Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 1 de Fevereiro de 2007 | Horário: 15:10
Compartilhe:

Moradores da Penha recebem unidade de assistência médica

Às 10h30 da manhã desta sexta-feira (02/02) o prefeito vai entregar mais uma Assistência Médica Ambulatorial, desta vez na Penha. Já são 41 unidades auxiliando as UBSs e PSs.
O prefeito entrega nesta sexta-feira (02/02), às 10h30, a AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Maurice Pate, na Penha, Zona Leste. Ela fica na rua Frei Germano, 50. A nova unidade de saúde vai beneficiar cerca de 500 mil moradores da região. O local recebeu investimentos de 467 mil reais. Os recursos foram aplicados na reforma do prédio, e na compra de móveis e equipamentos novos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prevê que o amplo e moderno espaço faça em torno de 8.500 atendimentos médicos/mês. Com esta entrega - acrescida da AMA que será oficialmente entregue na próxima semana - já são 41 as unidades de saúde do gênero na capital.

Criadas para dar apoio às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e aos Prontos-Socorros (PSs), as AMAs têm como principal finalidade facilitar o acesso da população aos equipamentos médicos, ajudando a desafogar o atendimento em hospitais e unidades que cuidam de urgências e emergências.

Com as AMAs, as pessoas não precisam perder tempo em filas de hospitais para resolver problemas considerados de menor complexidade, como dores de cabeça, indisposições e outros sintomas sem tanta gravidade. E isso ajuda a racionalizar e organizar o fluxo de pacientes em UBSs, Ambulatórios de Especialidades (AE) e hospitais.

A AMA Maurice Pate é resultado de parceira entre as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A Prefeitura encarrega-se do gerenciamento e do fornecimento de insumos, e a Unifesp responsabiliza-se pela parte de recursos humanos e pela compra de equipamentos.

A unidade será a primeira a funcionar no mesmo prédio onde já estão um Ambulatório de Especialidade (AE), um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e um Centro de Referência - DST/Aids (CRT).

Uma das vantagens desta proximidade com demais equipamentos de saúde é que os pacientes atendidos na nova AMA que apresentarem outros problemas e sintomas poderão ser atendidos nas unidades vizinhas, no mesmo prédio.

As unidades contam com equipes especializadas para acolher os pacientes e acompanhá-los nos diversos tipos de tratamentos. As consultas e exames no Ambulatório de Especialidades continuarão dependendo de encaminhamento de médicos das UBSs.


collections
Galeria de imagens