Secretaria Especial de Comunicação
Alças viárias na Fernão Dias vão desafogar o trânsito de caminhões
As obras são reivindicadas há mais de duas décadas e vão facilitar a entrada e a saída do Terminal de Cargas Fernão Dias, além de retirar de circulação cerca de 6 mil caminhões que usam diariamente as ruas dos bairros de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, congestionando o trânsito.
O prefeito de São Paulo assina nesta segunda-feira, dia 2, a autorização para a construção de cinco alças de acesso da rodovia Fernão Dias. As obras são reivindicadas há mais de duas décadas e vão facilitar a entrada e a saída do Terminal de Cargas Fernão Dias, além de retirar de circulação cerca de 6 mil caminhões que usam diariamente as ruas dos bairros de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, congestionando o trânsito.
Com recursos federais e verbas das Prefeituras de São Paulo e de Guarulhos, as alças facilitarão o acesso à marginal Tietê e às rodovias Fernão Dias e Dutra, que levam, respectivamente, a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre as obras serão fornecidos durante a solenidade de assinatura dos contratos, às 11h30 desta segunda-feira. O local será o Terminal de Cargas Fernão Dias (avenida Joaquim dos Santos Domingues, s/nº, esquina com a avenida do Poeta – Vila Maria – Zona Norte).
Sob a responsabilidade da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, as obras terão início imediato e deverão estar concluídas em novembro. De acordo com o subprefeito, as alças possibilitarão o desvio do trânsito pesado de bairros residenciais, facilitando a vida dos motoristas de transportes de carga e trazendo tranqüilidade aos moradores.
Atualmente, existe apenas uma saída direta do Terminal de Cargas para a Marginal Tietê, construída pela Prefeitura em 2004, com 340 metros de extensão. Com as novas obras, será executada a alça para o fluxo da rodovia Fernão Dias em direção à Via Dutra; duas alças em direção à Fernão Dias, sendo uma para quem vem de Guarulhos, sentido São Paulo pela avenida Aricanduva, e outra para quem segue de São Paulo pela Dutra ou pela Marginal Tietê; outra alça fará a ligação da Rodovia Fernão Dias para quem vem de Belo Horizonte, desembocando diretamente no Terminal de Cargas; e a última alça a ser construída é para quem sai de São Paulo e dará acesso a Guarulhos e ao Terminal de Cargas, sem passar por dentro da Cidade.
Ao todo, as cinco novas alças terão 3.440 metros de comprimento. Cada alça terá 10,5 metros de largura e iluminação com lâmpadas de vapor de sódio. As obras criarão 300 postos de trabalho diretos. Também está prevista uma intervenção paisagística, com o plantio de 2 mil mudas de árvores em 60 mil m² de área verde.
Os recursos para a execução das obras serão divididos entre o Governo Federal, que entrará com R$ 9,3 milhões, o Município de São Paulo, cuja participação é de R$ 800 mil, e o município de Guarulhos, que arcará com R$ 150 mil.
Segundo estimativas do Sindicato das Empresas Transportadoras de Carga do Estado de São Paulo (SETCESP), cerca de 60% das empresas de transporte de carga estão localizadas na Zona Norte de São Paulo. Atualmente, o acesso dos caminhões ao Terminal de Cargas é realizado pelas avenidas Guilherme Cotching, Cerejeiras, Conceição e Manuel Antônio Gonçalves.
Histórico
Em 17 de maio de 1993, o então governador Mario Covas assinou o contrato para a duplicação da Fernão Dias, a construção de um viaduto entre os municípios de São Paulo e Guarulhos e das alças de acesso para facilitar a entrada de caminhões de carga à marginal Tietê e às rodovias que levam ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Desde então, foram construídos o viaduto e uma alça de acesso da Fernão Dias, que liga o terminal com a Cidade de São Paulo.
A abertura dos envelopes da licitação para a construção das novas cinco alças da Fernão Dias ocorreu em 19 de dezembro de 2006. Em março de 2007, houve a homologação e a empresa vencedora foi a Jofege.
Com recursos federais e verbas das Prefeituras de São Paulo e de Guarulhos, as alças facilitarão o acesso à marginal Tietê e às rodovias Fernão Dias e Dutra, que levam, respectivamente, a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre as obras serão fornecidos durante a solenidade de assinatura dos contratos, às 11h30 desta segunda-feira. O local será o Terminal de Cargas Fernão Dias (avenida Joaquim dos Santos Domingues, s/nº, esquina com a avenida do Poeta – Vila Maria – Zona Norte).
Sob a responsabilidade da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, as obras terão início imediato e deverão estar concluídas em novembro. De acordo com o subprefeito, as alças possibilitarão o desvio do trânsito pesado de bairros residenciais, facilitando a vida dos motoristas de transportes de carga e trazendo tranqüilidade aos moradores.
Atualmente, existe apenas uma saída direta do Terminal de Cargas para a Marginal Tietê, construída pela Prefeitura em 2004, com 340 metros de extensão. Com as novas obras, será executada a alça para o fluxo da rodovia Fernão Dias em direção à Via Dutra; duas alças em direção à Fernão Dias, sendo uma para quem vem de Guarulhos, sentido São Paulo pela avenida Aricanduva, e outra para quem segue de São Paulo pela Dutra ou pela Marginal Tietê; outra alça fará a ligação da Rodovia Fernão Dias para quem vem de Belo Horizonte, desembocando diretamente no Terminal de Cargas; e a última alça a ser construída é para quem sai de São Paulo e dará acesso a Guarulhos e ao Terminal de Cargas, sem passar por dentro da Cidade.
Ao todo, as cinco novas alças terão 3.440 metros de comprimento. Cada alça terá 10,5 metros de largura e iluminação com lâmpadas de vapor de sódio. As obras criarão 300 postos de trabalho diretos. Também está prevista uma intervenção paisagística, com o plantio de 2 mil mudas de árvores em 60 mil m² de área verde.
Os recursos para a execução das obras serão divididos entre o Governo Federal, que entrará com R$ 9,3 milhões, o Município de São Paulo, cuja participação é de R$ 800 mil, e o município de Guarulhos, que arcará com R$ 150 mil.
Segundo estimativas do Sindicato das Empresas Transportadoras de Carga do Estado de São Paulo (SETCESP), cerca de 60% das empresas de transporte de carga estão localizadas na Zona Norte de São Paulo. Atualmente, o acesso dos caminhões ao Terminal de Cargas é realizado pelas avenidas Guilherme Cotching, Cerejeiras, Conceição e Manuel Antônio Gonçalves.
Histórico
Em 17 de maio de 1993, o então governador Mario Covas assinou o contrato para a duplicação da Fernão Dias, a construção de um viaduto entre os municípios de São Paulo e Guarulhos e das alças de acesso para facilitar a entrada de caminhões de carga à marginal Tietê e às rodovias que levam ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Desde então, foram construídos o viaduto e uma alça de acesso da Fernão Dias, que liga o terminal com a Cidade de São Paulo.
A abertura dos envelopes da licitação para a construção das novas cinco alças da Fernão Dias ocorreu em 19 de dezembro de 2006. Em março de 2007, houve a homologação e a empresa vencedora foi a Jofege.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk