Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 5 de Abril de 2007 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Limpurb promove blitz de caçambas na Cidade

Com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar, a fiscalização recolheu 16 caçambas e aplicou 35 multas.
O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), da Secretaria de Serviços, promoveu na madrugada desta quarta-feira (04/04) blitz para a retirada de caçambas irregulares nas ruas do bairro de Pinheiros e no Centro da Cidade. Com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar, a fiscalização recolheu 16 caçambas e aplicou 35 multas. A segunda etapa da ação em Pinheiros estava prevista para a madrugada desta quinta-feira (05).

Desde o fim de março o Limpurb intensificou a fiscalização e está fazendo blitz nos bairros onde há um número maior de caçambas estacionadas em vias públicas, muitas vezes atrapalhando a passagem de pedestres e o trânsito. Em operações realizadas na Vila Mariana e no Ipiranga, o Limpurb recolheu oito caçambas. Na Vila Mariana, os equipamentos foram apreendidos, pois a empresa transportadora usava a rua como estacionamento. Já no Ipiranga algumas caçambas não tinham o número de cadastro nem o nome da empresa. Além disso, uma estava estacionada em frente de uma tampa de bueiro, com excesso de entulho e em cima da faixa de pedestre.

O objetivo da ação é acabar com as caçambas irregulares e fazer com que as empresas que querem trabalhar legalmente se cadastrem no Limpurb, atendendo ao Decreto nº 46.594/05, que regulamenta a coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil. Em 2006, o Limpurb recolheu mais de 400 caçambas em situação irregular e aplicou cerca de mil multas, que variam de R$ 250 a R$ 1,2 mil. Outras ações em regiões da Cidade estão sendo programadas.

Pelo decreto, as empresas cadastradas no Limpurb que prestam serviços de coleta de resíduos de construção civil precisam manter as caçambas devidamente sinalizadas, com a identificação da empresa e os números de telefones de emergência e da Central de Atendimento da Prefeitura 156. Além disso, devem informar os locais utilizados para o tratamento ou a disposição final dos resíduos, dentro ou fora do Município, que devem ser licenciados pelos órgãos competentes. Desta forma, o Limpurb terá como identificar se as empresas cadastradas estão obedecendo à legislação.

Como contratar empresas regularizadas

Para evitar que o entulho gerado em grandes construções ou mesmo em pequenas reformas vá parar dentro de córregos, vias públicas ou aterros clandestinos, as pessoas devem contratar os serviços de empresas regularizadas. São mais de 400 e a relação está disponível no site www.limpurb.sp.gov.br.

No ato da contratação as pessoas devem, além de verificar se a caçamba está devidamente sinalizada, solicitar um comprovante do aterro onde a empresa costuma levar o entulho recolhido.

Outra forma de obter informações das empresas ou mesmo denunciar irregularidades é pelo telefone da Central de Atendimento 156 ou pelo e-mail limpurbses@sac.prodam.sp.gov.br.

collections
Galeria de imagens