Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2007 | Horário: 09:22
Compartilhe:

Operação ‘Volta às Aulas’ orienta pais e alunos nos colégios da cidade

Durante a operação, que conta com a participação de 325 técnicos da CET, serão coibidos a formação de filas duplas e o estacionamento irregular, disciplinado o embarque e o desembarque de alunos e orientada a travessia de pedestres.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou nesta terça-feira (30/01), a Operação Volta às Aulas. Realizada nas proximidades de 163 escolas da cidade que, nos horários de entrada e saída das aulas, apresentam grande quantidade de veículos, o objetivo da ação é ordenar o trânsito, que causa impacto no sistema viário da Capital.

Durante a Operação Volta às Aulas, que conta com a participação de 325 técnicos da CET, serão coibidos a formação de filas duplas e o estacionamento irregular, disciplinado o embarque e o desembarque de alunos e orientada a travessia de pedestres. Haverá ainda ajustes nos semáforos para garantir e facilitar o acesso às escolas.

No período de férias, o número de veículos que circulam pela cidade, de aproximadamente 3,5 milhões, sofre redução de 500 mil. Por esse motivo, no período de volta às aulas também é retomada a Operação Horário de Pico, conhecido como o rodízio municipal de veículos, que voltou a vigorar no centro expandido da Capital na última segunda-feira (29). Essa operação retira de circulação, entre as 7h e 10h e 17h e 20h, cerca de 700 mil veículos.

Mesmo assim, é preciso levar em conta que o número de viagens realizado pelos veículos também aumenta. Por exemplo, durante as férias escolares, o carro do pai ou da mãe que costuma levar os filhos à escola faz apenas duas viagens: da casa para o trabalho e do trabalho para a casa. Quando as aulas são retomadas, o número de viagens aumenta: de casa para a escola, da escola para o trabalho, do trabalho para a escola, da escola para casa, da casa para o trabalho e do trabalho para casa. Ou seja, o carro passa mais tempo circulando pelas ruas, o que acaba por complicar mais o trânsito.

A Operação Volta às Aulas é permanente e funciona durante o período de aulas escolares. Em 23 escolas é realizada a operação contínua, ou seja, agentes da CET trabalham diariamente nos horários de maior impacto para organizar o trânsito nos arredores. Em 61 escolas, o trabalho é realizado periodicamente, pelo menos uma vez por semana, e em outros 39 colégios acontece a operação supervisionada, com acompanhamento periódico de agentes da CET.

Em todos esses casos e em outros 40 estabelecimentos de ensino, a CET faz o treinamento prévio de funcionários das escolas para o desenvolvimento de ações como orientação de travessia e disciplina do embarque e desembarque de alunos. Os mímicos da CET, caracterizados com a maquiagem típica do rosto pintado de branco, também fazem um trabalho lúdico.

Eles ensinam a forma correta de motoristas e, especialmente, pedestres se portarem no trânsito, com ênfase no embarque e desembarque de alunos e no cuidado na travessia das ruas. Em dois dias, 29 e 30 de janeiro, os mímicos estiveram no Colégio Santa Maria, na Universidade Mackenzie, no Colégio Madre Paula Montalt, no Colégio Santa Cruz e no Colégio Arquidiocesano. Os mímicos, 13 alunos de escolas de teatros, são divididos em dois grupos de ação.

Como explica o presidente da CET, a ação busca a orientação. “Primeiro, os técnicos fazem o trabalho de orientação, mas, se o motorista insistir em desrespeitar a lei, ele será autuado”, explica. Parar em fila dupla, por exemplo, é uma infração grave, com a perda de cinco pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 127,00.

Ele destaca, entretanto, que a compreensão dos pais e sua contribuição têm ajudado a minimizar os problemas. “Temos notado um nível muito grande de colaboração dos pais dos alunos. Eu acho que o que acontecia há cinco ou dez anos hoje não acontece mais. Eles estão muito mais disciplinados e percebem que a disciplina favorece a rapidez e a velocidade de embarque e desembarque”, completa.

Medidas gerais adotadas pela Operação Volta às Aulas

- Priorizar e orientar a travessia de alunos nas faixas de segurança;

- Orientar o embarque e desembarque coibindo fila dupla;

- Orientar e operar o estacionamento em locais com estacionamento permitido por 15 minutos com pisca alerta ligado;

- Operar as áreas destinadas ao embarque e desembarque de alunos;

- Efetivar a operação manual de semáforos;

- Fiscalizar estacionamentos irregulares.


Escolas com maior impacto na malha viária principal

Mackenzie
Colégio Rio Branco
Colégio Renascença
FAAP
Escola Carlitos
Colégio São Luiz
Colégio Dante Alighieri
Colégio Morumbi
Colégio Britânico
Colégio Palmares
Pontifícia Universidade Católica
Colégio Madre Paula Montalt
Colégio Jardim São Paulo
Colégio Agostiniano São José
Colégio João XXIII
Colégio Objetivo
Colégio São Vicente de Paula
Colégio Santo Antonio de Lisboa
Colégio Agostiniano Mendel
Colégio São Vicente de Paula
Colégio Bandeirantes
Colégio Arquidiocesano
Colégio Liceu Pasteur
Colégio Santa Maria

collections
Galeria de imagens