Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 19 de Março de 2007 | Horário: 11:45
Compartilhe:

Exposição de fotos resgata história do Parque da Independência

As fotos, tiradas nas décadas de 20, 30, 40 e 50, ficaram expostas na administração desde o dia 1º de março até 13 de março, quando foram transferidas para a frente do Museu do Ipiranga, para que o público possa apreciar esse trabalho e recordar o passado do parque.
Contar a história do Parque da Independência numa exposição de fotografias antigas do local. A iniciativa do administrador do parque, Daniel Varella, mostra a trajetória do parque com fotos aéreas e revela curiosidades como, por exemplo, que o lugar tem o formato de uma espada e em parte dele vemos o formato da bandeira do Brasil.

As fotos, tiradas nas décadas de 20, 30, 40 e 50, ficaram expostas na administração desde o dia 1º de março até 13 de março, quando foram transferidas para a frente do Museu do Ipiranga, para que o público possa apreciar esse trabalho e recordar o passado do parque.

A elaboração do trabalho levou um ano, entre seleção, ampliação e preparação do material, para que não houvesse perda de qualidade em relação às imagens originais.

A idéia da exposição surgiu durante uma conversa entre Daniel Varella e Oscar L. A. de Moraes, que participa do Conselho Gestor e é colecionador de fotos antigas, em julho de 2005. Desde então os dois passaram a trabalhar para executar o que era apenas imaginação.

Atualmente a exposição conta com 18 fotos e recebeu o nome de Gravuras da Coleção Oscar L. A. de Moraes, pois ele é o criador do projeto. No entanto, Varella pretende expandir o acervo com a inclusão de mais fotos. O objetivo é mostrar não apenas a vida do Parque Independência, mas também fazer com que ele transite por outros parques. Isso possibilita que pessoas de diferentes regiões conheçam seu passado e passem a visitá-lo, para fazer parte dessa história que começou com Dom Pedro I.

Saiba mais sobre o Parque da Independência

O Parque da Independência é um marco histórico nacional, já que na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, Dom Pedro I declarou o Brasil independente de Portugal, em 7 de setembro de 1822. O parque abriga o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, propriedade da Universidade de São Paulo, além de uma estátua em homenagem ao Grito do Ipiranga, de autoria do italiano Ettore Ximenez.

Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento a outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um museu de zoologia. O Museu do Ipiranga conta com mais de 125 mil itens em seu acervo que retratam a vida no País, desde 1500 até 1950. Possui também duas bibliotecas e seções arquivística e iconográfica.

Visite o parque

Parque da Independência
Avenida Nazareth, s/n° - Ipiranga
Telefone: 2273-7250
Horário de funcionamento: das 5h às 20h

collections
Galeria de imagens