Secretaria Especial de Comunicação
Obras recuperam o viaduto Conselheiro Carrão, na Zona Leste
Metade das obras já foi entregue, permitindo o fluxo de veículos no sentido Tatuapé/Carrão. Com término previsto para setembro, os trabalhos estão em fase de conclusão do reforço das estruturas sob o viaduto e de demolição da pista antiga.
O prefeito de São Paulo inspecionou nesta segunda-feira (26/02) as obras do viaduto Conselheiro Carrão (Antônio Abdo), na Zona Leste de São Paulo. Os serviços seguem cronograma traçado e estão sendo executados no sentido do Tatuapé. Metade das obras já foi entregue, permitindo o fluxo de veículos no sentido Tatuapé/Carrão. Com término previsto para setembro, os trabalhos estão em fase de conclusão do reforço das estruturas sob o viaduto e de demolição da pista antiga.
"Esta intervenção faz parte de um amplo programa de recuperação dos viadutos de São Paulo. A cidade nunca teve um planejamento adequado para a manutenção dessas estruturas. Foi necessário por parte desta gestão, num entendimento com o Ministério Público, a definição de um cronograma de obras de recuperação de todos os viadutos de São Paulo", afirmou o prefeito. Segundo ele, são necessários cerca de R$ 150 milhões para reformar 30 viadutos da cidade, num prazo de execução de obras estimado entre 15 e 20 anos.
Os serviços de recuperação do viaduto Conselheiro Carrão foram retomados pela atual administração municipal em maio de 2005. As obras chegaram a ser iniciadas em 2002, mas foram paralisadas em seguida. O custo estimado da intervenção é de R$ 6 milhões. Os trabalhos neste trecho já foram realizados em 70%. Houve recuperação da infra-estrutura, demolição das faixas de rolamento do pavimento e construção da sobrelaje, com aplicação de nova camada asfáltica.
Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb), Carlos Garbuio, falta concluir parte do reforço das estruturas, a construção da nova pista, acabamentos, sinalização, remanejamento e colocação de postes de iluminação, e construção de calçadas. Será construída ainda uma nova passarela central no nível de rolamento dos veículos.
Com o reforço das estruturas do viaduto, a capacidade para suporte de carga será ampliada de 36 para 45 toneladas. "Era uma construção de 37 anos que precisava atender à demanda de tráfego atual", explicou o secretário-adjunto da Siurb.
Com 720 m de extensão e 23 m de largura, o viaduto passa sobre os trilhos da CPTM e do metrô. Foi construído com três faixas de tráfego nos dois sentidos e recebe cerca de 1.700 veículos/hora.
"Esta intervenção faz parte de um amplo programa de recuperação dos viadutos de São Paulo. A cidade nunca teve um planejamento adequado para a manutenção dessas estruturas. Foi necessário por parte desta gestão, num entendimento com o Ministério Público, a definição de um cronograma de obras de recuperação de todos os viadutos de São Paulo", afirmou o prefeito. Segundo ele, são necessários cerca de R$ 150 milhões para reformar 30 viadutos da cidade, num prazo de execução de obras estimado entre 15 e 20 anos.
Os serviços de recuperação do viaduto Conselheiro Carrão foram retomados pela atual administração municipal em maio de 2005. As obras chegaram a ser iniciadas em 2002, mas foram paralisadas em seguida. O custo estimado da intervenção é de R$ 6 milhões. Os trabalhos neste trecho já foram realizados em 70%. Houve recuperação da infra-estrutura, demolição das faixas de rolamento do pavimento e construção da sobrelaje, com aplicação de nova camada asfáltica.
Segundo o superintendente de Obras da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb), Carlos Garbuio, falta concluir parte do reforço das estruturas, a construção da nova pista, acabamentos, sinalização, remanejamento e colocação de postes de iluminação, e construção de calçadas. Será construída ainda uma nova passarela central no nível de rolamento dos veículos.
Com o reforço das estruturas do viaduto, a capacidade para suporte de carga será ampliada de 36 para 45 toneladas. "Era uma construção de 37 anos que precisava atender à demanda de tráfego atual", explicou o secretário-adjunto da Siurb.
Com 720 m de extensão e 23 m de largura, o viaduto passa sobre os trilhos da CPTM e do metrô. Foi construído com três faixas de tráfego nos dois sentidos e recebe cerca de 1.700 veículos/hora.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk