Secretaria Especial de Comunicação

Domingo, 15 de Abril de 2007 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Prefeito entrega novas moradias em área de favela urbanizada na Zona Norte

Além das 52 casas entregues, outras estão em construção, totalizando ao final da urbanização 136 unidades habitacionais, no padrão de casas sobrepostas.
O prefeito de São Paulo entregou neste domingo (15) as chaves das novas casas para duas moradoras da Vila Nilo, no Jaçanã, Zona Norte, antiga área de favela que está sendo urbanizada. A entrega simbolizou o fim da construção de 52 unidades habitacionais, primeira etapa do Programa de Urbanização de Favelas desenvolvido na Vila Nilo para construção de 136 novas unidades habitacionais.

"Temos em São Paulo 800 mil moradias em situação inadequada. São centenas de ações da Prefeitura para atender esta demanda. Na Vila Nilo, realizamos um projeto muito criativo, que dá oportunidade de participação da comunidade na finalização do empreendimento. Isso é muito gratificante. À medida que a comunidade se envolve, mostra a satisfação com as ações do poder público", disse o prefeito. Segundo ele, o projeto poderá servir de modelo para outras áreas que necessitam de urbanização.

Além das 52 casas entregues, outras estão em construção, totalizando ao final da urbanização 136 unidades habitacionais, no padrão de casas sobrepostas. Cada uma tem 44 m², constituída por sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Foram construídas com aproveitamento do terreno à medida em que foi liberado o espaço antes ocupado pelos barracos. São pintadas externamente com cores diferentes, conferindo mais beleza ao conjunto.

A urbanização da Favela Vila Nilo prevê obras de infra-estrutura - como a implantação de redes de abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, esgoto e drenagem - e a criação de espaços de lazer. A área de circulação entre os conjuntos de casas recebeu pavimentação com blocos intertravados, que possibilitam melhor escoamento das águas de chuva e, conseqüentemente, contribuem para a prevenção de enchentes.

Também estão sendo recuperadas e reconstruídas as casas de alvenaria existentes no local. O projeto inclui ainda a remoção de moradias localizadas em áreas de risco ou com restrições legais e sobre galerias de drenagem.

Numa ação das assistentes sociais da secretaria municipal da Habitação, em conjunto com a secretaria municipal de Participação e Parceria, é desenvolvido na Vila Nilo o projeto de geração de renda. São diversas atividades para orientar a comunidade a preservar o meio ambiente, reciclar o lixo, e se atualizar, por intermédio dos cursos de profissionalização, com vistas à obtenção de melhor qualificação para o trabalho.

Urbanização das Favelas

Além das obras já entregues nas favelas Vitotoma Mastroroza e Jardim Senice, o Programa de Urbanização de Favelas é desenvolvido pela Prefeitura em outras 15 áreas da Cidade: Haia do Carrão, Jardim Olinda, Santo Eduardo, Vila Nilo, Heliópolis (glebas A e N), Nova Teresa, Paraisópolis (1ª etapa), Nova Jaguaré, Paraíso, Recanto dos Humildes, Vergueirinho, Monte Taó, São Francisco (núcleo A), Dois de Maio e Nossa Senhora Aparecida.

Ao todo, serão beneficiadas cerca de 30.386 famílias, sendo 4.690 com provisão habitacional.

Acompanharam o prefeito os secretários de Habitação, Coordenação das Subprefeituras e Participação e Parceria, além dos subprefeitos de Jaçanã/Tremembé e da Penha.

collections
Galeria de imagens