Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 3 de Janeiro de 2007 | Horário: 15:55
Compartilhe:

Zona Norte ganha duas unidades de Assistência Médica Ambulatorial

As AMAs funcionam como apoio para outros serviços, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto-Socorros. Com elas, além do acesso facilitado ao serviço público de saúde, são solucionadas pequenas urgências, de pouca gravidade, que desafogam os PS.
O prefeito de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (03/01) a 36ª unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da atual gestão. Localizada na Zona Norte, a AMA Perus tem capacidade para cerca de 10 mil atendimentos por mês. Além desta unidade, viabilizada por parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a comunidade da região passa a contar a partir de agora, com mais um serviço público de saúde, a AMA Anhanguera, que será inaugurada em Pirituba, nesta quinta-feira (04).

“A saúde é o investimento prioritário desta gestão. A entrega desta unidade mostra nossa preocupação com a saúde, demonstra que o cronograma está sendo cumprido. Esperamos atingir a meta de 50 AMAs em pouco tempo, para continuar oferecendo um bom serviço à população, com boas instalações e profissionais bem formados”, disse o prefeito. Ele ressaltou que o novo regime de plantão permitirá oferecer um atendimento com profissionais mais qualificados e mais bem remunerados.

As AMAs funcionam como apoio para outros serviços, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto-Socorros. Com elas, além do acesso facilitado ao serviço público de saúde, são solucionadas pequenas urgências, de pouca gravidade, que desafogam os PS.

“É uma prioridade e isso a gente vem constatando ao longo dos dias na área da saúde. Ampliamos a porta de entrada aos serviços, a possibilidade de acesso aos equipamentos e agora, a oferta de um serviço com melhor qualidade”, declara a secretária municipal de Saúde.

Ela destaca, ainda, as mudanças na legislação, que permitem remunerar melhor toda a equipe, desde os médicos e dentistas, até os profissionais de apoio. “Esse é outro ponto importante: melhorar a rede de urgência e emergência. A função da AMA é essa, desafogar o atendimento, chegar cada vez mais perto da população”.

A AMA Perus é a primeira unidade entregue neste ano. O prédio onde já funciona uma UBS, localizado na praça Vigário João Gonçalves de Lima, 239, Vila Perus foi reformado para abrigar a nova unidade. O atendimento é feito de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h às 19h. Pela parceria, a Prefeitura é responsável pelo gerenciamento da unidade e disponibilização dos insumos. A Unifesp fez a aquisição dos equipamentos e contratação de recursos humanos.

Na área de abrangência da AMA Perus vivem cerca de 60 mil pessoas. O novo serviço será referência para as unidades de saúde de Perus, Recanto dos Humildes, Morada do Sol, Morro Doce, Jd. Rosinha e Parque Anhanguera. Também funcionará como referência para o Hospital Geral de Taipas e PS Municipal de Perus. Entre os principais problemas de saúde da população, são registradas doenças isquêmicas do coração, cérebrovasculares e problemas respiratórios, como pneumonia, bronquite, enfizema e asma.

A estrutura física do serviço conta com cinco consultórios, salas de emergência, inalação e esterilização. O atendimento é feito por três clínicos, um pediatra, um ginecologista, dois enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, além de auxiliares administrativos.

Com esta unidade, o distrito de Pirituba/Perus passa a contar com a terceira AMA em funcionamento. Já estão em operação a AMA Parque Maria Domitila e AMA City Jaraguá. Estão em fase de implantação na região outras duas AMAs: a unidade de Pereira Barreto, e a unidade Anhanguera I, que será entregue nesta quinta-feira (04).

collections
Galeria de imagens