Secretaria Especial de Comunicação
Expresso Tiradentes prevê acessibilidade e melhoria no entorno
Passageiros com necessidades especiais - idosos, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida temporária - poderão circular por todas as dependências destinadas aos usuários comuns por caminhos seguros e exclusivos.
O projeto do Expresso Tiradentes, além de diminuir o tempo de viagem entre a Zona Leste e o Centro de São Paulo, inclui preocupações com o meio ambiente e os usuários. Acessibilidade para pessoas com deficiência e a melhoria no entorno são alguns dos pontos do projeto.
Passageiros com necessidades especiais - idosos, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida temporária - poderão circular por todas as dependências destinadas aos usuários comuns por caminhos seguros e exclusivos.
Os pisos são dotados de revestimentos especiais para orientar os passageiros com deficiência visual. São dois tipos de piso podotátil: o tátil-direcional para orientar o caminho (o usuário comum pode identificá-lo pela cor azul) e o piso de alerta (em amarelo) para demarcar a plataforma de embarque, as rampas de acesso, entre outras instalações.
Os elevadores terão condição de transportar todas as pessoas com mobilidade reduzida. Haverá também um elevador na lateral das escadas. As rampas de acesso às plataformas de embarque são do tipo helicoidal. Haverá sempre uma pessoa da SPTrans para auxiliar na locomoção. Os deficientes auditivos terão nos painéis com mensagens variáveis um importante aliado para checar os horários de chegada e partida dos coletivos.
Os ônibus que vão circular no corredor também são acessíveis, dotados de piso baixo e rampa de acesso para cadeira de rodas. Os veículos enquadram-se em todos os padrões de acessibilidade exigidos pela lei federal. Os ônibus têm ainda bancos especiais para pessoas obesas e lugar para acomodação de cães-guia.
Para promover o transporte sustentável, o eixo Sudeste do Expresso Tiradentes conta com bicicletários para 550 vagas. Os bicicletários estão instalados em locais onde haverá controle operacional para que se possa garantir a segurança patrimonial. Serão fechados e fiscalizados para proporcionar conforto para o ciclista e segurança contra roubos e danos ao patrimônio. Os bicicletários estão instalados nos terminais Mercado e Sacomã, e em todas as estações ao longo da via exclusiva - Metrô Pedro II, Ana Néri, C.A.Ypiranga, Rua do Grito.
Preocupação com o entorno
Quem passa pelos baixos da via elevada do eixo Sudeste do Expresso Tiradentes percebe que há um cuidado com a inserção do empreendimento na paisagem. As instalações do Expresso tiveram tratamentos especiais, como jateamento das estruturas e envernizamento. Iluminação especial também foi instalada ao longo da avenida do Estado sobre o elevado, valorizando os baixos do elevado e aumentando a segurança da população.
Por tudo isso, o Expresso Tiradentes não é um projeto simples de transporte, mas um conjunto arquitetônico bem cuidado, com a assinatura do arquiteto Ruy Ohtake.
Logo no início das obras foi feito acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente que tem como filosofia de trabalho alertar para a necessidade de recuperar as áreas livres, fazer o devido ajardinamento e tratar o espaço com paisagismo adequado. Perto das estações de ônibus existem muitas áreas remanescentes do próprio elevado que estavam sem função, mas que terão tratamento especial.
Agora, os técnicos envolvidos na construção do Expresso Tiradentes iniciam contato com as Subprefeituras das áreas que envolvem o corredor para apresentar o projeto “conserto urbano”, que consiste na recuperação das áreas deterioradas. A intenção é chamar os donos dos imóveis em estado de abandono para que recuperem esses prédios e consertem as calçadas.
Uma série de obras complementares e importantes para a melhoria do trânsito na região foi ou está sendo realizada no entorno:
1. Avenida do Estado: serviços complementares de melhorias, como a colocação de floreiras, rampa de acesso e passeios. A avenida Juntas Provisórias passou por trabalho de recapeamento e sinalização viária em alguns trechos.
2. Alça do Complexo Mackenzie: implantação de um corte no entorno do Complexo Mackenzie que possibilita melhor acesso da avenida Cipriano Siqueira/Tancredo Neves à Estrada das Lágrimas e de um retorno na mesma região facilitando a acessibilidade à região da rua Silva Bueno.
3. Praça Alberto Lion: modificação na geometria da praça melhorando a circulação de veículos e caminhões que transitam atualmente nas imediações da avenida do Estado e do Parque Dom Pedro.
4. Rua Gentil de Moura: duplicação de mão de direção entre a rua Padre José Xavier Roser e a avenida Nazaré Paulista para reduzir o trajeto na saída dos ônibus do Terminal Sacomã.
O projeto indica ainda que haverá arborização de todo o trajeto até Cidade Tiradentes. Técnicos prevêem que em cinco ou dez anos a feição de toda a região atendida pelo corredor será transformada, com um modelo diferente de ocupação e novos empreendimentos.
Leia mais
Após 10 anos, entram em operação 8,5 km do corredor Expresso Tiradentes
Passageiros com necessidades especiais - idosos, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida temporária - poderão circular por todas as dependências destinadas aos usuários comuns por caminhos seguros e exclusivos.
Os pisos são dotados de revestimentos especiais para orientar os passageiros com deficiência visual. São dois tipos de piso podotátil: o tátil-direcional para orientar o caminho (o usuário comum pode identificá-lo pela cor azul) e o piso de alerta (em amarelo) para demarcar a plataforma de embarque, as rampas de acesso, entre outras instalações.
Os elevadores terão condição de transportar todas as pessoas com mobilidade reduzida. Haverá também um elevador na lateral das escadas. As rampas de acesso às plataformas de embarque são do tipo helicoidal. Haverá sempre uma pessoa da SPTrans para auxiliar na locomoção. Os deficientes auditivos terão nos painéis com mensagens variáveis um importante aliado para checar os horários de chegada e partida dos coletivos.
Os ônibus que vão circular no corredor também são acessíveis, dotados de piso baixo e rampa de acesso para cadeira de rodas. Os veículos enquadram-se em todos os padrões de acessibilidade exigidos pela lei federal. Os ônibus têm ainda bancos especiais para pessoas obesas e lugar para acomodação de cães-guia.
Para promover o transporte sustentável, o eixo Sudeste do Expresso Tiradentes conta com bicicletários para 550 vagas. Os bicicletários estão instalados em locais onde haverá controle operacional para que se possa garantir a segurança patrimonial. Serão fechados e fiscalizados para proporcionar conforto para o ciclista e segurança contra roubos e danos ao patrimônio. Os bicicletários estão instalados nos terminais Mercado e Sacomã, e em todas as estações ao longo da via exclusiva - Metrô Pedro II, Ana Néri, C.A.Ypiranga, Rua do Grito.
Preocupação com o entorno
Quem passa pelos baixos da via elevada do eixo Sudeste do Expresso Tiradentes percebe que há um cuidado com a inserção do empreendimento na paisagem. As instalações do Expresso tiveram tratamentos especiais, como jateamento das estruturas e envernizamento. Iluminação especial também foi instalada ao longo da avenida do Estado sobre o elevado, valorizando os baixos do elevado e aumentando a segurança da população.
Por tudo isso, o Expresso Tiradentes não é um projeto simples de transporte, mas um conjunto arquitetônico bem cuidado, com a assinatura do arquiteto Ruy Ohtake.
Logo no início das obras foi feito acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente que tem como filosofia de trabalho alertar para a necessidade de recuperar as áreas livres, fazer o devido ajardinamento e tratar o espaço com paisagismo adequado. Perto das estações de ônibus existem muitas áreas remanescentes do próprio elevado que estavam sem função, mas que terão tratamento especial.
Agora, os técnicos envolvidos na construção do Expresso Tiradentes iniciam contato com as Subprefeituras das áreas que envolvem o corredor para apresentar o projeto “conserto urbano”, que consiste na recuperação das áreas deterioradas. A intenção é chamar os donos dos imóveis em estado de abandono para que recuperem esses prédios e consertem as calçadas.
Uma série de obras complementares e importantes para a melhoria do trânsito na região foi ou está sendo realizada no entorno:
1. Avenida do Estado: serviços complementares de melhorias, como a colocação de floreiras, rampa de acesso e passeios. A avenida Juntas Provisórias passou por trabalho de recapeamento e sinalização viária em alguns trechos.
2. Alça do Complexo Mackenzie: implantação de um corte no entorno do Complexo Mackenzie que possibilita melhor acesso da avenida Cipriano Siqueira/Tancredo Neves à Estrada das Lágrimas e de um retorno na mesma região facilitando a acessibilidade à região da rua Silva Bueno.
3. Praça Alberto Lion: modificação na geometria da praça melhorando a circulação de veículos e caminhões que transitam atualmente nas imediações da avenida do Estado e do Parque Dom Pedro.
4. Rua Gentil de Moura: duplicação de mão de direção entre a rua Padre José Xavier Roser e a avenida Nazaré Paulista para reduzir o trajeto na saída dos ônibus do Terminal Sacomã.
O projeto indica ainda que haverá arborização de todo o trajeto até Cidade Tiradentes. Técnicos prevêem que em cinco ou dez anos a feição de toda a região atendida pelo corredor será transformada, com um modelo diferente de ocupação e novos empreendimentos.
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