Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 17 de Abril de 2007 | Horário: 19:06
Compartilhe:

Hospital Dr. Alexandre Zaio ganha unidade de AMA, na Zona Leste

Instalação foi determinada pelo prefeito durante o Carnaval, depois de visita ao Pronto-Socorro do hospital que, alvo de reclamações dos usuários, chegou a ser fechado pelos próprios médicos. A nova AMA funciona com um diferencial: o atendimento de ortopedia.
O prefeito de São Paulo entregou nesta terça-feira (17/04) a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) instalada junto ao prédio do Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio. É a 44ª AMA inaugurada na atual administração, cuja meta é a implantação de outras 55 unidades em diferentes bairros da Cidade até o final do ano. Há ainda sete AMAs em construção. O objetivo é chegar a 106 AMAs.

A mais nova AMA, a terceira a operar dentro de um hospital, atenderá 15 mil pessoas por mês, ampliando o acesso dos moradores da região ao serviço de saúde pública de São Paulo. Também é a terceira que oferecerá atendimento durante 24 horas. A unidade beneficiará mais de 520 mil moradores.

"Nós fomos surpreendidos, no Carnaval, com uma denúncia dos meios de comunicação de que a unidade de saúde estava com cadeado e a comunidade impedida de entrar. Isso é ilegal. Depois de visitar o Pronto-Socorro do Hospital, tomamos essa providência urgente de implantar uma AMA", disse o prefeito durante a entrega do equipamento de saúde. Ele destacou a importância da participação da comunidade com denúncias e reivindicações por melhores condições nos serviços oferecidos pela administração pública. "Não diminuem em nada o poder público; nos ajudam a prestar um serviço melhor".

A AMA do Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio, na rua Alves Maldonado, 128, Vila Nhocuné, em Arthur Alvim, Zona Leste, conta com equipe de atendimento composta por 10 médicos clínicos gerais e pediatras (cinco por período de 12 horas), cinco enfermeiros (três durante o dia e dois à noite), 10 técnicos de enfermagem (seis diurnos e quatro noturnos) e nove auxiliares administrativos. Funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados.

Tem um diferencial em relação às demais AMAs em funcionamento: o atendimento de especialidade. Por causa da demanda da região, a unidade também contará com médicos ortopedistas. De acordo com a secretária municipal de Saúde, o atendimento de especialidade poderá ser adotado em outras AMAs, de acordo com as necessidades da região onde funciona cada unidade. Estudos nesse sentido já estão em andamento.

O prédio tem recepção, cinco consultórios médicos, 10 salas (de enfermagem, coleta de exames, medicação, inalação, farmácia, etc.), além de quatro banheiros (dois adaptados para portadores de deficiência). Na unidade são realizadas consultas médicas sem agendamento prévio em clínica médica e pediatria, atendimentos em enfermagem, entrega de medicamentos (com receita), procedimentos de inalação, reidratação oral, medicação e observação médica, exames laboratoriais, eletrocardiograma e raios x, entre outros.

Haverá um serviço de acolhimento, ou seja, de porta aberta, sem restrição de horário ou de endereço do paciente para atendimento. Todos os munícipes com problemas clínicos (casos de tratamento ambulatorial menos graves) poderão ser atendidos sem necessidade de marcar consulta. Serviços complementares (ultrassom, cirurgias, internação e tratamento semi-intensivo) são realizados no Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio.

A AMA da Vila Nhocuné vai beneficiar principalmente os moradores dos distritos administrativos de Vila Matilde, Arthur Alvim, Penha, Cidade Líder e Itaquera. Entre as principais causas de óbito na região estão doenças isquêmicas do coração e as cerebrovasculares.

De acordo com a secretária de Saúde, a implantação desta unidade foi um desafio para a administração municipal demonstrar que é possível solucionar os problemas do setor. "Foi uma instalação em tempo recorde, um desafio que era necessário ser assumido pela Prefeitura para mostrar, de uma forma emblemática, que nós precisamos recuperar a rede de saúde no Município de São Paulo, e que é possível corrigir os problemas".

collections
Galeria de imagens