Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 10 de Abril de 2007 | Horário: 19:47
Compartilhe:

São Paulo terá 3ª Virada Cultural com 350 eventos em 65 lugares

A programação foi anunciada pelo prefeito de São Paulo nesta terça-feira (10/04). Serão cinco palcos montados em pontos estratégicos do Centro da Cidade, todos tradicionais pontos de encontro para manifestações culturais.
A Prefeitura de São Paulo realiza no fim de semana de 5 e 6 de maio a 3ª Virada Cultural. Serão 24 horas ininterruptas de arte e cultura, com música para todos os gostos. A programação foi anunciada pelo prefeito de São Paulo nesta terça-feira (10/04). Serão cinco palcos montados em pontos estratégicos do Centro da Cidade, todos tradicionais pontos de encontro para manifestações culturais. Também haverá apresentações artísticas em ruas e praças centrais, e em diversos bairros de São Paulo. Vão ocorrer eventos nos 26 Centros de Educação Unificada (CEUs). Ao todo serão 350 apresentações em 65 locais diferentes espalhados pela Cidade.

A 3ª Virada Cultural abre espaço para novos talentos e reedita produções históricas que marcaram a carreira de vários artistas, em alguns dos melhores momentos da música brasileira. Contempla repertório erudito e popular, passeando por vários gêneros, bandas e grupos modernos e da Velha Guarda. Teatro, dança, literatura, oficinas de arte, contadores de histórias, expressão corporal, artes plásticas, visuais, cinema, práticas de relaxamento e até a alimentação vão brilhar na Virada Cultural. As crianças também terão vez, na extensa programação elaborada pelo Sesc, parceiro da Prefeitura em várias das atividades.

Da abertura, no dia 5, às 18h, com show de Alceu Valença na Praça da Sé, ao encerramento, às 18h do dia 6, com apresentação de Zélia Duncan no Boulevard São João, a Virada Cultural deverá atrair 150 mil turistas para a Capital, além do público que vive na Cidade e já prestigiou as duas edições realizadas em 2005 e 2006.

"A Cultura é a grande parceira do Turismo na Cidade de São Paulo. É motivo de orgulho para esta gestão realizar mais uma vez a Virada Cultural", afirmou o prefeito. "Além de oferecer intensa programação cultural para toda a população, o evento vai incrementar o movimento nos hotéis e restaurantes", acrescentou. A administração municipal vai garantir ao público toda a infra-estrutura necessária, com segurança e transporte, que estará disponível durante as 24 horas da Virada Cultural.

A nostalgia ficará por conta das atrações do Teatro Municipal, com antigos sucessos gravados e exibidos ao vivo. Estarão presentes João Donato e sua produção musical dos anos 70, Sérgio Ricardo, Zimbo Trio e Fabiana Corazza, em disco que reúne interpretações do grupo com Elis Regina.

Igualmente dedicada à memória e ao saudosismo, a programação do palco da rua Vieira de Carvalho terá jazz, samba e MPB com Os Cantores de Ébano, Evaldo Gouveia, Gafieira Brasil, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Fernando Ferrer, Traditional Jazz Band, Doris Monteiro e Orquestra Tabajara.

Nos CEUs, as apresentações reúnem pais e filhos em espetáculos com formatos especiais, interativos, intercalando música e bate-papo com a platéia. Entre as atrações já confirmadas estão Mônica Salmaso, Davi e Moraes Moreira, Zé Geraldo e Nô Stopa, Theo de Barros e Ricardo de Barros, Jorge Mautner, Geraldo Azevedo e Naná Vasconcelos.

A região Central será tomada por vários estilos musicais para agradar público de todas as idades. Tutti Frutti, Ratos do Porão, Garotos Podres, Os Inocentes e Camisa de Vênus estarão no palco da rua Barão de Itapetininga. Músicas e danças folclóricas, como Moçambique, Congo e Catira ocuparão o palco do Anhangabaú, ao lado de companhias de balé e grupos de música étnica, com apresentações de tango, fado, dança indígena e funk.

A música popular brasileira mistura vários estilos no palco da Praça da Sé, que terá Alceu Valença, Andrew Tosh, Nação Zumbi e Racionais MC's e convidados. Perto dali, no Boulevard São João, vão se revezar grupos e artistas convidados, como, Grooveria Eletroacústica com Ed Motta, Clube do Balanço com Erasmo Carlos, Skowa e a Máfia, Karnak, Pato Fu, Premeditando o breque, Língua de Trapo, Moraes Moreira e Armandinho e Zélia Duncan.

Pelas ruas da cidade, a festa fica a cargo dos DJs e animadores que vão agitar as melhores pistas nos calçadões da rua XV de novembro: Mau Mau, Maxwel, Ramilson Maia, Dabolina, George Actv, Tati Sanches, Rodrigo Leal, Demonizz, People, Teen Sluts (México), Broken Tou (África do Sul), Visual Paradoxx (Israel) e True To Nature (Dinamarca).

Chico César, Lecy Brandão, Rappi'n Hood, Patrulha Canguru, Edu Ribeiro e Dudu Lima vão circular por parques e palcos montados nos quatro cantos da Capital. Na bucólica praça Dom José Gaspar, o som do piano vai dar o tom das apresentações de Nelson Ayres, Débora Gurgel, Amilton Godoy, Michel Freidenson e Mário Boffa Jr.

"A Virada Cultural tem sido bem-sucedida em vários aspectos, mas principalmente por introduzir um conceito novo em eventos públicos: cultura para todos os gostos e em todos os lugares", definiu o secretário municipal de Cultura. "Nessa terceira edição, ainda que continuemos atentos à expectativa de atender a diversos públicos, optamos por uma curadoria mais ousada. Assumimos um viés claramente temático ao privilegiar a reedição de discos históricos e o resgate de importantes nomes da música popular", completou o secretário.

Para o presidente da SPTuris, o evento sintetiza o melhor de São Paulo, para o Brasil e para o mundo. "São Paulo não é uma Cidade que se parece com outra. Tem uma identidade própria e é isso que vamos valorizar", afirmou.

Restaurantes, bares, discotecas e demais instituições e estabelecimentos que queiram participar das 24 horas de eventos pela cidade poderão fazer sua adesão pelo site da Virada Cultural a partir de segunda-feira (16). Para integrar a programação oficial são necessários alguns pré-requisitos: espaço próprio ou adaptado para atividades ou apresentações culturais e infra-estrutura para o bom andamento do espetáculo. Todos que aderirem poderão permanecer abertos 24 horas ou pelo tempo desejado.

Clique e confira a programação completa dos eventos da Virada Cultural (download em .doc).

collections
Galeria de imagens