Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2007 | Horário: 16:27
Compartilhe:

Construção do viaduto Arthur Alvim é vistoriada na Zona Leste

O viaduto sobre a avenida Águia de Haia integra o complexo viário da Nova Radial. Quando concluída, a obra será uma nova opção aos moradores e motoristas da Penha, Itaquera e Guaianases.
O prefeito de São Paulo vistoriou na manhã desta segunda-feira (12/02) as obras de construção do viaduto Arthur Alvim, ao lado da estação do Metrô que leva o mesmo nome, na Zona Leste de São Paulo. O viaduto sobre a avenida Águia de Haia integra o complexo viário da Nova Radial. Quando concluída, a obra será uma nova opção aos moradores e motoristas da Penha, Itaquera e Guaianases. Eles não vão mais ter de enfrentar o trânsito pesado da avenida Radial Leste, com destino ao Centro.

Ao custo total de R$ 14 milhões, o viaduto começou a ser construído em novembro de 2006 e deve ficar pronto no segundo semestre deste ano. A obra está dentro do cronograma, com 35% dos serviços já realizados (fundação e a construção de oito pilares, de um total de 20).

Ela vai interligar o prolongamento da Radial Leste com a avenida Calim Eid e viabilizar um sistema viário entre a Marginal Tietê e a Zona Leste, num total de 19,5 km (9,5 km da nova Radial, 5 km da avenida Calim Eid e outros 5 km das avenidas Dom Helder Câmara e Governador Carvalho Pinto).

O viaduto sobre a avenida Águia de Haia terá 230 m de extensão, 22 m de largura e duas pistas. Com altura máxima de 6,4 m, terá 20 pilares, dos quais oito já estão prontos. Atualmente, 240 funcionários trabalham na obra.

O prefeito caminhou pelo canteiro de obras e conversou com operários. Disse que a construção do viaduto Arthur Alvim é uma das principais obras em andamento na Cidade. "É uma via paralela de acesso, que vai integrar Itaquera, Guaianases e Itaim Paulista à Marginal Tietê. É uma via que se tornará opção à Radial Leste, ajudando milhares de pessoas que vivem nesta região", explicou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras. O subprefeito de Itaquera destacou que o novo viaduto ajudará a atrair mais empresas para a região.

Morador há 45 anos do bairro Cidade A. E. Carvalho, o aposentado Milton Leão, 72 anos, elogiou a construção. "Quando ficar pronta, a gente não vai mais perder longas horas no congestionamento da Radial Leste".

Em março de 2006, foram concluídas as obras da passagem subterrânea que eliminou congestionamentos no centro de Itaquera e melhorou o fluxo de veículos que chegam pela "velha" Radial Leste, no sentido Itaquera, Guaianases e XV de Novembro.

Paralelamente, foram executadas as obras da alça de acesso do viaduto do centro de Itaquera e a construção da estação de transferência de ônibus nos baixos deste viaduto, que serve 350 ônibus de 50 linhas. Ainda em 2006 foram executados 2,5 km de pavimentação desde o túnel Odon Pereira, próximo à estação Corinthians/Itaquera, até Arthur Alvim. Estas novas pistas farão a ligação da nova Radial Leste no sentido marginal Tietê, passando pelo novo viaduto. Para a liberação destas pistas faltam obras complementares como sinalização, iluminação e implantação de semáforos.

collections
Galeria de imagens