Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 16 de Maio de 2007 | Horário: 10:39
Compartilhe:

CDMs se transformam em centros de integração social com criação de Clubes Escolas

Os Clubes Escolas vão reunir atividades esportivas, culturais, de lazer e educação, para atender crianças, jovens e adultos, com atenção especial para o público da melhor idade.
A Prefeitura de São Paulo está desenvolvendo um programa que vai integrar esporte, cultura e educação. Nas próximas semanas, será colocado em operação o primeiro piloto dos Clubes Escolas, que serão implantados nos 207 Clubes Desportivos Municipais (CDMs), os chamados Clubes da Comunidade (CDC), e nos 41 Clubes da Cidade (CC). Os Clubes Escolas vão reunir atividades esportivas, culturais, de lazer e educação, para atender crianças, jovens e adultos, com atenção especial para o público da melhor idade.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, terá início pelo CC do Jardim São Paulo, Zona Norte, onde deverão ser atendidas inicialmente cerca de 5 mil pessoas. Lá, serão oferecidas diversas modalidades de jogos esportivos, entre eles basquete, vôlei, handebol, tênis de mesa e de campo, dança e ginástica. Também serão organizadas atividades múltiplas na área de circo, teatro, artes em geral, tanto para crianças como para jovens e adultos. Oficinas específicas serão programadas para o público da terceira idade e para as pessoas com deficiência. Outro serviço que deverá ser ofertado é a implantação de Telecentros em todos os Clubes Escolas, ampliando o acesso à inclusão digital.

A proposta, segundo Francisco Dada, coordenador geral do programa Clube Escola, é atender crianças e jovens em idade escolar para complementação das atividades educacionais, realizadas fora do turno regular nas unidades de ensino. E estender as atividades, que envolvem também o esporte, a cultura e o entretenimento para seus familiares. O projeto Clube Escola vai otimizar todos os espaços para que eles possam ser incorporados a uma rede municipal de grande alcance. Com a implantação desta idéia, pretende-se também dinamizar o atual perfil de utilização dos equipamentos esportivos da Cidade, principalmente ao propor um calendário integrado com as escolas que estão no entorno deles.

De acordo com Francisco Dada, os Clubes Escolas contemplarão, ainda, um "cantinho de estudo", onde os freqüentadores poderão ler ou realizar atividades escolares. Os espaços serão organizados por monitores e as atividades serão ministradas por professores e oficineiros com perfil de formação acadêmica na área da atividade proposta. Além do CC do Jardim São Paulo, está previsto para o mês de agosto o início das atividades experimentais de outros 12 Clubes Escolas, sendo cinco nos CC Mooca (Zona Leste); CC Pirituba (Zona Norte); CC Santo Amaro e CC Cambuci (Zona Sul); CC Lapa (Zona Oeste); e sete nos CDMs Clipper, na Freguesia do Ó; Lauro Menegali, no Parque Novo Mundo e Serra Morena, no Canindé (Zona Norte); Maria Felizarda, em Santo Amaro; Lourenço Cabrera, no Jardim Ana Lúcia (Zona Sul); Vila Darly, no Jardim Teresa; e Unileste (Zona Leste).

A expectativa é que, depois de implantados em toda a rede de equipamentos esportivos da Cidade, os Clubes Escolas possam beneficiar cerca de 400 mil pessoas. Atualmente, 60% da população que faz uso destes locais estão na faixa etária entre 20 e 70 anos.

A viabilização da implantação desse projeto foi incrementada por decreto assinado pelo prefeito de São Paulo, que autoriza a Secretaria Municipal de Esportes a fazer convênios e parcerias com a iniciativa privada para os programas de esportes, lazer e recreação do município. Um outro decreto passa a supervisão e a fiscalização dos Clubes da Comunidade (antigos CDMs) também para a Secretaria de Esportes. As atividades desenvolvidas nos CDMs passam a integrar o programa Clube Escola.

"Nós estamos construindo um modelo moderno de gestão e construindo uma rede de equipamentos esportivos que trabalhem através de uma política municipal de esporte", explica o secretário municipal de Esportes. "Estes dois decretos vêm no sentido de reforçar esta nova proposta de esporte para a Cidade de São Paulo", complementa.

collections
Galeria de imagens