Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2007 | Horário: 09:22
Compartilhe:

Crematório Municipal de Vila Alpina terá capacidade ampliada

O orçamento, já previsto para a ampliação, contempla a compra de mais um forno crematório e a construção de duas salas de velório exclusivas (nenhum dos 19 velórios municipais é destinado apenas para o crematório).
Ainda neste ano, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) vai aumentar 50% a capacidade de atendimento do crematório “Dr. Jayme Augusto Lopes”, que fica no bairro da Vila Alpina (Zona Leste da capital). O orçamento, já previsto para a ampliação, contempla a compra de mais um forno crematório e a construção de duas salas de velório exclusivas (nenhum dos 19 velórios municipais é destinado apenas para o crematório).

Segundo o superintendente do Serviço Funerário, Celso Jorge Caldeira, estas melhorias fazem parte do projeto de revitalização de todos os cemitérios municipais. O investimento é de aproximadamente R$ 6 milhões nas reformas e manutenção das 22 necrópoles. “Investiremos no crematório assim como nos cemitérios. Pensamos também em promover uma licitação para trabalhar o projeto no sentido paisagístico”, explica.

Caldeira diz que, por enquanto, não há como mencionar os valores a serem empregados na ampliação do crematório, pois deverá ser publicado, entre os meses de março e abril, um edital de concorrência internacional. “Não é um equipamento simples e vamos abrir a concorrência. Esse é um processo demorado. As empresas concorrentes ainda terão algo em torno de dois meses para concluir os trabalhos”, acrescenta.

Aproximadamente 15 corpos são cremados por dia no Vila Alpina, o equivalente a cerca de 5% do total de funerais da cidade de São Paulo. Os dois fornos que funcionam hoje no local podem atender a uma demanda de 22 corpos/dia. Para o superintendente, o novo forno servirá como uma reserva técnica e poderá funcionar em conjunto com os outros dois equipamentos, pois o interesse pela cremação cresce a taxas consideráveis na cidade de São Paulo.

Atualmente, o munícipe que deseja realizar o velório de um ente querido, antes da cerimônia de cremação, procura as salas de outros cemitérios municipais. Muitas famílias acabam escolhendo os velórios do cemitério São Pedro, localizado ao lado do crematório. “Com a construção de duas salas exclusivas para o crematório, pretendemos amenizar algumas dificuldades como tempo e distância e melhorar o atendimento a essas pessoas que passam por um momento tão delicado”, comenta o superintendente.

O departamento de cemitérios ainda não definiu o local para as duas novas construções, já que existem áreas de preservação ambiental que não podem sofrer grandes alterações. “De qualquer forma, estas salas estarão mais próximas possíveis do crematório”, antecipa Caldeira.

collections
Galeria de imagens