Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 18 de Maio de 2007 | Horário: 17:22
Compartilhe:

Sabores de São Paulo prepara talharim especial

Volmar Zoccher vai ensinar os quarenta alunos do programa Sabores de São Paulo a preparar o talharim neri, com salmão defumado, vodka e ovos de lompa. A aula acontece no Mercadão, neste sábado (19/05), a partir das 14h.
Neste sábado, a partir das 14 horas, o chefe Volmar Zocche, do Restaurante Piove, vai ensinar a preparar um talharim Neri, com salmão defumado, vodka e ovos de lompa (uma espécie de caviar). A aula faz parte do programa Sabores de São Paulo, que semanalmente leva ao Mercadão chefs de diversos restaurantes e bares da cidade de São Paulo para ensinar seus pratos mais tradicionais. Este talharim é uma das especialidades e um dos pratos mais vendidos do restaurante, localizado no Itaim Bibi.

Esta será a única aula do programa neste final de semana, que volta dia 15 de junho. O Sabores de São Paulo é uma iniciativa da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Supervisão Geral de Abastecimento, e tem o objetivo de promover a diversidade culinária de São Paulo, reconhecida como uma das capitais mundiais da gastronomia, mas que abriga verdadeiras preciosidades ainda desconhecidas dos gourmets.

“O Sabores de São Paulo tem sido um grande sucesso e é muito animador ver que restaurantes ainda não tão conhecidos do grande público têm a chance de mostrar seu trabalho em um espaço tão nobre quanto o Mercadão”, explica o secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé.

Com o Sabores de São Paulo será criada uma nova rota gastronômica, que vai além dos limites dos bairros em que se localizam os estabelecimentos participantes, das tendências culinárias ou das escolas gastronômicas. Ela será construída a partir da participação dos locais que trazem as mais variadas receitas de nossa cidade, cada um com seu toque especial.

“Nesta aula, vou ensinar todo o processo, começando pela preparação da massa, que tem um segredo que pouca gente sabe: ela é feita com a tinta da lula, que a maioria das pessoas joga fora ao limpar o fruto do mar, mas que na verdade custa uma fortuna, cerca de 700 reais, e deixa a massa escura e dá um toque todo especial”, explica o chef Volmar Zocche. Um tempero a mais na aula do Piove é a apresentação do grupo musical que toca diariamente no restaurante.

Sabores de São Paulo

As aulas, com capacidade para 40 pessoas, acontecem na cozinha Mercado Gourmet, as sextas, sábados e domingos, com a presença de um estabelecimento a cada dia. O valor do ingresso de cada aula, dez reais, será revertido ao Programa São Paulo Protege, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Os interessados podem se inscrever, para quantas aulas quiserem, pelo e-mail do programa (saboresdesaopaulo@prefeitura.sp.gov.br). Quem preferir, pode fazer a inscrição pelo telefone (11) 3313-1326 ou pessoalmente no Mercado Gourmet - rua da Cantareira, 306, mezanino da Torre B.

Todas as aulas têm quatro vagas para alunos de gastronomia de qualquer escola. Os interessados devem se inscrever, também por e-mail, e podem assistir ao lado do Chef e até participar da dinâmica.
Participantes

Uma comissão, liderada pelo chef Roberto Ravióli, é responsável por identificar os locais que estejam dentro do perfil do programa. Qualquer estabelecimento pode se inscrever e passará por avaliação da equipe selecionadora. Mensalmente, essa comissão irá estabelecer a programação das apresentações, que será divulgada no site do programa e também em cartazes e banners colocados no Mercadão.

Parceiros do projeto

Entre as empresas parceiras do Sabores de São Paulo, a GE Eletrodomésticos está custeando integralmente o projeto, além de manter o Mercado Gourmet e divulgar e alimentar o site.

Já a Universidade Anhembi-Morumbi forneceu os estagiários do programa. Seus alunos também participarão das aulas no espaço Mercado Gourmet, dando suporte ao estabelecimento e verificando a utilização correta dos utensílios, louças e materiais.


collections
Galeria de imagens