Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2007 | Horário: 09:15
Compartilhe:

Painel homenageia colônia japonesa no aniversário de São Paulo

Artistas urbanos transformarão as paredes do túnel que liga as avenidas Dr. Arnaldo e Paulista em um painel gigante. Intervenção faz parte das comemorações dos cem anos da Imigração Japonesa no Brasil e do aniversário da cidade
As paredes do Complexo Viário avenida Paulista - Dr. Arnaldo - Rebouças, conhecido como túnel da Paulista, serão decoradas com temas da história e da cultura do Japão.

A intervenção, a ser realizada por cerca de 140 artistas urbanos nos dias 27 e 28 de janeiro, faz parte das comemorações do aniversário dos 453 anos de São Paulo e também dos preparativos para os festejos do centenário da imigração japonesa no Brasil, em junho de 2008.

O resultado dessa empreitada artística será um grande painel, com 430 metros lineares e 2,2 mil metros quadrados.

O Brasil abriga a maior colônia nipônica fora do Japão, com aproximadamente 1,5 milhão de representantes, quase um milhão deles só na cidade de São Paulo.

"Desde que chegaram aqui, os japoneses tiveram enorme importância para o desenvolvimento de São Paulo, em todos os campos de atividade. A população paulistana poderá conhecer um pouco da rica história japonesa neste tradicional espaço público", afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé.

Os artistas urbanos foram convidados pelo projeto Olhar Nascente, que promove eventos em comemoração ao centenário da imigração.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Comissão Oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e a Prefeitura - por meio das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, de Participação e Parceria e de Cultura -, com apoio da Associação Paulista Viva, 3º Mundo, Colorgin e da Coordenadoria da Juventude.

A coordenação artística do painel ficará a cargo dos artistas plásticos e designers Zeila Trevisan e Binho Ribeiro. De acordo com o secretário de Participação e Parcerias,"o projeto reconhece a participação da colônia japonesa no desenvolvimento da cidade".

A idealização e a execução são da produtora cultural Celina Yano, diretora da Yano's Qualtiy. "É o encontro da cultura milenar com a arte contemporânea em pleno coração de São Paulo. Uma homenagem aos que vieram do Japão para o Brasil com vontade de vencer e encontraram aqui a sua própria história, como aconteceu com a minha família", comenta Celina, que é bisneta de imigrante.


collections
Galeria de imagens