreto, Grupo Senzalas, entre outros.
Além dessas atrações, muitos debates, discussões, homenagens e palestras fazem parte do calendário de eventos especiais para a data, em diversos espaços da cidade. Temas como Mitologia Africana e Educação: uma discussão da Lei 10.639; Palestra Sobre Machado de Assis: Escritor Afro Brasileiro?; Jovem Não é Careta; As Adaptações Audiovisuais da Obra de Machado de Assis - (Machado em novas versões): O Romance no Cinema; Lançamento do Livro Solano Trindade - O Poeta do Povo; Homenagem Especial ao Geógrafo Milton Santos; A Violência contra Mulher vista pelos mitos africanos: uma discussão da Lei Maria da Penha; Lançamento do 1º Relatório Anual das Desigualdades Raciais - Dr. Marcelo Paixão; O Negro nos Esportes; Seminário Diáspora Africana na América do Sul; O Negro na Política Partidária; Mãe África: Três Rodas de Resistência; Por um Feminismo Negro: Homenagem póstuma a Marisa Dandara, entre outras atividades.
Confira a programação completa dessas palestras e debates, com locais e horários específicos..
Serviço:
Museu do Futebol
Endereço: praça Charles Miller, s/nº, no Pacaembu
Data: terça-feira a domingo, exceto nos dias de jogos no Pacaembu.
Hora: das 10h às 18h
Preço: R$ 6
Museu Afro-Brasil
Local: Parque do Ibirapuera
Endereço: avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, na Vila Mariana
Grátis.
Museu da Casa Brasileira
Endereço: avenida Faria Lima, 2.705, Jd. Paulistano
Data: apresentações de dança dia 20 de novembro
Hora: às 20h
Grátis
agendamentomcb@terra.com.br
Geledés Instituto da Mulher Negra
Endereço: rua Santa Isabel, 137, no 4º andar
Grátis
Mostra de Cinema Negro: 100 anos de Machado de Assis
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: rua Vergueiro, 1.000
Data: de 18 a 23/11
Hora: sessões às 16h, 18h e 20h
Grátis
Masp - Museu de Arte de São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 1.578 (Metrô Trianon-Masp)
Shows na Sé
Data: dia 20/11
Hora: a partir das 9h
Grátis
Sesc Vila Mariana
Endereço: rua Pelotas, 141, na Vila Mariana
Sesc Ipiranga
Endereço: rua Bom Pastor, 822, Ipiranga
Telefone: (11) 3340-2000
Espaço das Américas
Endereço: rua Tagipuru, 795, na Barra Funda (Metrô Barra Funda)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk