Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 22 de Março de 2007 | Horário: 16:45
Compartilhe:

Prefeito vistoria obras do PS da Barra Funda

A reforma introduziu no posto salas para aplicação de medicamentos e inalação, banheiros independentes, além de melhoras na acessibilidade de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.
Salas para aplicação de medicamentos e inalação, mais espaço na área de espera, banheiros independentes, acesso para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

Estas foram algumas das melhorias introduzidas no Pronto-Socorro (PS) Dr. Álvaro Dino de Almeida, na Barra Funda, Centro, reformado pela Prefeitura.

Em vistoria à unidade de saúde nesta quinta-feira (22/03), o prefeito verificou a execução das obras para adequação do espaço público, que agora oferece mais conforto e qualidade aos usuários.

"No início da atual administração fizemos o mapeamento dos equipamentos municipais de saúde e educação. Elencamos e priorizamos as ações. Em uma das visitas a esta unidade, constatamos a situação difícil, as instalações inadequadas", afirmou ele.

"Foi definida a antecipação das reformas. Hoje saio daqui satisfeito. Nosso esforço vai ser sempre no sentido de melhorar os espaços públicos", disse o prefeito.

De cada dez usuários do PS da Barra Funda, um é morador de rua. Ao todo, a unidade faz doze mil atendimentos mensais. Com a reforma, foi construída uma sala para aplicação de medicação endovenosa e para inalação.

Estes procedimentos eram feitos no corredor do Pronto-Socorro. Foram instalados banheiros independentes para pacientes em espera, que antes utilizavam banheiros das salas de observação. E banheiros para deficientes também. Além disso, foi construído abrigo para o lixo hospitalar, conforme as normas federais.

Na farmácia da unidade e no almoxarifado houve troca do forro, piso e encanamento. A Prefeitura construiu rampa para transporte de materiais e colocou novo telhado externo. Foram instalados armários para os estoques da sala de medicação e do posto de enfermagem.

O Pronto-Socorro passou por revisão das instalações hidráulica, elétrica e predial. A caixa de água foi impermeabilizada. Também foram providenciados novos pisos e telhas para a área de recepção interna dos consultórios de clínica médica. Todo o prédio foi pintado interna e externamente.

O PS da Barra Funda fica na rua Vitorino Carmilo, 717, em Santa Cecília. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

É porta de entrada para o atendimento em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do distrito de Saúde da Sé e do Serviço de Atendimento Especial (SAE) de Campos Elíseos, na região central de São Paulo.

A unidade de saúde atende a população dos bairros da Sé, Barra Funda, Santa Cecília e Bela Vista. Nos plantões, atuam três clínicos por dia e dois por noite, dois pediatras por dia e dois por noite, um ortopedista por dia e um por noite, e um cirurgião por dia e um por noite.

O Pronto-Socorro tem 18 médicos de clínica-geral, 14 pediatras, seis cirurgiões, cinco ortopedistas, 11 enfermeiros, 61 auxiliares de enfermagem, três dentistas, duas assistentes sociais, uma farmacêutica e 21 auxiliares administrativos. Realiza exames laboratoriais e de radiologia.


collections
Galeria de imagens