Secretaria Especial de Comunicação
Segunda edição da Prova São Paulo começa para todas as séries
A Prova, que é grande referência para o planejamento escolar de 2009, será feita por 290 mil alunos da Rede Municipal de Ensino nestas quarta e quinta-feiras (10 e 11/12), com testes de Português e Matemática respectivamente.
Cerca de 290 mil alunos da Rede Municipal de Ensino realizam nestas quarta e quinta-feiras (10 e 11/12) a segunda edição da Prova São Paulo, composta por testes de Português e Matemática.
A prova traz algumas inovações neste ano. Sua aplicação, que em 2007 se restringiu aos alunos do 2º e 4º anos dos Ciclos I e II, atingirá agora todas as séries, incluindo os alunos do 3º ano do Projeto Intensivo no Ciclo I (PIC) e os que apresentaram maiores dificuldades na prova do ano passado.
Com isso, pode-se avaliar o progresso de cada um durante este ano. Os critérios de elaboração da prova obedecerão novamente à escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O teste de Língua Portuguesa será aplicado nesta quarta-feira e o de Matemática, dia 11. A avaliação é formada apenas por questões de múltipla escolha. As provas dos alunos de 2º e 3º anos do Ciclo I terão 20 itens. Para os anos seguintes serão 32 questões.
O exame será aplicado pelos profissionais das próprias escolas. Professores de Português aplicarão as provas de Matemática e vice-versa, com o cuidado de não avaliarem turmas para as quais lecionam.
Alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes. O material, porém, será adaptado para eles, que poderão contar com um aplicador especial (leitor ou escriba).
No segundo dia de prova, os alunos responderão também a um questionário sobre seus hábitos de estudo. Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores escolares também preencherão questionários sobre sua formação, experiência e práticas profissionais, bem como sobre espaço físico, equipamentos e recursos humanos da Rede Municipal de Ensino.
As provas são elaboradas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação. À empresa contratada pela Prefeitura (a Herkenhoff & Prates) cabe a impressão das provas, a contratação de profissionais de apoio e a análise dos resultados, que deverão chegar às escolas para o planejamento do próximo ano letivo. Os custos da realização da avaliação giram em torno de R$ 5,5 milhões.
Acompanhamento individual
Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, a Prova São Paulo será a grande referência para o planejamento escolar de 2009, aferindo com maior precisão o que as crianças e os jovens aprendem e o que estão deixando de aprender individualmente, em cada nível de escolaridade. Um dos diferenciais da prova é permitir que a escola saiba como está o desempenho de cada um de seus alunos, nominalmente.
No ano passado, as provas foram aplicadas aos alunos de 2º e 4º anos dos Ciclos I e II. Agora, os alunos de anos ímpares também participam.
A Secretaria Municipal de Educação optou por estender o exame a dois grupos de alunos que apresentaram dificuldades no ano passado. Serão avaliados todos os alunos de 3º ano do Ciclo I que participam do PIC, uma das etapas do Programa Ler e Escrever. São estudantes que recebem reforço por apresentarem dificuldades no processo de alfabetização.
Também farão os testes os alunos que, em 2007, estavam no 4º ano do Ciclo I e obtiveram proficiência em Língua Portuguesa inferior a 150 na Prova São Paulo. É uma forma de redobrar os cuidados com os alunos que necessitam de maior atenção nas escolas.
Amostragem
Alunos dos anos ímpares (3º ano do Ciclo I, 1º e 3º anos do Ciclo II) que não pertencem aos grupos de estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem também farão a prova, mas, nesse caso, pelo sistema de amostragem.
Nas escolas já foram sorteados 35 alunos de cada um desses anos. Com a inclusão dessas séries na avaliação, a Secretaria diminui o intervalo entre as provas, aumentando o acompanhamento da qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação.
Embora sem resultados nominais aluno por aluno, a amostragem amplia a abrangência da avaliação, incluindo novas séries e permite acompanhar a Rede e as escolas. O relatório pedagógico que será emitido a partir das provas feitas por amostragem deve mostrar com até 98% de fidelidade a situação do ensino nas turmas e escolas avaliadas.
No caso dos alunos do 3º ano do Ciclo II, a prova será feita por amostragem porque não é necessário acompanhar cada um dos alunos, já que eles deixarão o Ensino Fundamental ao concluir esta etapa.
Escala Saeb
Em 2007, a Prova São Paulo foi feita com duas escalas diferentes. A avaliação do 2º ano teve uma escala própria, enquanto as provas das demais séries estavam na escala Saeb, conhecida e utilizada nacionalmente.
A partir deste ano, todas as provas terão como base o Saeb. Na prática, isso significa que o acompanhamento dos resultados será feito com mais facilidade. Ao longo do tempo, será possível observar o desenvolvimento de um determinado aluno ano a ano do Ensino Fundamental. Não existe nenhum instrumento capaz dessa análise em todo o País.
Quem fará a prova
Ciclo I
2º ano: Todos os alunos
3º ano: Alunos de PIC (Projeto Intensivo no Ciclo I); os estudantes das classes regulares serão escolhidos por amostragem
4º ano: Todos os alunos
Ciclo II
1º ano: Alunos que obtiveram proficiência em Língua Portuguesa inferior a 150 em 2007; os demais estudantes por amostragem
2º ano: Todos os alunos
3º ano: Por amostragem
4º ano: Por amostragem
A prova traz algumas inovações neste ano. Sua aplicação, que em 2007 se restringiu aos alunos do 2º e 4º anos dos Ciclos I e II, atingirá agora todas as séries, incluindo os alunos do 3º ano do Projeto Intensivo no Ciclo I (PIC) e os que apresentaram maiores dificuldades na prova do ano passado.
Com isso, pode-se avaliar o progresso de cada um durante este ano. Os critérios de elaboração da prova obedecerão novamente à escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O teste de Língua Portuguesa será aplicado nesta quarta-feira e o de Matemática, dia 11. A avaliação é formada apenas por questões de múltipla escolha. As provas dos alunos de 2º e 3º anos do Ciclo I terão 20 itens. Para os anos seguintes serão 32 questões.
O exame será aplicado pelos profissionais das próprias escolas. Professores de Português aplicarão as provas de Matemática e vice-versa, com o cuidado de não avaliarem turmas para as quais lecionam.
Alunos com necessidades educacionais especiais farão as mesmas provas dos demais estudantes. O material, porém, será adaptado para eles, que poderão contar com um aplicador especial (leitor ou escriba).
No segundo dia de prova, os alunos responderão também a um questionário sobre seus hábitos de estudo. Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores escolares também preencherão questionários sobre sua formação, experiência e práticas profissionais, bem como sobre espaço físico, equipamentos e recursos humanos da Rede Municipal de Ensino.
As provas são elaboradas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação. À empresa contratada pela Prefeitura (a Herkenhoff & Prates) cabe a impressão das provas, a contratação de profissionais de apoio e a análise dos resultados, que deverão chegar às escolas para o planejamento do próximo ano letivo. Os custos da realização da avaliação giram em torno de R$ 5,5 milhões.
Acompanhamento individual
Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, a Prova São Paulo será a grande referência para o planejamento escolar de 2009, aferindo com maior precisão o que as crianças e os jovens aprendem e o que estão deixando de aprender individualmente, em cada nível de escolaridade. Um dos diferenciais da prova é permitir que a escola saiba como está o desempenho de cada um de seus alunos, nominalmente.
No ano passado, as provas foram aplicadas aos alunos de 2º e 4º anos dos Ciclos I e II. Agora, os alunos de anos ímpares também participam.
A Secretaria Municipal de Educação optou por estender o exame a dois grupos de alunos que apresentaram dificuldades no ano passado. Serão avaliados todos os alunos de 3º ano do Ciclo I que participam do PIC, uma das etapas do Programa Ler e Escrever. São estudantes que recebem reforço por apresentarem dificuldades no processo de alfabetização.
Também farão os testes os alunos que, em 2007, estavam no 4º ano do Ciclo I e obtiveram proficiência em Língua Portuguesa inferior a 150 na Prova São Paulo. É uma forma de redobrar os cuidados com os alunos que necessitam de maior atenção nas escolas.
Amostragem
Alunos dos anos ímpares (3º ano do Ciclo I, 1º e 3º anos do Ciclo II) que não pertencem aos grupos de estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem também farão a prova, mas, nesse caso, pelo sistema de amostragem.
Nas escolas já foram sorteados 35 alunos de cada um desses anos. Com a inclusão dessas séries na avaliação, a Secretaria diminui o intervalo entre as provas, aumentando o acompanhamento da qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação.
Embora sem resultados nominais aluno por aluno, a amostragem amplia a abrangência da avaliação, incluindo novas séries e permite acompanhar a Rede e as escolas. O relatório pedagógico que será emitido a partir das provas feitas por amostragem deve mostrar com até 98% de fidelidade a situação do ensino nas turmas e escolas avaliadas.
No caso dos alunos do 3º ano do Ciclo II, a prova será feita por amostragem porque não é necessário acompanhar cada um dos alunos, já que eles deixarão o Ensino Fundamental ao concluir esta etapa.
Escala Saeb
Em 2007, a Prova São Paulo foi feita com duas escalas diferentes. A avaliação do 2º ano teve uma escala própria, enquanto as provas das demais séries estavam na escala Saeb, conhecida e utilizada nacionalmente.
A partir deste ano, todas as provas terão como base o Saeb. Na prática, isso significa que o acompanhamento dos resultados será feito com mais facilidade. Ao longo do tempo, será possível observar o desenvolvimento de um determinado aluno ano a ano do Ensino Fundamental. Não existe nenhum instrumento capaz dessa análise em todo o País.
Quem fará a prova
Ciclo I
2º ano: Todos os alunos
3º ano: Alunos de PIC (Projeto Intensivo no Ciclo I); os estudantes das classes regulares serão escolhidos por amostragem
4º ano: Todos os alunos
Ciclo II
1º ano: Alunos que obtiveram proficiência em Língua Portuguesa inferior a 150 em 2007; os demais estudantes por amostragem
2º ano: Todos os alunos
3º ano: Por amostragem
4º ano: Por amostragem
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