Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007 | Horário: 16:11
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Pontes desafogarão trânsito na Luís Carlos Berrini e Roberto Marinho

O complexo vai permitir o acesso direto da Roberto Marinho para a marginal Pinheiros, tanto no sentido de Interlagos como em direção ao Centro. Também oferecerá uma opção mais rápida para quem circula pelos bairros do Brooklin, Campo Belo e Jabaquara.
A tecnologia é de última geração. O resultado confere beleza e contribui com a preservação do ambiente urbano. São as obras para a construção de duas novas pontes sobre o rio Pinheiros, na interligação da avenida Roberto Marinho com a marginal Pinheiros e no cruzamento das avenidas Luís Carlos Berrini e Roberto Marinho (antiga avenida Águas Espraiadas), na Zona Sul da cidade. O prefeito vistoriou nesta quinta-feira (11/01) as obras, que fazem parte do Complexo Viário Real Parque. Ele esteve no local onde está sendo construído o mastro de sustentação das pontes, na área da Usina Elevatória da Traição.

“A previsão é de que no início do próximo ano possamos concluir esta obra. Do ponto de vista arquitetônico, será uma referência para a Cidade, um belo cartão postal”, afirmou o prefeito. Segundo ele, o cronograma previsto está sendo cumprido, o que permitirá a conclusão das obras até abril de 2008. A interligação vai desafogar o trânsito da região das avenidas Luís Carlos Berrini e Roberto Marinho. Vai ser construída no local uma nova alça de ligação direta para a região do Morumbi, para que os motoristas evitem a marginal Pinheiros.

O complexo viário vai permitir o acesso direto da Roberto Marinho para a marginal Pinheiros, tanto no sentido de Interlagos como em direção ao centro da cidade. Também oferecerá uma opção mais rápida para quem circula pelos bairros do Brooklin, Campo Belo e Jabaquara, todos na Zona Sul de São Paulo.

A sustentação das duas novas pontes vai ser feita por meio de um único mastro de concreto, com 138 metros de altura. Vai ficar situado na margem direita do rio Pinheiros. As pontes vão ficar “penduradas” no mastro, suspensas por 144 estais (cabos que vão consumir ao todo 500 toneladas de cordoalha de aço). Por usar esses estais as pontes são chamadas de estaiadas.

Já foram executados 70 metros de construção do mastro. Quando estiver pronto, terão sido usados 5.500 metros cúbicos de concreto. Será o segundo marco mais alto da cidade, ficando atrás somente do prédio do Banespa, que tem 10 metros a mais.

“É uma obra única. Mais do que uma coluna de ponte para uma obra viária, essa intervenção será um marco para a cidade, uma obra de arte. O mastro receberá iluminação especial, e toda a estrutura será embelezada”, contou o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras. A decisão de construir um único mastro resultou do aprimoramento do projeto inicial, que previa dois mastros independentes. A modificação diminui o impacto urbano, além de conferir maior funcionalidade e melhorar o aspecto estético da obra.

O mastro em forma de "x" terá 76 metros de largura transversal na base, e 35,3 metros no topo. A fundação está assentada em quatro blocos de apoio, cada um com 30 metros de comprimento, 5,6 metros de largura e 2 metros de altura. As pontes têm comprimento aproximado de 900 metros cada uma, sendo os dois vãos centrais estaiados de 290 metros cada. Uma das pontes terá 12 metros de altura e fará a ligação da avenida Roberto Marinho à região do bairro do Morumbi. A outra, com 24 metros de altura, fará a ligação da marginal Pinheiros com a Roberto Marinho.

As pontes estaiadas do complexo viário Real Parque fazem parte de um conjunto de obras que integram a Operação Urbana Consorciada Água Espraiada. Trata-se de um instrumento urbanístico para requalificar toda a região da Berrini.

O conjunto de ações envolve a realização de obras públicas, desapropriações e gerenciamento urbano, sob a coordenação da Prefeitura, por intermédio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). O objetivo é envolver a comunidade, inclusive investidores, para promover melhorias e transformações urbanas, sociais e ambientais na área.

Os investimentos para a construção do complexo viário Real Parque estão estimados em R$ 184 milhões, dos quais já foram utilizados R$ 128 milhões. O projeto prevê mais R$ 40 milhões em obras de iluminação da ponte e de todo o entorno; sinalização viária e readequação do tráfego e da marginal Pinheiros, no sentido Santo Amaro; drenagem e pavimentação.

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