Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 13 de Dezembro de 2008 | Horário: 12:02
Compartilhe:

Ermelino Matarazzo monta árvores de Natal com 10 mil garrafas pet

Com a mensagem de reciclagem e preservação ambiental para os moradores da região, a Defesa Civil da Subprefeitura contou com a ajuda de estudantes, entidades assistenciais e ONGs para montar quatro árvores de Natal de materais recicláveis.
Reciclagem e preservação ambiental é a mensagem que a Defesa Civil da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo passa aos moradores neste Natal.

Com um projeto idealizado pelos moradores Tathiana Apparecida Rosa e Geraldo Corrêa em 2007, a decoração natalina do distrito foi inteiramente confeccionada com material reciclado, recolhido com ajuda de estudantes de escolas públicas, entidades assistenciais e ONGs da região.

O resultado do esforço coletivo foi a montagem de quatro árvores de Natal, três com 12 metros de altura e uma com 6 metros, feitas com aproximadamente 10 mil garrafas plásticas.

As árvores estarão montadas nas praças Benedito Ramos Rodrigues (avenida Boturussu), Frei Albino (avenida São Miguel), Acapuzal (rua Acapuzal) e Largo 1º de Maio (avenida Paranaguá).

As garrafas foram coletadas por estudantes e integrantes das seguintes escolas e entidades da região: EMEI Professora Ruth Gonçalves Chaves de Siqueira, EMEI Sargento Max Wolf Filho, CEI Parque Boturussu, Colégio Edukandarium Mondini, Associação Edukandarium Pai Herói, Creche ABRACCI Pai Herói, CEI VI Jóia, Clube da Turma, EMEI Rodrigo Soares Junior, Rua de Lazer - rua Acapuzal, Sociedade Amigos de Ermelino Matarazzo, Associação Poder Negro e Centro de Apoio aos Adolescentes do Jardim Veronia. Depois, o material foi recolhido pela Defesa Civil de Ermelino Matarazzo.

Palestras com o objetivo de conscientizar as crianças quanto ao problema que o lixo acarreta ao meio ambiente são feitas pela Defesa Civil em parceria com as escolas. Temas como prevenção de enchentes, doenças típicas de época de chuvas e as conseqüências do depósito inadequado de lixo são abordados com os alunos.

Mais de 100 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente na confecção e montagem das árvores: funcionários da Defesa Civil, de escolas (professores, coordenadores e inspetores), da subprefeitura (jardinagem e limpeza pública), ONGs, associações e voluntários (bombeiros mirins, parceiros mirins de Defesa Civil e moradores) colaboram com esta iniciativa. As instituições recebem o certificado de "Campanha de Combate a Enchentes" e troféus pela participação.

Nos dias 14, 19 e 21 no Jardim Veronia, Ermelino Matarazzo e Jardim Pedro Nunes, respectivamente, das 8h às 18h, a Defesa Civil desfilará com seu carro "autobomba" levando o Papai Noel pelas ruas.

"A árvore representa a vida, harmonia, esperança e paz. Nós dependemos da árvore para viver. Esse exemplo de Ermelino Matarazzo é um exemplo para o mundo. O justo florescerá como a palmeira", afirma o coordenador geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, Orlando Rodrigues de Camargo Filho.


collections
Galeria de imagens