Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2008 | Horário: 08:33
Compartilhe:

Entregue a primeira etapa do projeto 'O Caminho do Imperador', na Liberdade

A iniciativa revitalizará e desenvolverá características orientais do bairro da Liberdade no trajeto percorrido pelo então príncipe herdeiro e atual imperador do Japão.
Conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa no Brasil, o bairro da Liberdade (Centro), está ficando ainda mais oriental. O prefeito de São Paulo participou na manhã da última sexta-feira (19/12) da inauguração da reforma da praça da Liberdade, a primeira de dez intervenções previstas no projeto "O Caminho do Imperador".

A iniciativa do Instituto Paulo Kobayashi, com apoio da Prefeitura, revitalizará e desenvolverá características orientais do bairro no trajeto percorrido pelo então príncipe herdeiro e atual imperador do Japão, Akihito, que visitou o Brasil em 1997.

"A arquitetura é fundamental, vai nos aproximar ainda mais do sentimento da comunidade japonesa que existe neste local", afirmou o prefeito, que lembrou da influência da Lei Cidade Limpa. "Hoje, com pequenas publicidades e termos de cooperação, nós conseguimos fazer projetos maravilhosos em São Paulo que não descaracterizam a Cidade. Ficam felizes aqueles que patrocinam e aqueles que vivem na região".

A reforma da praça da Liberdade foi iniciada em maio deste ano e contou com patrocínio do Bradesco. As fachadas receberam intervenções nos beirais e frontões, com peças entalhadas de madeira de lei.

O piso da praça, reformado com ladrilhos hidráulicos e intertravados, remete à lenda de criação do Japão. Segundo ela, dois seres celestiais receberam dos deuses uma lança decorada com pérolas e jóias, que eles mergulharam no caos que existia abaixo. Ao retirar a lança, gotas de água salgada caíram e deram origem às ilhas do arquipélago japonês. O desenho do piso da praça retrata o momento que as gotas caem e se expandem.

Diz outra lenda que, por onde passa o imperador do Japão, tudo floresce. Assim, o projeto "O Caminho do Imperador" pretende atingir todas as ruas e prédios por onde passou o imperador, acompanhado de sua esposa, Michiko, na visita de 1997.

O objetivo é fazer com que lojistas, moradores e visitantes percebam o bairro como uma reconstrução inspirada na memória da arquitetura oriental, para valorizar e beneficiar economicamente o bairro. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Márcio Lupion, apaixonado pelo bairro e responsável pela idéia de sua transformação. As próximas etapas seguirão da praça pelas ruas Galvão Bueno e Tomás Gonzaga, promovendo a padronização de ruas, praças, viadutos, jardins, calçadas, prédios, iluminação e fachadas da região.

”O Caminho do Imperador", parte das comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brasil, é realizado pela parceria entre o Instituto Paulo Kobayashi, responsável pela captação de recursos com empresas interessadas em patrocinar o projeto, desenvolvido pela Kallipolis Arquitetura, com o apoio da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da Subprefeitura da Sé, é responsável por aprovar o projeto e fiscalizar sua execução. O projeto foi objeto do 1º Termo de Cooperação entre a Prefeitura e uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).


collections
Galeria de imagens