Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 7 de Maio de 2007 | Horário: 09:00
Compartilhe:

São Paulo está pronta para receber o Papa Bento 16

O Pontífice ficará hospedado no Mosteiro de São Bento, no Centro; se encontra com jovens no Estádio do Pacaembu; e celebra uma missa campal no Campo de Marte, na Zona Norte. Esses três locais mereceram cuidados especiais da Prefeitura para receber o Papa e os fiéis.
Cerca de 1,2 milhão de fiéis são esperados nas cerimônias públicas que terão a presença do Papa Bento 16, que visita a Cidade na próxima semana. O Pontífice ficará hospedado no Mosteiro de São Bento, no Centro; se encontra com jovens no Estádio do Pacaembu; e celebra uma missa campal no Campo de Marte, na Zona Norte.

Esses três locais mereceram cuidados especiais da Prefeitura para receber o Papa e os fiéis.

Bento 16 deve chegar ao Mosteiro de São Bento por volta das 18h30 da quarta-feira (09/05). Do balcão do Mosteiro, ele deve fazer uma saudação à população. O Largo de São Bento foi recentemente revitalizado com implantação de novo paisagismo e realizou a manutenção do piso existente. As obras do jardim estão sendo finalizadas e o último canteiro deverá estar pronto até o início da próxima semana. A intervenção foi feita em parceria entre a Subprefeitura Sé, que realizou toda a parte de obras e construção de canteiros e pisos, e o Metrô, responsável pelo plantio das mudas. Três pontos tiveram guias rebaixadas para melhorar o acesso do Papamóvel ao local.

No Campo de Marte, local da Missa Campal às 9h30 da sexta-feira (11), foram realizadas intervenções em parceria entre a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Infraero, Aeronáutica e São Paulo Turismo. Por orientação do Exército, a entrada do público será feita pela avenida Santos Dumont.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com autorização da Infraero, realizou a remoção de 80 metros de alambrado do local. Este alambrado será recolocado após o evento no Campo de Marte, por isso o muro de 80 centímetros que o sustenta não pôde ser quebrado. Por essa razão, a Secretaria está construindo uma rampa tubular de 80 metros de comprimento e 10 metros de largura no local, que deve ficar pronta até o dia 9, para proporcionar maior segurança na entrada de cerca de 1 milhão de pessoas esperadas para o evento.

A Secretaria também retirou três muros no Campo de Marte, para a construção de saídas de emergência. Dois muros ficavam dentro do aeroporto e o outro se localizava na rua Antônio Lustosa, travessa da Brás Leme. Eles serão reconstruídos após o evento.

Dois portões de entrada e alguns hangares receberam pintura. O trabalho de manutenção (limpeza, poda e corte de grama) já foi realizado. O Departamento de Iluminação (Ilume) revisou todos os pontos de iluminação dentro e no entorno do local para garantir segurança.

O Encontro com a Juventude será realizado na quinta-feira (10), às 18h, no Estádio do Pacaembu. Do lado de fora, na praça Charles Miller, telões exibirão o evento. Na praça, a Subprefeitura Sé realizou serviços de manutenção (limpeza, tapa-buraco, poda de árvores e corte de grama) e implantou projeto paisagístico na rotatória, com plantio de plantas e flores como o feijoeiro-fórmio e o lírio-da-paz. Dentro do estádio, a São Paulo Turismo está executando a montagem do palco e a colocação de uma pomba cenográfica, representando a Paz, no tobogã do Estádio, atrás do palco. O Ilume também realizou a revisão dos pontos de iluminação, fazendo a troca de lâmpadas e demais equipamentos necessários.

A Secretaria de Esportes executou o recapeamento das alamedas internas ao Estádio, por onde o papamóvel irá passar. A avenida Pacaembu, via por onde passa o papamóvel para chegar ao estádio Paulo Machado de Carvalho, foi adotada há alguns meses pela imobiliária Coelho da Fonseca. Todo o canteiro central foi reformado com novo projeto paisagístico com azáleas e grama. Foram plantadas pelo menos 6 mil mudas de azálea nos cerca de 4 mil m2 da área do jardim.

collections
Galeria de imagens