Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 29 de Março de 2007 | Horário: 17:38
Compartilhe:

Em reunião da OCDE, em Madri, prefeito destaca oportunidades de negócios em São Paulo

Em palestra à reunião, o prefeito afirmou que a cidade de São Paulo vai colocar a sua infra-estrutura a serviço de uma "evolução virtuosa", com vistas a "criar novas vias de prosperidade para sua população assumir definitivamente a identidade de cidade global".
O prefeito de São Paulo participou nesta quinta-feira (29/03) de reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizada em Madrid, capital da Espanha. Prefeitos e representantes de outras importantes cidades do mundo, como Lisboa (Portugal), Istambul (Turquia), Casablanca (Marrocos) e Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) também participaram do encontro, que debateu o tema "Que políticas demandam das cidades globais?".

Em palestra à reunião, o prefeito afirmou que a cidade de São Paulo vai colocar a sua infra-estrutura a serviço de uma "evolução virtuosa", com vistas a "criar novas vias de prosperidade para sua população assumir definitivamente a identidade de cidade global". Acrescentou que "São Paulo oferece excepcionais oportunidades de investimentos, em condições muito superiores à média mundial". A seguir, a íntegra do pronunciamento do prefeito paulistano:

"Grandes cidades impõem imensos desafios a seus governantes. Onde quer que estejam, apresentam problemas semelhantes, frutos de seu próprio crescimento. Essas são questões das quais não podemos jamais, por um só instante, descuidar.

O novo século começa com graves confrontos globais, sejam políticos ou econômicos. A comunicação e a tecnologia diminuem as fronteiras no planeta ameaçado por mudanças climáticas e outras inquietações que nos atingem simultânea e solidariamente. Nossa interdependência global, que o ex-presidente Bill Clinton classificou de questão central de nosso tempo, é de agora em diante imperativa!

É hora de reagirmos positivamente às circunstâncias, transformando as incertezas em oportunidades de progresso. A co-responsabilidade pelo destino deste mundo nos conclama a uma aliança obrigatória e urgente. Não bastam as boas intenções. Precisamos de ações concretas, iniciativas auto-suficientes, economicamente viáveis. Exige-se do Estado uma nova postura de vanguarda, um verdadeiro pragmatismo empreendedor; a perspectiva do grande mercado internacionalizado, para que diferentes projetos realmente saiam do papel e se materializem.

Nossa tarefa à frente da Municipalidade de São Paulo, de 11 milhões de habitantes, locomotiva econômica que participa em mais de 10% no PIB do Brasil, não é somente minimizar efeitos colaterais do crescimento, mas também e principalmente identificar os setores onde surgem soluções produtivas que nos permitem acesso a novas fronteiras de colaboração econômica internacional em benefício comum.

Nesse processo, o Poder Público deve ser um indutor e facilitador, já que fundamental mesmo é o envolvimento da iniciativa privada, para que aquelas oportunidades rendam bons resultados, gerem riqueza e bem-estar, que se multipliquem e se ampliem.

São Paulo quer romper o ciclo dos males típicos de uma megalópole. Está sim determinada a colocar sua infra-estrutura a serviço da evolução virtuosa desse quadro, criar novas vias de prosperidade para sua população e assumir definitivamente a identidade de Cidade Global!

Centro de negócios e serviços onde estão 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, a sexta maior bolsa de valores e a segunda maior frota de helicópteros do mundo, os maiores bancos, agências de publicidade, entre tantos outros exemplos, São Paulo tem a capacidade de, ao visar o melhor para seus habitantes, também prestar uma contrapartida a seus parceiros, que colherão os frutos dos esforços conjuntos. Difusor econômico-comercial do continente, pode integrar também as nações vizinhas a esse mesmo processo.

Sua malha viária, rede de transporte de massa com 3,3 bilhões de passageiros por ano, garante plena mobilidade à população e a seus visitantes. O aeroporto internacional faz a conexão com 75 cidades em 23 países diferentes. Nas telecomunicações, apenas a implementação da TV digital consumirá US$ 550 milhões nos próximos anos. Cento e trinta e oito universidades - das quais seis são púbicas, onde estudam quase meio milhão de pessoas -, garantem a formação de mão-de-obra especializada.

Com uma gigantesca estrutura de saneamento, abastecimento, energia e eletricidade (suficiente para um consumo anual de 21 bilhões de kilowatts/hora) e portanto aparelhada à altura de sua grandeza, nossa cidade tem todas as credenciais para acolher iniciativas das mais ambiciosas. Uma cidade que pulsa 24 horas por dia e que portanto jamais pára de produzir. Consagrada como centro de turismo de negócios, a cidade de São Paulo tem uma grande capacidade hoteleira, que teve US$ 500 milhões investidos nos últimos anos, mas que pode crescer ainda mais com o crescimento do setor de feiras e eventos internacionais por ano, que esperamos tenha um grande impulso nos próximos anos com o desenvolvimento do novo parque de Convenções e Exposições, atualmente em planejamento.

O cosmopolitismo do povo se reflete na diversidade da gastronomia internacional e de alta qualidade servida em quase 30 mil estabelecimentos ou, ainda, as inúmeras opções culturais e de entretenimento, nos 39 centros culturais, 9 salas de concerto, 44 parques, mais de 400 teatros e cinemas e 124 museus.

A cidade, por seus problemas gigantescos e pela capacidade de solucioná-los, tem hoje uma rede médico-hospitalar pública e privada com 1.770 estabelecimentos de saúde e empregando 45.500 médicos, que está entre as líderes mundiais do setor, tanto em tecnologia, quanto na excelência dos serviços. Estamos assim instados pelas leis brasileiras a prestar atendimento universal a toda a população. Ao mesmo tempo, o sistema de saúde se capacitou a prestar atendimento inclusive a um grande contingente de pessoas que, por diferentes razões, sai de seus países de origem em busca de assistência.

No setor imobiliário, lembro que nosso centro histórico se encontra em grande processo de recuperação urbana, através de projetos de revitalização em que o impulso mais forte deverá ser o projeto Nova Luz, que oferece 103.340 m² de área transformável. Também nesse segmento São Paulo oferece excepcionais oportunidades de investimentos, em condições muito superiores à média mundial.

Senhoras e senhores: a cidade que tenho o privilégio de administrar é o próprio retrato de meu País. Setenta etnias e culturas diferentes, terceira maior cidade italiana do mundo, maior cidade libanesa, japonesa, portuguesa e espanhola fora desses respectivos países. Uma sociedade ecumênica, que convive em harmonia. A miscigenação faz com que São Paulo fale o idioma da maioria dos aqui presentes, encurtando a rota do entendimento, da colaboração entre os povos, iluminando um panorama aparentemente sombrio, para que asseguremos a subsistência de novas gerações, em todas as cidades e regiões representadas neste congresso.

Ao agradecer à OCDE e, em especial, à bela cidade de Madri pela gentil acolhida, convido a todos para que venham a São Paulo discutir conosco formas de comunhão de esforços e de recursos, pelas quais venhamos a promover desenvolvimento sustentado e recíproco".

collections
Galeria de imagens