Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 19 de Abril de 2007 | Horário: 22:18
Compartilhe:

Inaugurado no Ipiranga primeiro hotel social da Capital

O hotel social é uma iniciativa inédita no município para atendimento a homens que já tenham alguma fonte de renda, formal ou informal. Os hóspedes também são homens que já venham de albergues e estejam em processo de reinserção social e familiar.
O prefeito de São Paulo participou na noite desta quinta-feira (19/04) da inauguração do Hotel Social São Francisco, no Ipiranga, e da assinatura do termo de parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Informação sobre Saúde e Álcool. A parceria prevê o treinamento de profissionais dos albergues para lidar com casos de alcoolismo entre moradores em situação de rua.

O hotel social é uma iniciativa inédita no município para atendimento a homens em situação de rua que já tenham alguma fonte de renda, seja formal ou informal. A hospedagem será em hotéis econômicos, por meio de parceria entre a Prefeitura e os donos desses hotéis. Os hóspedes também são homens que já venham de albergues da Prefeitura, encaminhados pelos assistentes sociais, e estejam em processo de reinserção social e familiar.

“Nos três meses de funcionamento experimental, 55% dos antigos moradores de rua que passaram por aqui voltaram para sua convivência familiar e comunitária”, disse o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, destacando que o projeto possibilita ainda a recuperação dos hotéis econômicos e a revitalização do espaço público no entorno desses hotéis. “Cada vez mais a Prefeitura volta suas ações para o lado social, com investimentos na Saúde, na Educação, na Assistência Social. O hotel social é a oportunidade que as pessoas têm de viver com dignidade, de mostrar que têm um endereço e de se reencontrarem na vida”, afirmou o prefeito.

O Hotel Social São Francisco, que será gerido em parceria com a Organização Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, possui 28 quartos e já conta com 104 moradores. O convênio assegura pernoite, jantar, café da manhã, local de lavagem e secagem das roupas dos usuários, lavanderia para lavagem de roupa de cama e banho, limpeza dos dormitórios e áreas de convivência.

“São dois pontos positivos desse programa: os hóspedes que aqui virão poderão dar o endereço do hotel quando forem procurar um emprego. E sabemos que isso faz diferença. O segundo é moradia e comida com dignidade. O que a Prefeitura quer é as pessoas vivendo com dignidade”, ressaltou o secretário de Coordenação das Subprefeituras.

Na solenidade em que inaugurou o hotel social, o prefeito também assinou o termo de parceria entre o Centro de Informação sobre Saúde e Álcool e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que prevê o treinamento de educadores, coordenadores, psicólogos e assistentes sociais que trabalham nos albergues para lidarem com albergados que tenham problemas de alcoolismo. O objetivo é justamente a adoção de medidas que previnam o uso abusivo da bebida.

collections
Galeria de imagens